EDUCAÇÃO

Considerando a relevância do transporte escolar, o Município de Alhandra, através da Secretaria Municipal de Educação, reafirmou o compromisso de continuar ofertando transporte escolar gratuito a todos os alunos matriculados na rede municipal e estadual de ensino.

O secretário de Educação, Daniel Miguel, informou que nos últimos dias boatos espalhados nas redes sociais causaram transtornos aos alunos da Rede Estadual de Ensino, ao apontar que a Prefeitura de Alhandra não estaria mais oferecendo o transporte escolar para eles. Mas, o fato foi negado pela Educação alhandrense.

Daniel Miguel também informou que há um projeto dos diretores das escolas do estado para gerir o transporte escolar, porém, até o momento a Educação Municipal não foi informada ou procurada por nenhum diretor para tratar do assunto.

Finalizando a nota, o secretário destacou o bom relacionamento da Prefeitura de Alhandra com o Governo do Estado.

Veja a Nota

Mais uma vez, emitimos nota para negar boatos infundados sobre a retirada do serviço de transporte escolar para os estudantes das três escolas estaduais de Alhandra. Independente do município ter ou não o convênio cancelado com o Governo do Estado, e o serviço de transporte escolar dos alunos da rede estadual passe a ser direto com escolas estaduais, a gestão municipal continuará transportando os alunos normalmente. Ou seja, com convênio ou sem convênio continuaremos prestando esse importante serviço de transporte ao alunado, como sempre fizemos. A única determinação do prefeito Renato Mendes é para que seja prestado o melhor atendimento aos nossos estudantes e é isso que fazemos diariamente. Até o momento, nenhum dos diretores das escolas estaduais, Antônio Camelo (Mata Redonda), Barão do Abiai e Renato Ribeiro Coutinho, teve a inciativa de procurar a educação para informar qualquer mudança na forma de transporte. Em média 800 alunos das três escolas são atendidos pelo serviço gerido através da educação municipal. Portanto, a Secretaria continua transportando normalmente todos os alunos das escolas municipais e estaduais e mantendo o bom relacionamento entre Estado e Prefeitura.

 

Daniel Miguel

Secretário de Educação de Alhandra

O prefeito Renato Mendes confirmou, nesta quinta-feira (24), que o munícipio de Alhandra irá atualizar o piso salarial dos professores nos 4,17% de correção previstos para o Piso Nacional do Magistério, a partir deste mês de janeiro.

Para o gestor alhandrense, o aumento representa o reconhecimento da gestão municipal ao trabalho realizado pelos professores.

“Conforme nossas possibilidades, vamos garantir a valorização de nossos mestres e a melhoria das condições de trabalho nas escolas. É nosso compromisso com a categoria, entendemos que é um investimento primordial para o desenvolvimento da educação no município”, afirmou o prefeito.

Segundo o secretário municipal de Educação, Daniel Miguel, o novo piso salarial passa a vigorar retroativo a 1º de janeiro, a ação faz parte da política de valorização do magistério, adotada pela Prefeitura de Alhandra.

O reajuste acontece anualmente a partir de janeiro em obediência às regras da Lei do Piso, de 2008. Conforme a Lei é assegurado o direito ao mínimo aos professores da rede pública de ensino em início de carreira.

   

A Secretaria de Educação promoveu nesta sexta-feira (14) solenidade para homenagear os alunos da Rede Municipal de Alhandra que se destacaram na Olimpíada Municipal de Matemática. Os primeiros colocados foram premiados com notebook, tablet, celular e medalhas na 1° edição da Olimpíada que contou com todo esforço dos professores de matemática, além do apoio da Prefeitura Municipal.

Embora a matemática ainda seja um ‘bicho de sete cabeças’ para muita gente, atividades mais dinâmicas, lúdicas e que envolvem os alunos em sala de aula costumam ajudar no aprendizado.

A competição envolveu todas as escolas nesse projeto e os professores não mediram esforços na elaboração e aplicação das provas que aconteceram nas salas de aulas.

O secretário municipal de Educação, Daniel Miguel, agradeceu ao empenho de todos os envolvidos na realização desse importante evento educacional, destacando o apoio do prefeito Renato Mendes na realização de eventos e ações importantes para fortalecer a educação alhandrense. Ele também parabenizou os alunos pelo empenho e dedicação na realização das provas.

“A proposta ressalta a importância de estimular os alunos, desde cedo, com um modelo inovador e incentivador de aprendizado da matemática. Método e ações que também contribuirão nas escolhas profissionais ou vivências dos jovens, inclusive nas carreiras que não contemplam ciências exatas, mas que sempre exigirão o raciocínio lógico aprendido com a matemática”, afirmou Daniel.

 A premiação para os vencedores foi a seguinte:

1° lugar: João Victor Silva - ganhou um notebook

2° lugar: Fabiano dos Santos da Silva – ganhou um tablete

3° lugar: Luiz Felipe Soares da Silva  - Ganhou um celular

Premiação para o EJA Ciclo V

Angélica Lima do Nascimento  - Ganhou um celular

Alunos colocados entre o 4° e 10° lugares ganharam medalhas

Do 11° ao 20° lugar ganharam certificados de menção honrosa.

