Coordenadores responsáveis pelos projetos sociais do município de Alhandra, Litoral Sul da Paraíba, participaram do importante Encontro Regional de Gestores de Assistência Social do Nordeste, realizado nos dias 18 e 19 de abril em João Pessoa (PB), no Centro de Convenções.

Em discussão o tema O plano decenal de assistência social: compromisso na defesa dos direitos e a efetivação do Suas.

Durante o evento foi discutido o plano para os próximos 10 anos que se seguem da política nacional. Os participantes tiveram a oportunidade de tratar de vários assuntos, a exemplo de Proteção Social Básica, Proteção Social de Média e Alta Complexidade, Cadastro Único (programas de transferência de renda e bolsa família, participação popular e controle social), Execução Orçamentária e Financeira.

O Encontro teve como objetivo discutir formas de fortalecer e capacitar novos gestores, conselheiros municipais, pesquisadores, trabalhadores, na área da política de Assistência Social, sobretudo, de formação e articulação entre os participantes.

O Congemas é uma associação civil, sem fins lucrativos, com autonomia administrativa, financeira e patrimonial, de duração indeterminada. Um dos princípios é promover e incentivar a formação do gestor municipal a fim de que ele passe a contribuir decisivamente na consolidação da Assistência Social enquanto Política Pública.

Estiveram presentes representando a cidade de Alhandra, Fabiana Lins; secretária do Bem Estar Social, Joana D’arc; coordenadora do CREAS, Jander Rocha; coordenador do Serviço de Convivência, Polyana Targino; coordenadora do CRAS, Rute Neri; coordenadora do Bolsa Família, além das psicólogas Pérola Cabral, Maria do Socorro Guedes e Danielle Aparecida e Leônido Silva (assessor).

A secretária Fabiana Lins, disse que esse encontro veio para impulsionar a política nos municípios paraibanos. “É uma oportunidade de levarmos soluções para as dúvidas que são vividas no nosso cotidiano. Fico muito feliz em participar desse processo de construção, articulação política e mobilização dos 82% novos gestores. Esses encontros nos traz uma perspectiva para efetivar a proteção do Sistema Único de Assistência Social, comentou.

Segundo Jander Rocha, coordenado do Centro de Convivência, os encontros do Congemas são sempre muito importantes. “São espaços de fortalecimento para nós gestores, que, além de debater nossa prática cotidiana, nos encorajam enquanto profissionais. Estamos levando para o município inúmeras informações e renovações da política púbica de assistência social”, observou.