Em meio a um cenário impróprio para a realização de festas, Alhandra, no Litoral Sul da Paraíba, comemora 61 anos nesta sexta-feira (24.04.2020). A cidade sexagenária passará seu aniversário em isolamento, assim como é recomendado especialmente às pessoas acima dessa faixa etária devido ao risco do contágio do novo coronavírus, causador da covid-19.

Antes da pandemia chegar ao Brasil, o governo municipal programava a tradicional festa de emancipação com entrega de serviços, obras e inaugurações, além de shows e a tradicional corrida da emancipação. Tudo foi adiado podendo ter uma nova data ou, dependendo da duração da pandemia, ser definitivamente cancelado.

O prefeito Renato Mendes vem voltando a sua atenção administrativa para preservar vidas e evitar que o coronavírus chegue até ao município. Atualmente, 35 casos foram notificados à Secretaria de Saúde e 14 pacientes estão sendo monitorados aguardando resultados dos exames.

Renato Mendes decretou o isolamento social, em atendimento as determinações da Organização Mundial de Saúde, Ministério da Saúde e ao decreto do Governo do Estado. Com equipes da saúde em alerta e prontas para atender à população, a gestão também acionou a Secretaria de Ação Social para prestar atendimentos à população que está isolada e sem poder trabalhar, foram doadas cestas básicas para diversas comunidades.

Nos últimos anos, o município se transformou em um canteiro de obras e mesmo estando todos em isolamento social, evitando aglomerações, é preciso ressaltar que a cidade vem cada vez mais se destacando na região do Litoral Sul paraibano. São ações nas áreas da saúde, Ação Social, educação, infraestrutura que transformaram a realidade dos alhandrenses.

“Nos sentimos muito felizes em ver Alhandra completando mais um ano! Porém, ao mesmo tempo triste porque não é fácil o que estamos passando, há 32 anos participava do hasteamento da bandeira e nesse dia 24 de abril, infelizmente não teremos nenhum tipo de evento. Mas quero levar meus parabéns e desejar um dia especial para todos! Eu só tenho que agradecer a todos os filhos de Alhandra por toda confiança e desejar também muita saúde e paz”, celebra o deputado estadual Branco Mendes.

O prefeito Renato Mendes, não esconde sua satisfação em poder estar à frente da gestão municipal pela terceira vez, já informou que as comemorações do aniversário de Alhandra não foram canceladas estão apenas suspensas, como determina a Organização Mundial de Saúde  (OMS) e Governo do Estado, e que assim que a pandemia do Covid-19 acabar uma nova data será anunciada.

“Hoje, é um aniversário bem atípico aqui na cidade, mas temos muito o que comemorar com todos os avanços já alcançados e quando tudo isso passar vamos festejar os 61 anos da nossa querida Alhandra! Desejo a todos os alhandrenses esperança para superamos essa pandemia e muita saúde para que juntos possamos continuar trabalhando para o desenvolvimento do nosso povo”, exalta o prefeito Renato.

O vice-prefeito Lêdo Salvino destacou que em breve e com fé em Deus, os alhandrenses irão comemorar o aniversário da cidade, mas que o momento é de isolamento para salvar vidas.

Nos últimos anos a cidade avançou com muitas obras, tendo como a principal delas a pavimentação da Cratera entre Nova Descoberta e Oiteiro que hoje se tornou um binário com ruas calçadas e valorizando as comunidades e residências na localidade, além disso, a gestão inaugurou uma nova escola em Mata Redonda, reformou as demais, conquistou novos ônibus escolares, novas unidades básicas de saúde e implantou o Programa Mais Renda que beneficia cerca de 500 famílias carentes com um valor mensal para compra de alimentos, medicamentos, dentre outras necessidades.