A Secretária de Saúde do município de Alhandra, Albarina Kelly, se reuniu com a equipe da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) nesta terça-feira (01) para discutir o avanço do projeto de pesquisa sobre a febre amarela na cidade.

O projeto visa o acompanhamento de pessoas que no último ano realizaram a vacinação imunológica contra a doença, observando se durante os 10 anos seguintes o mesmo paciente apresenta ou não alterações em seu sistema de imunidade.

Dr. Luiz Camacho, Mestre em Saúde Pública e um dos responsáveis pelo setor epidemiológico da Fiocruz, no Rio de Janeiro, citou que “a experiência em Alhandra pode valer muito para conduzir pesquisas, produzir formação e contribuir para o país”.

O médico também informou que no ano passado os números de pacientes sendo acompanhados foram baixos, e neste ano, com o total auxílio da Prefeitura Municipal 611 das 802 pessoas vacinadas estão sendo cuidadosamente assistidas.

“A importância da prontidão do Prefeito Renato Mendes e da Secretária de Saúde Albarina Kelly tem sido imprescindível em nossas pesquisas. Cada pessoa vacinada tem sido complementada com a atenção dos profissionais de saúde do Munícipio e de alguns enfermeiros da Fiocruz. A participação ativa da Secretaria é importante para o andamento e retorno de nosso trabalho” relatou Dr. Camacho.