Ao longo deste sábado (21), a Secretaria Municipal de Saúde de Alhandra realizou o Dia D da Campanha de Vacinação Antirrábica em cães e gatos, que tem como objetivo evitar casos de raiva animal e a transmissão da doença para humanos.

A Secretária de Saúde Albarina Kelly falou da importância da vacina nos animais. “A vacina é o principal instrumento de prevenção e controle da raiva animal e por isso a necessidade de que as metas sejam cumpridas e a importância do engajamento de todos nessa campanha”, explicou.

A campanha teve início no dia 09 de outubro, começando pela Zona Rural do município e irá se estender até o final do mês, tendo como meta é vacinar 3.000 mil animais.

A vacina contra a raiva é gratuita e muito importante. Devem ser imunizados cães e gatos a partir de três meses de idade. A raiva é uma doença fatal causada por vírus.

Embora, nos dias de hoje, a raiva seja uma doença considerada um tanto incomum, ela ainda é tida como uma grande preocupação por parte dos donos de pets. Incurável nos animais e fatal em 100% dos casos, a doença é uma zoonose e, portanto, também pode afetar os seres humanos – sendo que a vacina antirrábica é, ainda hoje, a sua única forma de prevenção.

Transmitida por meio da saliva dos animais contaminados, a raiva é passada, principalmente, pela mordida dos animais doentes – sejam eles gatos ou cães. Nos cachorros e no homem, o vírus da doença pode permanecer encubado por até 2 meses antes que os seus sintomas (também bastante similares) comecem a aparecer; sendo que, nos gatos, a doença destaca sinais diferenciados, mas não menos agressivos.