Com intuito de conscientizar a população sobre a valorização da vida e prevenção ao suicídio, além da importância dos cuidados com a saúde mental, a Prefeitura de Alhandra, por meio da secretaria de Saúde, promoveu nesta quinta-feira (19) palestras e uma grande caminhada em alusão ao Setembro Amarelo.

As palestras foram realizadas no Centro Comunitário Gilberto Valério, abordando o tema de Prevenção ao Suicídio, com a participação das escolas Estaduais Antônio Camelo, Renato Ribeiro Coutinho e Barão do Abiaí, além da Escola Municipal Zélia Correia do Ó.

Ministraram as palestras a psiquiatra Drª Gabriela Lemos e a psicóloga Juliane Paulino, ambas do CAPS.

O evento teve o intuito de conscientizar jovens a partir dos 14 anos, sobre a campanha de valorização da vida proposta pelo mês de prevenção ao suicídio, e ainda, levá-los a percepção que os cuidados do município para com este público ocorrem durante todo o ano.

Após as palestras, os participantes seguiram em caminhada no percurso do Centro Gilberto Valério ao Banco do Brasil, na Av. João Pessoa, usando bolas e camisetas amarelas, cantando e demostrando a importância de se abordar este tema. O momento contou com a participação de cerca de 500 alunos, professores, profissionais de saúde e da comunidade em geral.

De acordo com a secretária de Saúde, Albarina Kelly, ações de conscientização possibilitam uma maior aproximação e ampliação do diálogo sobre o tema, sensibilizando os cidadãos. “O suicídio acomete várias faixas etárias e a melhor forma de evitar é conscientizar e fazer com que as pessoas possam identificar os sintomas para procurar ajuda. Queremos propor um diálogo com a sociedade, demonstrar que há medidas que podem ser adotadas para auxiliar em cada caso”, explicou Albarina.

A secretária ainda agradeceu a todos que possibilitaram a realização do evento. “Agradecemos os diretores e educadores das escolas envolvidas, aos representantes da Fazenda Esperança, do CREAS, do Conselho Tutelar, ao Grupo Se Sabe de Repente – da escola Antônio Camelo, pela linda apresentação musical, teatral e recitação de poemas, aos alunos da Escola Renato Ribeiro Coutinho que animaram a caminhada cantando para o público e a todos que contribuíram para a realização desta atividade”, finalizou.

Atendimentos psicológicos e psiquiátricos ofertados pela Secretaria de Saúde

• CAPS – Atendimento psiquiátrico todas as terças (Dia todo);

• CAPS – Atendimento psicológico todas as segundas e quintas (Dia todo);

• Policlínica Municipal – Segunda à tarde e terça o dia todo;

• NASF – Atendimento com psicóloga nas Unidades e encaminha para a Policlínica e CAPS;