Em novo esforço de enfrentamento ao Coronavírus, a Prefeitura Municipal de Alhandra se uniu ao Governo do Estado da Paraíba e realizou exames rápidos para Covid-19 em moradores sintomáticos, nesta sexta-feira (22). A ação que testou 78 pessoas foi realizada na Escola Municipal Zélia Correia do Ó, sob a coordenação das Secretarias municipal e estadual de Saúde.

A testagem foi realizada em pacientes que já apresentavam os sintomas e haviam sido notificados pelo município, através do “Plantão Coronavírus” ou encaminhados pelas unidades de saúde.

De acordo com a Secretaria de Saúde de Alhandra, 100 pessoas foram agendadas para realizar os testes, 78 compareceram ao local dos exames e 25 moradores testaram positivo para o coronavírus nesta ação. “Orientamos os que testaram positivo para que ficassem em isolamento domiciliar. As equipes de saúde irão acompanhar a evolução dos casos, tendo em vista que os sintomas apresentados são leves”, disse a Secretária de Saúde, Albarina Kelly.

Seguindo orientações do Guia da Vigilância Epidemiológica, os testes devem ser usados como uma ferramenta para auxílio do diagnóstico da Covid-19. São testes qualitativos para triagem e auxílio diagnóstico, porém apresentam limitações e a principal delas é que precisa ser realizado, de forma geral, a partir do 8º (oitavo) dia do início dos sintomas.

O Prefeito Renato Mendes agradeceu ao Governo do Estado pela parceria.

“Agradecemos essa importante parceria com o Governo do Estado que resultou nessa iniciativa de testagem em larga escala que nos permitiu atender melhor e mais rápido os pacientes, assim como regular de forma direta as medidas da Saúde Municipal, evitando o contato das pessoas que testaram positivo com os demais moradores e familiares. A partir de agora eles terão todo acompanhamento domiciliar necessário que a gestão disponibiliza e em breve tenho certeza que estarão curados”, pontuou o prefeito.