A Prefeitura de Alhandra, através da Secretaria Municipal de Saúde abriu, nesta terça-feira (14), a campanha Novembro Azul em alerta aos homens sobre a importância da prevenção do câncer de próstata. Com palestras e conscientização, tendo como público alvo das ações do dia os garis do município.

Durante o evento, o médico Dr. Lucas falou sobre a importância da prevenção do câncer de próstata, destacando a importância da prevenção. Os cerca de 20 participantes da palestra ainda passaram por uma triagem em enfermagem com exames de PSA e glicemia, avaliação nutricional e orientação sobre alimentação saudável.

A equipe de saúde ainda realizou testes rápidos, entregou kits de higiene bucal como escova e creme dental, houve a imunização dos homens e atendimento médico, com a solicitação de exames de PSA.

Além da equipe de apoio da Saúde, estiveram presentes prestigiando o evento, o vice-prefeito Lêdo Salvino e o vereador Edvaldo Salvino.

Com as recomendações, um dos garis se sentiu estimulado a cuidar mais da saúde. “Nunca fiz o exame de próstata, mas vou fazer agora. Uma parte é ignorância, porque é para nossa saúde e tem que fazer o mais rápido possível. Por isso é importante uma palestra dessas que nunca tivemos aqui em Alhandra. Um evento assim deve acontecer todos os anos”, considerou.

A recomendação da Saúde é de que os homens comecem a realizar exames de próstata de forma periódica a partir dos 40 anos. “Da mesma forma que as mulheres se cuidam e fazem exames, os homens também precisam. Quanto mais cedo atentar para a saúde da gente, melhor para prevenir e, se for o caso, tratar a doença de forma precoce”, ressaltou a secretária de Saúde, Albarina Kelly.

A secretária falou ainda sobre a necessidade de promover estas atividades durante o mês de novembro. “Nosso foco principal é promover uma mobilização entre os homens e incentivá-los a criar o hábito de procurar a atenção básica para realizar exames preventivos e ter um acompanhamento médico. Nada melhor que neste período oferecer a eles consultas e exames de forma mais acessível. Agora é a vez deles de se cuidarem!”, falou.

Para fazer exame do toque ou PSA (de sangue), basta procurar uma unidade básica, passar por consulta médica para solicitação do exame. Em seguida, realizar marcação na Secretaria de Saúde e fazer o exame no local indicado.

A Semana do Novembro Azul acontecerá nos dias 14, 21 e 29 de novembro tendo ações pontuais com grupo específico e na semana dos dias 27 a 30 terá o objetivo de conscientizar todos os homens em relação a Saúde do Homem e Prevenção do Câncer de Próstata.

 

 

Ascom Alhandra