segunda, 20 de maio de 2024 | TRANSPARÊNCIA FISCAL | E-SIC |
29/04/2024

Alhandra e CONAFER iniciam 3º etapa do Programa de melhoramento genético do rebanho de produtoras rurais do município





A Prefeitura de Alhandra, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento, em parceria com a Confederação Nacional de Agricultores Familiares e Empreendedores Familiares Rurais (CONAFER) iniciou no último domingo a 3º etapa do Programa Mais Pecuária Brasil. Foram beneficiados quatro produtores e um total de 28 animais.


O secretário municipal de Agricultura e Abastecimento, Gabriel Borges, o secretário adjunto da pasta, Bruno César, e a engenharia agronômica, Michely Alves, acompanharam os atendimentos. 


“Estamos aqui acompanhando a 3º etapa do Programa Mais Pecuária Brasil, uma parceria da Prefeitura Municipal de Alhandra com a CONAFER. Estamos atendendo quatro produtores rurais. O município de Alhandra promove mais qualidade do rebanho de nossos produtores” disse o secretário municipal de Agricultura e Abastecimento, Gabriel Borges.  


A equipe da Prefeitura com a equipe da CONAFER estiveram na propriedade do produtor, Marcelo Maia, que parabenizou a Prefeitura de Alhandra pelo programa. “Estamos na terceira etapa do programa Mais Pecuária Brasil. Este projeto é de extrema importância para o melhoramento genético do rebanho e a Prefeitura de Alhandra está de parabéns por esse excelente trabalho que está sendo desenvolvido”, disse Marcelo. 


De acordo com a engenheira agrônoma, Michely Alves, cada etapa é composta por três procedimentos. “Iniciamos a 3ª etapa do Programa Mais Pecuária Brasil. Cada etapa é composta por três procedimentos: O dia zero (D0), momento em que é realizada a ultrassom nos animais para ver se eles estão de acordo com o protocolo. Com a confirmação de aptidão ele recebe um implante e uma aplicação de hormônio, esse implante é retirado oito dias após a inserção. Depois desse procedimento que é chamado de dia oito (D8), os animais recebem aplicação de hormônios que induzem ao cio, e 48h após a aplicação desses hormônios é realizado o procedimento de inseminação, dia dez (D10). Após 45 dias da inseminação, a técnica da CONAFER vem realizar o Diagnóstico Gestacional (DG). Caso algum animal não conste como prenha, se o produtor autorizar, é realizado o processo de ressincronização novamente”, disse Michely Alves. 


O Mais Pecuária Brasil tem a finalidade de ajudar o pequeno e médio produtor com o melhoramento geneticamente de seu rebanho. De acordo com a Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento no território municipal de Alhandra o melhoramento genético está beneficiando gado de corte e gado de leite. 


fonte: Secom


3 etapa Mais Pecuária Brasil


+ Outras




Prefeitura Municipal de AlhandraPB 2024 © Todos os direitos reservados