O Centro de Especialidade Odontológica (CEO) de Alhandra encerrou 2017 com números recordes de atendimento a população alhandrense. Sob o comando da odontóloga Luciana Marsicano, no ano passado, foram realizados 2.983 procedimentos odontológicos.

Em 2017, o CEO entregou mais 200 próteses dentárias, onde foram feitos mais 1.200 atendimentos. O cuidado com a saúde bucal dos alhandranses é uma preocupação constante da Prefeitura Municipal de Alhandra, onde a rede municipal de saúde conta com o Centro de Especialidade Odontológica (CEO tipo I), com diversas especialidades como cirurgia bucomaxilofacial, endodontia, radiologia, periodontia, estomatologia, tratamento à pessoa com deficiência, serviços de diagnóstico bucal, realização de biópsias e prótese dentária.

“O tratamento oferecido nos Centros é uma continuidade do trabalho realizado pelas equipes de saúde bucal das Equipes de Saúde da Família. Os profissionais da Atenção Básica são responsáveis pelos atendimentos aos pacientes e pelos encaminhamentos dos casos mais complexos aos centros especializados. Nossa perspectiva neste ano é ampliar o centro de especialidade para oferecer melhorias à população onde em breve faremos parcerias com universidades para dar um suporte maior aos casos mais complexos”, falou a coordenadora Luciana Marsicano.

O prefeito Renato Mendes disse que desde o início da sua gestão vem investindo na saúde e tem dado uma atenção especial a estruturação do CEO. O Centro foi reestruturado, ganhou novos equipamentos e uma equipe altamente preparada e capacitada para atender mais e melhor aos alhandrenses.

“O propósito é melhorar ainda mais a saúde e qualidade de vida de todos os munícipes. É nessa perspectiva que estamos trabalhando em conjunto para ampliar o atendimento no CEO e em toda rede de saúde. Na minha gestão licitamos mais de R$ 1,5 milhão para a compra de equipamentos para a saúde de Alhandra. Agora, o CEO está sendo coordenado pela competente cirurgiã-dentista Dra. Luciana, o nosso povo voltou a sorrir”, comemorou o prefeito.
O CEO oferece de segunda a sexta das 8h às 16h atendimento nas seguintes especialidades: Raio X, cirurgião buco-maxilo-facial, prótese, endodontia, radiologia, urgência e emergência.

Para ser atendido no CEO, o paciente precisa ter o encaminhamento do PSF, com exceção das urgências e emergência, o agendamento será feito para especialidades encaminhadas.

O CEO faz parte do programa Brasil Sorridente, garantindo ações de promoção, prevenção e recuperação da saúde bucal da população brasileira. O Brasil Sorridente reúne uma série de ações para ampliação do acesso ao tratamento odontológico gratuito, por meio do Sistema Único de Saúde (SUS).