SAÚDE

A cidade de Alhandra já conta com um serviço de informações para esclarecer dúvidas da população em relação ao coronavírus. A Secretaria de Saúde é a responsável por atender as ligações e orientar os pacientes com suspeitas de contágio com o Covid 19. O “Plantão Coronavírus” atende à comunidade por meio do telefone (83) 9 9167-5629. Esse número também pode ser utilizado para troca de mensagens pelo WhatsApp ou pelo email: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

Apesar da oferta de prestação de serviço à população, a prefeitura lembra que é preciso conscientização da comunidade para que não passe trotes e evite informações incorretas e desnecessárias. O atendimento funcionará de segunda à sexta das 08h às 17h.

Mesmo o município não tendo nenhum caso suspeito do coronavírus, é preciso que a população esteja atenta e colabore utilizando as medidas de proteção e, principalmente, permaneça em casa.

O Prefeito Renato Mendes lembra que como forma de precaução e de proteção à saúde pública foram adotadas diversas medidas através de decreto municipal, como a suspensão das aulas, fechamento de alguns estabelecimentos e suspensão de eventos públicos e particulares. Mas é preciso que a comunidade esteja atenta que essas suspensões e fechamento não significam férias, ou seja, é um estado de alerta, tendo em vista os riscos de contaminação em locais onde existem aglomerações.

A Secretaria Municipal de Saúde de Alhandra inicia nesta quarta-feira (25) a campanha de vacinação contra a influenza (gripe). A primeira fase contempla idosos a partir dos 60 anos e trabalhadores da saúde.

Posteriormente, mais duas etapas serão realizadas para públicos diferentes. A vacinação dos idosos acima de 60 anos será realizada em suas residências entre os dias 25 de março até 01 de abril. Os profissionais da saúde também serão imunizados a partir da mesma data no local em que trabalham.

As equipes da Secretaria de Saúde estarão devidamente identificadas realizando os atendimentos domiciliares a todos os idosos alhandrenses que também estejam acamados.

A secretária de Saúde informou que as vacinas de rotinas serão suspensa até o dia 15 de abril, conforme orientação do Ministério da Saúde.

“Todas essas medidas são para que  não haja aglomeração de pessoas, nas Unidades de Saúde que contam com salas de vacina. Nossos idosos e funcionários da área da saúde são o público alvo do início desta campanha de vacinação contra a gripe. Com isso, reforçamos a principal orientação do Plano Municipal de Contingência para enfrentamento ao coronavírus, para que a população fique em casa, principalmente os nossos idosos”, orienta a secretária de saúde, Albarina Kelly.

 

 

A Secretaria Municipal de Saúde de Alhandra realizou, nesta segunda-feira (23), um treinamento para assistência a casos suspeitos de coronavírus. A capacitação orientou os profissionais de saúde da rede sobre as instruções contidas no Plano de Contingência do Novo Coronavírus, que está alinhado com os planos do Estado e do Ministério da Saúde.

Os profissionais receberam o treinamento através de uma parceria com o Laboratório Central de Saúde Pública da Paraíba LACEN-PB.  O que deixa os profissionais da linha de frente do nosso município, aptos a realizarem a coleta no próprio território. O LACEN orientou enfermeiras e técnicas de enfermagem das Unidades Básicas de Saúde e do Hospital Municipal de Alhandra.

De acordo com a secretária de saúde, Albarina Kelly, a meta da SMS é levar as orientações para os profissionais que servirão de multiplicadores para outros e alcançar o maior número de funcionários que atuam na rede hospitalar e de Atenção Primária no combate a proliferação do coronavírus.

Na manhã desta segunda-feira (16) a Secretária de Saúde de Alhandra, Albarina Kelly, reuniu a equipe de coordenadores para definir os procedimentos a serem adotados para prevenção do coronavírus (Covid-19) no município.

A doença tem colocado em alerta a população e as autoridades de saúde que buscam medidas para conter a transmissão e tratar os possíveis infectados.

Na Paraíba, ainda não há casos registrados, mas o Governo do Estado decretou situação de emergência preventiva.

As medidas anunciadas pela Prefeitura Municipal, através da gestão da Saúde Alhandrense visam principalmente o esclarecimento à população.

“Vamos iniciar com educação em saúde realizando visitas nas escolas, creches e prédios públicos do município, explicando as formas de contágio e prevenção. Foi o que ficou determinado na reunião de hoje por meio do fluxo de atendimento pelas unidades básicas de saúde. Como medida preventiva, nossas equipes irão informar à população acerca de buscar os serviços de saúde quando realmente for necessário. Sendo essencial evitar aglomerações. Médicos das nossas unidades participarão de programas nas rádios de Alhandra e Mata Redonda visando informar e tirar dúvidas da população sobre como prevenir o contágio”, informou a Secretária de Saúde.

O prefeito de Alhandra, Renato Mendes, ressaltou que a disseminação de informações corretas para prevenção são essenciais neste momento de apreensão. “A informação é o primeiro passo para derrotar o corona. Nossa rede está preparada para orientar todos os alhandrenses com as medidas corretas para combater o coronavírus. Vamos evitar repassar Fake News nas redes sociais pois esse não é o momento de assustar ainda mais as pessoas que já estão apreensivas com a pandemia que deixa em alerta o mundo inteiro”, afirmou Renato Mendes.