              

O município de Alhandra está há um ano e meio participando do Programa Rota do Saber, da Fiat Chrysler Automóveis (FCA), em parceria com o Instituto Qualidade no Ensino (IQE) e Prefeitura Municipal. Os resultados da avaliação deste período com os alunos foram apresentados nesta quarta-feira (21/11) à formadores de opinião  líderes comunitários, além de representantes de segmentos da sociedade.

Essa importante parceria promoverá ao longo de três anos a qualificação de 300 professores (40% do corpo docente do ensino fundamental da cidade) e de gestores da rede municipal. Todas as 16 escolas do município, 62 professores de Português e Matemática  e 1.859 alunos participam do programa.

Os números mostraram que o município está avançando. O desempenho das formadoras e professores contribui para o sucesso do trabalho, que se volta para as principais dificuldades identificadas nos estudantes, com o objetivo de melhorar cada vez mais os índices e fortalecer a educação, por ser através dela que se constrói e transforma o futuro.

 

O evento foi iniciado pelo secretário Municipal de Educação, Daniel Miguel, que destacou a importância do projeto para o desenvolvimento educacional de Alhandra. “Sou testemunha ocular de um dos maiores programas que pude conhecer na área de educação enquanto professor, enquanto secretário que estou, que é o Qualiescola desenvolvido pelo IQE no nosso município. Uma ação que dá um salto muito importante na qualificação dos nossos professores. E esse programa é tão magistral que não só trabalha com os professores, mas trabalha com os gestores e os técnicos da Secretaria de Educação”, informou Daniel Miguel.

O coordenador de projetos sociais da FCA, Fernando Elias, pontuou a importância eficiente e empenho da Secretaria de Educação e da Prefeitura de Alhandra em não medir esforços para alcançar os bons resultados apresentados no encontro. “Não alcançaríamos esses bons resultados, se a prefeitura também não se comprometesse. Investir em educação para garantir um futuro melhor para todos. A Jeep faz parte da região e quanto mais a educação se desenvolver, todos ganham”, afirmou.

Iran de Fátima Freitas, Coordenadora Geral do Instituto Qualidade no Ensino (IQE), afirmou que “o programa Rota do Saber está preparando a população para que o desenvolvimento econômico se dê para a própria população. A gente quer educadores e gestores qualificados para que a criança entre no primeiro ano e saia no nono ano, mas, saia preparada”, disse.

 

O prefeito Renato Mendes agradeceu a parceria com a Jeep e IQE, reafirmando que o projeto Rota do Saber foi uma grande conquista para Alhandra, e vem sendo conduzido com maestria pelo secretário Daniel Miguel. “Nada acontece a curto prazo,  é preciso ter o compromisso para o futuro. Tem que ter perseverança, e esses formadores que aqui estão fazem a diferença. Acredito e vou sempre acreditar que o futuro da nossa nação está na educação. Renovo meu compromisso de enquanto estiver prefeito dessa cidade, vamos estar de mãos dadas com essa parceria”, garantiu o gestor alhandrense.

Ainda falaram positivamente sobre o Rota do Saber a diretora da Escola Zélia Correia, Maria José da Silva (Lia), os professores de matemática do município Fernando Lima e Vera Lúcia, a professora de português e formadora Daniele Nascimento e a coordenadora do projeto em Alhandra, Maria Márcia.

Também participaram do evento o vice-prefeito Ledo Salvino, vereadores, formadores, professores, secretários e o padre Luis Carlos.

OS NÚMEROS ALCANÇADOS ATRAVÉS DO ROTA DO SABER

Em 2013 Alhandra estava abaixo da meta do Índice da Educação Básica (IDEB) que era para atingir 3.9 e estava apenas em 3.1. Em 2019 o município tem que atingir a meta do Ideb de 4.7, que será um grande desafio.

Na avaliação do desempenho e performance dos Alunos do 3º ao 9º ano, todas as metas foram alcançadas.

Em 2017, 32% dos alunos proficientes aprenderam.

Já em 2018, 43% aprenderam e o município superou a meta de 41%.

Na nova avaliação que será realizada em dezembro espera-se que 50%  dos alunos tenham aprendido português e matemática.

Ao fim do projeto a meta é que 68% dos alunos tenham aprendido.

Embora a matemática ainda seja um ‘bicho de sete cabeças’ para muita gente, atividades mais dinâmicas, lúdicas e que envolvem os alunos em sala de aula costumam ajudar no aprendizado.

É pensando nisso que a Prefeitura de Alhandra realizará na próxima quarta-feira (14), a Olimpíada Municipal de Matemática, se tornando a primeira cidade a sediar esse evento para todos os alunos do fundamenta II e EJA.

A competição envolverá todas as escolas nesse projeto idealizado pelo professor Fernando Francisco de Lima, e que terá a participação dos demais professores de matemática da rede municipal de ensino na elaboração e aplicação das provas que acontecerão nas salas de aulas, no período da tarde.

De acordo com o secretário municipal de Educação, Daniel Miguel, a proposta ressalta a importância de estimular os alunos, desde cedo, com um modelo inovador e incentivador de aprendizado da matemática. Método e ações que também contribuirão nas escolhas profissionais ou vivências dos jovens, inclusive nas carreiras que não contemplam ciências exatas, mas que sempre exigirão o raciocínio lógico aprendido com a matemática.

A premiação para os vencedores e a seguinte:

1° lugar: um notebook

2° lugar: um tablet

3° lugar: um celular

4° ao 10° lugar: medalhas

11° ao 20° lugar: certificado de menção honrosa.