A Prefeitura Municipal de Alhandra, por meio da Secretaria de Saúde realizou nesta quinta-feira (28) a 1ª Caminhada em alusão ao Setembro Amarelo, com o tema “Todos pela Vida”, visando conscientizar e prevenir o suicídio. O evento contou com a colaboração das Secretarias de Educação, Bem Estar Social, Comunicação, Trânsito, Transporte, Diretoria de Cultura e eventos, vereadores, diretores e coordenadores das secretarias e departamentos.

A estatística dos casos de suicídio é silenciosa, mas quando se busca os dados percebe-se que é angustiante. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), 32 pessoas se suicidam por dia no Brasil, ou seja, 01 a cada 45 minutos.  Infelizmente, Alhandra não ficou de fora, só esse ano, já foram registradas três tentativas de suicídio.

Por todos os dados acima enfatizados, a Secretaria de Saúde de Alhandra incluiu no calendário de atividades o Setembro Amarelo, por ser um mês alusivo à prevenção ao suicídio, e ser considerado uma questão de saúde pública.

Ainda durante o evento, a Secretária Albarina Kelly homenageou Josivânia Castro, por ter sido um exemplo de mãe, na luta incansável pela vida da sua filha.

Alhandra dispõe de profissionais na área de psicologia e psiquiatria para estabelecerem condução terapêutica no próprio município, estabelecendo parceria com os professores da rede de ensino de Alhandra para identificarem mudanças de comportamento no alunado. Além destes profissionais, a Saúde Municipal ainda conta com a colaboração dos profissionais do CREAS, CRAS, SCFV da Secretaria do Bem Estar Social.

Os alunos da Escola Municipal Zélia Correia do Ó e Escola Estadual Renato Ribeiro Coutinho abrilhantaram a caminhada do Setembro Amarelo apresentando uma paródia e uma canção com o tema: Luta pela Vida.

A Secretária de Saúde, Albarina Kelly Pereira de Lima, enfatizou que todas as Unidades básicas de Saúde (PSF), NASF, CAPS, SAMU, Hospital e a Policlínica estão de portas abertas para ajudar e acolher todas as pessoas que precisarem de assistência nesta área, desejo esse evidenciado pelo prefeito Renato Mendes, que apoia a gestão em todos os momentos, sendo ele o maior propagador do lema: Alhandra de mãos dadas para construir um novo tempo, combatendo e prevenindo o suicídio, entendendo que nenhum de nós é tão forte quanto todos nós juntos!

Ascom PMA