A Unidade Básica de Saúde (UBS) Mata Redonda I tem desempenhado um trabalho de atenção aos cidadãos com equipe completa e atendimento qualificado. Na segunda semana de julho a Unidade recebeu mais uma componente para a equipe, a Dra. Drielly Nunes, médica e responsável por 4 dias de atendimento, das 8h00 ás 16h00, no horário normal de funcionamento.

Na Unidade são oferecidos os serviços de acompanhamento da gestante e do bebê (pré-natal e puericultura), consulta odontológica, atendimento de enfermagem, dispensação de medicamentos básicos, preservativos e contraceptivos, exames preventivos (câncer de colo de útero), imunização, planejamento familiar e coleta de exames.

De acordo com a enfermeira que coordena a UBS, Lourdina Gomes, há um cronograma semanal, onde enfermeiros, agentes de saúde, médica e odontólogo atendem prioritariamente um grupo de usuários e também urgências que podem ocorrer. Além da assistência no próprio posto, equipes são enviadas semanalmente a visitas domiciliares, na área urbana e também no centro.

 

O Prefeito Renato Mendes, destacou, que a contratação da médica para a área é a concretização de um “compromisso assumido com a comunidade, firmado através das reais necessidades da população” e que, “a Prefeitura se disponibiliza a não apenas contratar a profissional, mas também fornecer à medica condições ideais para que a mesma desempenhe, da melhor maneira, o seu trabalho”.

As consultas agendadas são feitas na recepção e direcionadas não só ao atendimento médico, como ao odontológico. Já as gestantes, crianças para vacinação, diabéticos e hipertensos, são recebidos e atendidos nos dias listados:

•Segunda-feira: são realizados turno da manhã atendimentos agendados, já a tarde, o suporte é dado as jovens e adultas grávidas com atendimento de pré-natal;
•Terça-feira: assistência a diábeticos e hipertensos;
•Quarta-feira: Visitas domiciliares;

O horário de funcionamento da Unidade é de 7h30 (recepção), 8h assistência com médica, odontólogo, enfermeiros e agentes de saúde, até às 16h da tarde.