A Prefeitura Municipal de Alhandra, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, em parceira com o Projeto Colgate, Ministério da Saúde e UFPB, recebeu nesta quarta-feira (13) mais de 19 mil kits de escovação bucal que serão distribuídos de forma gratuita com os moradores da cidade que participam do projeto.

Os Kits são divididos entre adulto e infantil, os municipicipios beneficiados com os Kits foram escolhidos através do Indice de Desenvolvimento Humano (IDH), e os moradores participantes recebem as visitas de dentistas e auxiliares de cada setor do município.

A secretária de Saúde, Albarina Kelly, destaca que são iniciativas de parceria como esta que diferencia a forma pela qual a Prefeitura Municipal de Alhandra vem qualificando os serviços e atendendo as necessidades da população.

“Com apoio técnico da UFPB para acompanhamento epidemiológico da cárie dentária, recebemos em contra partida os 19.100 kits de escovação que são distribuídos para os participantes dos domicílios avaliados. Com isso estaremos promovendo a prevenção dos agravos mais comum da cavidade bucal”, informou.

A pesquisa é realizada através dos profissionais de odontologia da Secretaria de Saúde que visitam os domicílios realizando entrevistas, entregando os kits de escovação (escova, creme dental e sabonete) e aplicando verniz com flúor nas manchas iniciais de cárie. Além de criar vínculo com a comunidade, o projeto integra as equipes de saúde e reestrutura ações de saúde bucal nas comunidades, aumentando a promoção e prevenção dos agravos mais comuns da cavidade bucal.

O projeto será realizado até o ano de 2020 e a intenção é que até chegar ao fim, os índices de cáries, principalmente nas comunidades mais carentes diminua.