Desempenho da educação de Alhandra garante três escolas municipais em prêmio estadual de referência na aprendizagem
A educação de Alhandra segue avançando e conquistando reconhecimento em nível estadual. O município teve três escolas da rede municipal destacadas no Prêmio Escola Referência em Aprendizagem, iniciativa do Governo da Paraíba que valoriza instituições públicas com bons resultados no processo de alfabetização e no desempenho educacional dos estudantes.
Em Alhandra, foram reconhecidas as escolas Alfredo José de Carvalho, Alfredo Cipriano Ferreira da Silva e José Fernandes Barbosa, reforçando o trabalho pedagógico desenvolvido na rede municipal de ensino e os avanços na aprendizagem dos alunos.
O resultado foi divulgado pela Secretaria de Estado da Educação da Paraíba, nesta sexta-feira (13), dentro das ações do programa Alfabetiza Mais Paraíba, que acompanha indicadores de aprendizagem e incentiva estratégias pedagógicas voltadas à alfabetização na idade certa.
Para o secretário municipal de Educação, Fernando Lima, o reconhecimento reflete o trabalho desenvolvido pela gestão municipal para fortalecer o ensino e valorizar os profissionais da área.
“Esse resultado é fruto de um trabalho coletivo de professores, gestores e toda a comunidade escolar. A gestão do prefeito Marcelo Rodrigues tem investido na qualificação dos profissionais, no planejamento pedagógico e em melhores condições para que nossas crianças aprendam cada vez mais”, destacou.
O prêmio faz parte de uma política educacional do Estado que reúne ações como formação continuada de professores, monitoramento pedagógico e avaliação do desempenho dos alunos, com base em instrumentos como o Sistema de Avaliação Educacional da Paraíba (Siave-PB), a Avaliação de Fluência Leitora e o Indicador Criança Alfabetizada.
A cerimônia oficial de reconhecimento das escolas acontece no dia 19 de março de 2026, no Teatro Pedra do Reino, no Centro de Convenções de João Pessoa, reunindo gestores e educadores de todo o estado.
Secom Alhandra