94E1AF8C D54F 4560 BC9F 6A1C912769FA 620x349

A Prefeitura de Alhandra, através da Secretaria de Saúde do Município, realizou entre os dias 13 e 14, a 1ª Oficina sobre Vigilância Alimentar e Nutricional destinada aos 30 agentes comunitários de saúde das 8 unidades básicas de saúde.  Durante os dois dias de evento, os agentes receberam informações atualizadas sobre segurança alimentar e nutricional, educação alimentar e nutricional.

No treinamento comandando pelo nutricionista Edgar Tito de Oliveira Neto, os agentes foram instruídos na utilização do instrumento imagético para oficinas nas equipes, apresentação e aplicação do novo guia alimentar para população Brasileira, preenchimento e utilização dos marcadores de consumo alimentar e ficha de cadastro e acompanhamento nutricional, implantação do SISVAN – Sistema de Vigilância.

No final da oficina, os 30 agentes comunitários de saúde foram capacitados e comprometidos com a implementação da Vigilância Alimentar e Nutricional no município. Alimentar e Nutricional e qualificação no protocolo do método antropométrico.

Edgar Tito de Oliveira Neto é sanitarista da Secretaria de Saúde de João Pessoa e docente da Faculdade Internacional da Paraíba (FPB), premiado pelo MDS e pelo Ministério da Saúde na implantação dos Programas da PNAN – Política Nacional de Alimentação e Nutrição.

Vigilância Alimentar e Nutricional é identificar, monitorar e avaliar o consumo alimentar e o estado nutricional da população. Esse trabalho justifica-se por si só em decorrência da transição nutricional onde mais da metade da população Brasileira encontra-se com excesso de peso (vigitel 2014) e junto a isso o aumento da prevalência de doenças crônicas não transmissíveis, como hipertensão, diabetes, hipercolesterolemia entre outras.

 

 

Ascom Alhandra