SAÚDE

 

O Centro de Especialidade Odontológica (CEO) de Alhandra encerrou 2017 com números recordes de atendimento a população alhandrense. Sob o comando da odontóloga Luciana Marsicano, no ano passado, foram realizados 2.983 procedimentos odontológicos.

Em 2017, o CEO entregou mais 200 próteses dentárias, onde foram feitos mais 1.200 atendimentos. O cuidado com a saúde bucal dos alhandranses é uma preocupação constante da Prefeitura Municipal de Alhandra, onde a rede municipal de saúde conta com o Centro de Especialidade Odontológica (CEO tipo I), com diversas especialidades como cirurgia bucomaxilofacial, endodontia, radiologia, periodontia, estomatologia, tratamento à pessoa com deficiência, serviços de diagnóstico bucal, realização de biópsias e prótese dentária.

“O tratamento oferecido nos Centros é uma continuidade do trabalho realizado pelas equipes de saúde bucal das Equipes de Saúde da Família. Os profissionais da Atenção Básica são responsáveis pelos atendimentos aos pacientes e pelos encaminhamentos dos casos mais complexos aos centros especializados. Nossa perspectiva neste ano é ampliar o centro de especialidade para oferecer melhorias à população onde em breve faremos parcerias com universidades para dar um suporte maior aos casos mais complexos”, falou a coordenadora Luciana Marsicano.

O prefeito Renato Mendes disse que desde o início da sua gestão vem investindo na saúde e tem dado uma atenção especial a estruturação do CEO. O Centro foi reestruturado, ganhou novos equipamentos e uma equipe altamente preparada e capacitada para atender mais e melhor aos alhandrenses.

“O propósito é melhorar ainda mais a saúde e qualidade de vida de todos os munícipes. É nessa perspectiva que estamos trabalhando em conjunto para ampliar o atendimento no CEO e em toda rede de saúde. Na minha gestão licitamos mais de R$ 1,5 milhão para a compra de equipamentos para a saúde de Alhandra. Agora, o CEO está sendo coordenado pela competente cirurgiã-dentista Dra. Luciana, o nosso povo voltou a sorrir”, comemorou o prefeito.
O CEO oferece de segunda a sexta das 8h às 16h atendimento nas seguintes especialidades: Raio X, cirurgião buco-maxilo-facial, prótese, endodontia, radiologia, urgência e emergência.

Para ser atendido no CEO, o paciente precisa ter o encaminhamento do PSF, com exceção das urgências e emergência, o agendamento será feito para especialidades encaminhadas.

O CEO faz parte do programa Brasil Sorridente, garantindo ações de promoção, prevenção e recuperação da saúde bucal da população brasileira. O Brasil Sorridente reúne uma série de ações para ampliação do acesso ao tratamento odontológico gratuito, por meio do Sistema Único de Saúde (SUS).

  

O prefeito de Alhandra Renato Mendes (DEM) presenteou a população alhandrense no último dia de 2017, apresentando a nova frota do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), mais uma conquista da gestão, através da parceria com o Governo Federal, intermediada pelo deputado Efraim Filho.

Renato Mendes lembrou que instalou e inaugurou o Samu de Alhandra em 2012, quando encerrou o seu segundo mandato de prefeito, mas, em quatro anos da gestão anterior as unidades ficaram sem manutenção e uma delas foi deixada completamente sucateada.

No mês de setembro deste ano, Renato Mendes incansável na busca de benefícios para o município, participou de reuniões com o ministro da Saúde, Ricardo Barros, com o presidente do Fundo Nacional de Desenvolvimento (FNDE), Silvio Pinheiro, e conquistou a renovação da frota do Samu de Alhandra após apresentar as imagens de como encontrou as unidades, e também a liberação para construção de duas novas escolas municipais.

Quando Renato Mendes assumiu encontrou a unidade completamente sucateada

“Quando reassumi a prefeitura de Alhandra no primeiro dia de 2017 e vi tudo que realizei em 8 anos de administração abandonado nos quatro anos da gestão passada, resolvi correr atrás e reconstruir a cidade, melhorar os serviços, realizar as principais obras e uma das nossas lutas foi pela renovação do Samu, e hoje, no último dia de 2017, recebemos essa nova frota e fechamos o ano com chave de ouro. Agora é trabalhar ainda mais por um 2018 ainda melhor para nossa população”, disse Renato.

O Prefeito ainda ponderou como “urgente e necessária” toda e qualquer conquista da saúde pois o rápido atendimento pode ser decisivo na hora de salvar vidas.

“Alhandra assim como todo o país continua atravessando essa forte crise econômica, mas não podemos parar muito menos os investimentos na saúde. Apesar dos recursos limitados, estamos investindo na reconstrução da saúde e agora conquistando essa melhoria, e se Deus quiser vamos seguir, no mesmo compasso, trabalhando em prol da população e da reconstrução do nosso município”, garantiu o prefeito.

Renato Mendes ainda afirmou que essas conquistas e outras que ainda estão por vir em parceria com o Governo Federal, tem o apoio do deputado Efraim Filho.

“Tenho dito que Alhandra vive um tempo de desenvolvimento, de trabalho e de respeito pelo seu povo. A cidade caminha para um futuro promissor com qualidade de vida, obras, serviços e ações. Só tenho que agradecer a Deus e ao nosso povo por nos permitir mudar a história dessa gente que escolheu o melhor para o município, por isso a cada minuto busco honrar a confiança de cada um alhandrense”, afirmou Renato Mendes.

