A Prefeitura Municipal de Alhandra (PMA), através da Secretaria Municipal da Agricultura, comandada pelo secretário Fabiano Veloso, confirmou implantação de gratuidade no Cadastro Rural Ambiental para os pequenos e médios produtores que se cadastrarem no sistema. A decisão foi comunicada durante reunião em Subauma, convocada pela gestão municipal, com os presidentes de Associações Rurais de Alhandra, para esclarecimento de todas as dúvidas sobre o Cadastro Rural Ambiental (CAR).

O secretário reafirmou o empenho do prefeito Renato Mendes (DEM) em fortalecer o estreitamento entre a atual gestão e os produtores rurais do município, priorizando ações voltadas para o produtor rural. Durante o encontro ocorrido na quarta-feira (22) foi informado que a Prefeitura Municipal prestará assessoria técnica aos pequenos e médios produtores rurais no procedimento do Cadastramento Ambiental Rural (CAR) de seus respectivos imóveis.

Essa ação busca ajudar aos agricultores do município nas regulamentações ambientais do seu imóvel conforme preconiza a Lei 12.651/12, sem nenhuma despesa para o agricultor. SOBRE O CAR O Cadastro Ambiental Rural (CAR) é um instrumento fundamental para auxiliar no processo de regularização ambiental de propriedades e posses rurais.

Ferramenta importante para auxiliar no planejamento do imóvel rural e na recuperação de áreas degradadas, o CAR fomenta a formação de corredores ecológicos e a conservação dos demais recursos naturais, contribuindo para a melhoria da qualidade ambiental, sendo atualmente utilizado pelos governos estaduais, municipais e federais. Ascom Alhandra