A Prefeitura Municipal de Alhandra, através da Secretaria de Saúde, finalizou nesta quarta-feira (29.11), na sede da Secretaria de Saúde, o calendário em alusão a Campanha “Novembro Azul” que visa combater e prevenir o câncer de próstata e promover a saúde do homem.

A ocasião teve como público alvo a categoria dos motoristas de transportes alternativos do município, tendo sido ofertados aos presentes atendimento médico, teste rápido para a detecção das hepatites, AIDS e sífilis, vacinação, verificação de pressão arterial, teste rápido de glicemia capilar,  odontologia, enfermagem, fonoaudiologia, psicologia, nutrição e educador físico.

O palestrante da noite foi, Doutor José Carlos de Freitas, médico de saúde da família, naturológo,  professor, que atua na assistência com atendimento em urologia, e apresentou a palestra com o tema: “Prevenção ao câncer de próstata”, sendo finalizada com uma roda de conversa entre a categoria de alternativos e o profissional da medicina, que esclareceu  dúvidas relacionadas a saúde dos homens, tendo sido conduzida de forma dinâmica e participativa. Ele ainda alertou sobre a importância dos exames laboratoriais e de imagem para que seja realizado um diagnóstico rápido e preciso.

A secretária de Saúde Albarina Kelly explicou que durante  todo o mês de novembro aconteceram atendimentos e atividades educacionais em todas as Unidades Básicas de Saúde do município, com o objetivo de desmistificar o preconceito que o homem tem de procurar um médico para lhe atender, ações como estas são de suma importância para incentivo à prevenção do câncer de próstata conscientizando todas as pessoas, principalmente os homens, da necessidade da prevenção e do diagnóstico precoce da doença.

Ascom Alhandra