Foi encerrada nesta quinta-feira (30) a extensa programação que mobilizou, por meio da Secretaria de Ação Social da cidade de Alhandra, as equipes do Creas, Cras, SCFV, Programa Bolsa Família e Criança Feliz, além do Conselho Tutelar, neste mês de Maio na Campanha de Combate ao Abuso e Exploração sexual de crianças e adolescentes.

Durante o mês foram realizadas visitas com palestras nas escolas municipais e estaduais conscientizando os alunos sobre o tema 18 de maio; reunião com os pais dos alunos; divulgação na rádio comunitária e panfletagem na feira livre. A mensagem repassada foi sobre o alerta que todos devem ter sobre o cuidado com crianças e adolescentes visando sensibilizar a comunidade e chamar a atenção para essa importante campanha.

No encerramento que aconteceu hoje no ginásio da escola Zélia Correia do Ó, o destaque ficou para a palestra da delegada da mulher, Renata Matias e também a participação das escolas com apresentações referentes ao tema.

A coordenadora do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), Joana Darc, lembrou que foram realizadas reuniões nas escolas estaduais Renato Ribeiro Coutinho, Barão do Abiaí, Antônio Camelo, bem como nas escolas do Município, a exemplo da Zélia Correia do Ó, Alfredo José de Carvalho. Além de realizar ações em Mata Redonda e Pit Stop com adesivagem na principal de Alhandra.

Joana Darc agradeceu a parceria com as escolas e a presença de alunos, professores e diretores que participaram da campanha e também do encerramento.

“O Creas como órgão responsável em acolher e acompanhar todas as crianças e adolescentes vitimas de violação de direitos, busca construir estratégias e concretizar através de ações que mobilizem toda população em prol desta causa com objetivo de extinguir esta prática criminosa e nossas crianças e adolescentes venham a ser respeitados. Agradeço a nossa secretária de Ação Social a competente Fabiana Lins e ao prefeito Renato Mendes por todo apoio a esta campanha”, disse Joana.

Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes

18 de maio é o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual Infantil (Lei 9.970/00). Esta data foi escolhida em virtude do crime cometido contra Araceli, uma menina de apenas 8 anos de idade, abusada sexualmente e brutalmente assassinada em 18 de maio de 1973.