O prefeito de Alhandra, Renato Mendes, abriu nesta quarta-feira (22) a 6ª Conferência Municipal de Saúde que abordou o tema “Saúde começa em Você”. Durante o discurso, o gestor falou sobre as ações e investimentos do seu governo na saúde e pediu a união entre os servidores. Ele ainda anunciou que a frota do Samu será renovada.

O evento foi organizado pela Secretaria de Saúde, que tem a frente a secretária Albarina Kelly, em parceria com outras secretarias. A conferência proporcionou aos participantes uma troca de experiência que será transformadora na prática do pensar em saúde, no conceito mais amplo da palavra. Ou seja, saúde como qualidade de vida. A participação da população, do vice-prefeito Lêdo Salvino, de Gorete Mendes que representou o deputado Branco Mendes, da presidente do Conselho Municipal de Saúde, Jailma Leonardo, além da participação de vereadores, coordenadores e secretários, tornou a conferência democrática e significativa.

O prefeito parabenizou a realização da conferência e destacou o empenho de sua gestão para manter uma saúde de qualidade e voltada para o bom atendimento.

“Eu peço a todos vocês servidores e os novos concursados, que estão chegando agora, a união. Vamos dar as mãos e pensar apenas em políticas públicas para a Saúde e não na política partidária. Alhandra tem uma estrutura boa e um povo que precisa ser bem tratado. Então, vamos unir forças para prestar um bom atendimento aos nossos alhandrenses que são humildes e trabalhadores”, disse o prefeito.

Ainda durante o discurso, Renato Mendes frisou que apesar das dificuldades financeiras que o país e os municípios passam, ele não estar deixando de honrar os compromissos com o pagamento dos servidores em dia e investimentos em vários setores.

“Trago aqui o nosso compromisso com a saúde. É normal que o pais enfrenta dificuldades e Alhandra não seria diferente. Para se ter uma ideia, boa tarde da saúde é bancada pelo próprio recurso, a exemplo do hospital. Tenho buscado parceria a exemplo do governo do Estado para que possamos melhorar o atendimento do hospital. Uma policlínica, além do CEO, que funciona hoje com 13 especialidades tudo isso bancado com dinheiro próprio. O governo federal cria os programas sociais e joga a responsabilidade para os municípios. Hoje eu trago o meu compromisso e faço mais uma vez o apelo: vamos dar as mãos porque tratar bem é obrigação nossa”, falou Renato Mendes.

O prefeito destacou que a frota do Samu será renovada, que ao assumir a administração em janeiro deste ano, estava deteriorada, e ainda reforçou o compromisso ao manter os oitos PSFs funcionando na cidade e zona rural.  “Vamos manter o âncora de vieira, de sobradinho, de mata de garaju e vamos manter o acai sem fechar subauma e estamos procurando melhorar a estrutura do hospital. Mesmo com dificuldades, estamos mantendo a policlínica e precisamos apenas ter mais a questão de união. Estamos aqui para melhorar o nosso município para que juntos possamos ampliar a saúde, com a melhoria da receita em 2018”, destacou o gestor.

Para a secretaria de saúde de Alhandra, Albarina Kelly, a Conferências de Saúde teve como objetivo analisar a situação de saúde e estabelecer diretrizes, ou seja, indicar caminhos para atingir desejos e necessidades expressas pela população. Ela disse ainda que para isso é necessário o debate entre diferentes grupos de interesse e a construção de pactuações no estabelecimento de prioridades.

“Realmente, a conferência acontece como deve ser, com debates, propostas e diretrizes para um melhor funcionamento da saúde pública no município. Foi muito proveitoso e pertinente  o encontro que  se tornou um momento de reflexão para os nossos deveres enquanto governantes. Temos hospital, policlínica, Samu e PSFs e o evento visa propiciar a ampla participação da população na discussão das necessidades de saúde e na elaboração de propostas para prestarmos um serviço ainda mais de qualidade”, lembrou a secretária.

Ao falar sobre a conferência, o presidente da Câmara Municipal de Alhandra, o vereador Valfredo José, destacou a importância do encontro afirmando que serve para diagnosticar as dificuldades e problemas inerentes à saúde.

“Este é o local de nós, através dos profissionais que fazem a saúde todos os dias, discutir os problemas e tentar resolvê-los. Com todas as dificuldades Alhandra tem tido uma atenção especial para com a saúde e as coisas têm acontecido. Não tenho dúvida que com o total apoio que o prefeito está dando iremos tentar uma solução para os casos detectados”, falou o vereador.

 

 

 

Ascom Alhandra