Em alusão ao Novembro Azul, movimento com o objetivo de chamar a atenção para a prevenção e o diagnóstico precoce de doenças que atingem a população masculina, em especial o câncer de próstata, a Secretaria Municipal de Saúde de Alhandra promoveu um evento destinado aos homens alhandrenses.

Realizado nesta quarta-feira (05) o evento também foi planejado com o objetivo de aproximar os homens dos serviços de saúde ofertados nas Unidades Básicas de Saúde do município.

A secretária de Saúde Albarina Kelly considerou que o evento foi muito produtivo e destacou que é importante que os homens deem atenção à sua saúde, principalmente aqueles homens que trabalham o dia todo, que tem um dia muito corrido e automaticamente criam um ‘tabu’ de procurar os PSFs . “O foco é estimular a realização e o cuidado preventivo da saúde, pois alguns homens tipicamente só procuram o serviço de saúde quando são acometidos por alguma doença. Precisamos fazer com que o homem desenvolva essa questão de cuidar da saúde. É de extrema importância a participação deles nas atividades para receber informações sobre prevenção”, disse.

No evento, houve vários momentos dinâmicos com sorteio de brindes e coffee break. Para abrilhantar ainda mais as atividades, teve uma palestra do médico geriatra, pediatra, urologista, naturólogo e Capitão do Exército Brasileiro, Dr. José Carlos de Freitas, onde os homens presentes se mostraram muito envolvidos e tiraram muitas dúvidas.

Na oportunidade, Doutor Freitas orientou as categorias sobre a promoção e prevenção dos agravos mais comuns. Ainda foram realizados exames, vacinas e entregas de kits de escovação.

“Agradeço o empenho e dedicação dos profissionais da SMS. Minha Gratidão ao Prefeito Renato Mendes, por sempre apoiar as ações desenvolvidas pela Secretaria de Saúde, que Deus continue lhe abençoando para que Alhandra tenha sempre ações voltadas para cuidar de quem mais precisa. Concluo agradecendo a Deus por mais um evento que nos permitiu proporcionar meios de prevenção e informação às categorias, como Guardas Municipais, motoristas de transporte alternativos e agentes de limpeza urbana”, finalizou a secretária.