A Prefeitura de Alhandra realizou, na manhã desta quinta-feira (16), a entrega de três automóveis novos que serão utilizados pela Secretaria Municipal de Saúde e também diversos equipamentos para ampliar os atendimentos.

Os veículos vão reforçar as estratégias de cobertura à saúde da família, além de promover mais agilidade nas rotinas de saúde do município.

A solenidade de entrega dos veículos e equipamentos fez parte da programação oficial da Festa da Padroeira de Alhandra, Nossa Senhora da Assunção, e foi realizada no ginásio Gilberto Valério, onde o prefeito Renato Mendes ao lado da secretária de Saúde Albarina Kelly estiveram presentes e reafirmaram a importância dos investimentos na saúde do município, que é referência em toda região.

O ato de destinação foi conduzido pela secretária de saúde, destacando a importância na prestação de serviços à comunidade. “Estamos entregando estes veículos adquiridos com recursos do Programa Nacional de Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica (PMAQ), dois serão destinados às visitas domiciliares, tendo em vista a necessidade do público muito grande de pacientes acamados e que necessitam de atendimentos em suas residências. A partir de setembro teremos uma equipe formada que vai visitar casa por casa dando assistência necessária a esses pacientes. O outro veículo será destinado à vigilância ambiental que já está com equipe montada", informou a secretária Albarina Kelly.

 

O prefeito Renato Mendes informou ainda que além dos três veículos destinados hoje, também foram entregues fardamentos para as equipes de saúde, todas as unidades de saúde serão informatizadas e  e uma van será entregue à população, conquistada através de emendas do deputado federal Efraim Filho.

“Estamos atentos e preocupados com a estrutura de transporte em todas as pastas. Desde o início da nossa gestão, investimos em novos veículos leves, caminhões, máquinas pesadas e, recentemente, novos ônibus. Esses investimentos são essenciais para o bom andamento do serviço e os novos veículos representam maior agilidade no trabalho e, também, segurança para os servidores e usuários das ações municipais. em breve, vamos adquirir uma van, com recursos destinados e já repassados através da emenda parlamentar do deputado Efraim Filho. Esse é meu compromisso, conquistar melhorias em todas as áreas da nossa gestão e graças a Deus e a Nossa Senhora da Assunção, estamos sendo abençoados no nosso objetivo”, comentou o prefeito.

Prestigiaram a solenidade o vice-prefeito Lêdo Salvino, os vereadores da base aliada, secretários, profissionais da saúde e a sociedade alhandrense.

Os equipamentos e fardamentos que foram entregues para os profissionais de saúde são os seguintes:

* DEA - desfibrilador automático externo utilizado em urgências nas paradas cardiorrespiratórias;
* Colposcópio de última geração que facilitará o acesso ao exame de colposcopia das mulheres no seu PSF que será realizado por um médico especialista que atuará com cronograma de atendimento nas unidades diminuindo a lista de espera para este exame;
* Oxímetro de pulso para auxiliar aos médicos do PSF na avaliação da quantidade de oxigênio do paciente;
* aparelho de pressão
* nebulizador
* estetoscópio
* otoscópio
* oftalmoscópio que auxiliará os médicos a realizar exames de fundo de olho no PSF
* dermatoscopio que auxiliará na identificação das lesões de pele
* negatoscopio para auxiliar na visualização dos exames de Raio X
* sonar portátil auxiliando a assistência na consulta de pré-natal
* Aparelhos para realizar eletrocardiograma
* cadeiras de rodas
* lanternas clínicas
* maca ginecológica

Os consultórios de odontologia serão contemplados com:

* fotopolimerizador para polimerizar resinas na restaurações estéticas do dente
* almagamador
* bomba a vácuo
* ultrassom odontológico para realização limpeza e profilaxia dentária
* Raio X odontológico
* compressores odontológicos

Todas as unidades serão informatizadas com computadores, notebook e impressoras de última geração:

* televisores em todas as unidades
* DVD em todas as unidades
* todos os consultórios serão climatizados

E para valorizar e identificar os profissionais de saúde serão entregues os fardamentos para:

* Médicos
* Enfermeiros
* Dentista
* Técnicos de enfermagem
* Auxiliar de Saúde Bucal
* Recepcionistas
*Auxilares de Limpeza

Os ACS e agentes de endemias receberão:

* 01 camisas filtro UV
* 02 camisas básicas
* 01 camisas polo
* 02 calças
* 01 colete
* 01 bolsa

Investindo na qualificação dos profissionais a Secretaria de Saúde está promovendo os seguintes cursos de capacitação:

* Urgência e Emergência na atenção básica
* Interpretação de exames laboratoriais
* Realização e interpretação de eletrocardiograma
* Práticas de enfermagem

A Secretaria informa que no próximo sábado, dia 18, haverá a realização do dia D da campanha de vacinação contra sarampo e poliomielite.