O ‘Setembro Amarelo’ é uma campanha nacional de conscientização da população a respeito da prevenção do suicídio. A Prefeitura de Alhandra, por meio da Secretaria de Saúde também abraçou a causa e propõe diversas ações referentes ao tema que abrangem palestras nas escolas para conscientizar os jovens sobre o uso responsável das redes sociais.

Na programação, está inserida uma palestra com profissionais da psiquiatria e psicologia do CAPS, com participação de igrejas e toda sociedade no intuito de fortalecer a campanha. O evento acontecerá no próximo dia 17 de setembro, às 14h, no clube social Gilberto Valério.

De acordo com a secretária de Saúde Municipal, Albarina Kelly, também será realizada uma caminhada na principal rua da cidade.

Outra ação da Secretaria de Saúde, é o uso das redes sociais na divulgação de vídeos com mensagem de profissionais da área de saúde, que irão usar temas relacionados com a campanha do Setembro Amarelo e uso da hastag #AlhandraPelaVida

Nesta segunda-feira (09) a secretária Albarina, o médico José Carlos Freitas (saúde da família), Juliana (Coordenadora da vigilância em saúde), Emistefania Cavalcanti (Coordenadora do CAPS) e Juliana Paulino (psicóloga CAPS), participaram do programa Linha Direta na rádio Alhandra FM, apresentação do comunicador Luiz Cláudio, onde falaram sobre ações e programação da Saúde neste mês.

“O objetivo é conscientizar a população e mostrar que ofertamos ajuda”, destacou a secretária.

Além do Disque 188 (que funciona em todo o território nacional, de modo sigiloso), quem precisa de ajuda (demanda espontânea) pode procurar qualquer serviço da rede de atenção, que será encaminhado para ajuda.