 

 

Orientar sobre os cuidados preventivos, avaliar condições, detectar fatores de risco, bem como incentivar a adoção de hábitos saudáveis: esses foram os principais objetivos da Feira da Saúde, realizada neste domingo (17), com diversos serviços gratuitos oferecidos à população.

É mais uma iniciativa da Prefeitura Municipal de Alhandra, por meio da Secretaria de Saúde, levando os serviços e atendimentos até os moradores.

O evento contou com a participação de diversos segmentos de profissionais: enfermeiros, dentistas e ASB, técnicos de enfermagem, ACS a equipe do NASF, além dos coordenadores. A Feira ainda teve um circuito de atividades, com verificação da pressão arterial, teste de glicemia, verificação de peso, altura e porcentagem de gordura corporal, e também mamografia, exames e consulta com otorrino, ultra-Sonografia, aulão de aeróbica, odontomóvel (procedimentos de odontologia), entrega de Kits de higienização e escovação, vigilância em saúde com testes rápidos, orientação para promoção da saúde e prevenção de doenças.

As atividades contaram com o apoio do Samu e da Guarda Municipal. E ainda prestigiaram o evento o deputado Branco Mendes e os vereadores Cláudio Januário e Valfredo José.

Albarina Kelly, secretária de Saúde, falou sobre o objetivo da feira em possibilitar acesso gratuito e rápido a vários exames e procedimentos para prevenir e diagnosticar doenças.

Esse evento encerra o calendário de atividades externas da Secretaria de Saúde em 2017. A secretária Albarina agradeceu primeiramente a Deus, ao prefeito Renato Mendes pelo apoio, aos profissionais de saúde e a toda população que prestigiou mais um evento organizado pela Saúde para o povo de Alhandra e conclui dizendo que “nenhum de nós é tão forte como todos nós juntos”.

 

A Prefeitura Municipal de Alhandra (PMA) realizou nesta sexta-feira (15) uma atividade especial de fim de ano, surpreendendo cerca de 120 idosos de Alhandra e Mata Redonda que são atendidos pelo Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF), com um passeio de catamarã até Areia Vermelha, na cidade de Cabedelo, além de almoço na praia do poço e atividades no mar. O prefeito Renato Mendes fez questão de acompanhar o grupo de idosos e se emocionou ao ver a alegria nos rostos de cada um, muito deles afirmaram que nunca tinham pisado na areia da praia, ou visto o mar. O deputado estadual Branco Mendes também prestigiou o evento.

“Foi realmente um dia emocionante, feliz e produtivo para nossos idosos. Eu só tenho que agradecer a Deus por poder proporcionar e acompanhar está ação que ficará marcada na vida de cada um. Quero parabenizar todos que trabalharam para realizar mais alegria na vida desses idosos. Cada relato, cada palavra de agradecimento que ouvi hoje aqui, ficarão eternizados em meu coração. Todo esse gesto de carinho nos fortalece e nos faz querer fazer mais e melhor por nossa população alhandrense”, afirmou o prefeito Renato Mendes.

A programação especial foi organizada pelo NASF com o total apoio da Secretaria de Saúde.

De acordo com Albarina Kelly, secretária de Saúde, essa atividade coletiva foi pensada para ofertar saúde na interação indivíduo e meio ambiente, onde a OMS define saúde como sendo o estado de completo bem-estar físico, mental e social. “Ver a satisfação e alegria de cada usuário não tem preço. É um fortalecimento de vínculo da gestão com os usuários que conta com a dedicação de uma equipe qualificada durante o ano todo”, destacou Albarina.

A coordenadora do Nasf, Cleidilene Lacerda, parabenizou sua equipe, agradeceu ao prefeito Renato Mendes e a Secretaria de Saúde por todo apoio na organização.

“Alguns desses idosos vieram à praia pela primeira vez, então garantir esse acesso ao lazer e entretenimento de forma segura, assistida, tem sido um dos nossos grandes objetivos no atendimento durante todo ano ao público da melhor idade. Muitas vezes esses eventos são trabalhosos, mas ver a satisfação e a alegria deles ao participarem desses encontros nos mostra que vale a pena”, frisou Cleidilene.

Na ocasião, também estiveram presentes, o presidente da Câmara Municipal Valfredo José, além dos vereadores Moises Marinho, Duy Braga e Claúdio Januário.

 

Os profissionais que integram as equipes do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), no município de Alhandra participaram na noite desta sexta-feira (08) de uma confraternização para comemorar o êxito dos bons serviços prestados à população em 2017.

O evento aconteceu no pátio da base do órgão e contou com a presença do prefeito de Alhandra, Renato Mendes, do secretário do Núcleo de Mata Redonda Alberto Jorge e do chefe de gabinete Iaggo Bruno. A secretária de Saúde, Albarina Kelly recepcionou os profissionais do Samu e seus familiares.

O prefeito Renato Mendes cumprimentou todos os presentes e parabenizou as equipes pelo excelente trabalho desenvolvido. “O Samu é um dos órgãos mais importantes da cidade porque salva vidas e oferece assistência à toda população de forma rápida e eficiente. Isso dá segurança aos cidadãos alhandrenses. Eu só tenho que parabenizar esses profissionais pelo empenho e esforço e, principalmente pela dedicação de salvar vidas”, disse o prefeito.

A secretária de Saúde, Albarina Kelly, aproveitou a oportunidade para agradecer o empenho de cada funcionário. “É um momento de nos agradecermos e também comemorar o êxito nos serviços prestado a população do nosso município, eles são verdadeiros heróis que dedicam suas vidas para salvar vidas” disse a secretária.