SAÚDE

 

A Prefeitura Municipal de Alhandra (PMA) realizou através da Secretária de Saúde um amplo atendimento na campanha de multivacinação para imunizar crianças e adolescentes. O Dia D da campanha ocorreu neste sábado (16).

O Dia de Mobilização Nacional da Campanha de Atualização de vacinas busca atualizar as cadernetas de jovens que necessitam, ainda, tomar doses de imunização contras diversas doenças.

Foram abertos os Postos de Saúde da Família (PSFs) do Centro I, Nova Alhandra, Subauma, e Mata Redonda 2, local onde foi disponibilizadas vacinas para crianças e adolescentes até 14 anos.

A secretária Albarina Kelly destacou também o trabalho das equipes de Saúde para garantir as cadernetas de vacinação sempre em dia. “Quando o assunto é saúde e envolve crianças, fazemos o máximo para que todos sejam atendidos da melhor forma possível e principalmente com imunização. Agradecemos ao Prefeito Renato Mendes pelo apoio na realização de todas as ações da Secretaria de Saúde que tem como maior objetivo cuidar dos cidadãos alhandrenses”, destacou.

Essa campanha do Ministério da Saúde tem a meta de resgatar todas as crianças e adolescentes não vacinados e, com isso, iniciar ou completar os esquemas de vacinação, garantindo a imunização contra várias doenças comuns nessas fases da vida.

 

 

 

Ascom PMA

 

Visando melhorar e qualificar os atendimentos oferecidos aos usuários e profissionais da área, a Prefeitura Municipal de Alhandra vem realizando melhorias e reformas nas estruturas das unidades de Saúde do município e, nesta terça-feira (12) a Unidade Básica de Saúde (UBS) do Sítio Vieira, localizado em Mata Redonda, foi reaberta com uma nova estrutura e nova equipe de atendimento.

Ação faz parte do trabalho de reaparelhamento e reestruturação das Unidades Básicas de Saúde do município, a fim de aperfeiçoar o atendimento à população alhandrense.

Ainda durante o dia de hoje, a Secretaria de Saúde realizou na UBS âncora do Vieira ma Ação de Saúde com de consultas médicas, distribuição de medicamentos, atendimento de enfermagem, verificação de pressão arterial, glicemia capilar, vacinas para crianças e adultos, marcação de exames laboratoriais, atendimento odontológico, palestra de odontologia abordando orientações sobre escovação e distribuição de kits Colgate.

Estiveram presentes na ação a secretária de saúde, Albarina Kelly, profissionais da Atenção Básica, além dos Coordenadores de vigilância em Saúde e Atenção Básica da Secretaria de Saúde do Município de Alhandra.

Na ocasião, a nova equipe que atenderá na UBS do Vieira foi apresentada, com médico, enfermeira, dentista, além da equipe domiciliar que visitará pacientes que residem na região do sitio Vieira e sítio Riacho.

O prefeito Renato Mendes destacou que o trabalho de reconstrução de Alhandra está apenas no começo.

“O trabalho não vai parar, pois iremos realizar muitas obras importantes na área da saúde, infraestrutura, educação e as ações em diversas áreas já é uma realidade para o nosso povo. Quero destacar que entregar essa unidade de saúde mostra realmente o tamanho do nosso compromisso com a população que sabe da nossa responsabilidade com a saúde municipal. Agora digo a todos, este é um novo tempo, com melhorias e muito trabalho e aqui peço a todos que cheios de força e união, continuemos trabalhando pelo povo de Alhandra, pois o que não me falta é vontade de fazer mais e melhor”, disse o prefeito.

Assessoria PMA

A Prefeitura de Alhandra, através da Secretaria Municipal de Saúde, realizou nesta terça-feira (05) a 1° Conferência Municipal de Vigilância em Saúde, que teve como tema central: “Vigilância em Saúde: direito, conquistas e defesa de um SUS público de qualidade”. A Conferência aconteceu no auditório da Pousada Paraíso dos Colibris, na cidade de Conde-PB.

Esse evento tem por objetivo propor diretrizes para a formulação da Política Nacional de Vigilância em Saúde e a tarefa de elaborar propostas a partir das necessidades de saúde e participar das diretrizes do Plano Plurianual (PPA), e do Plano Municipal de Saúde 2018/2021.

Estiveram presentes membros do Conselho Municipal de Saúde de Alhandra, prestadores de serviço, gestores, convidados e usuários do SUS, que juntos discutiram e encaminharam propostas para a melhoria de nossa cidade, estado e país.

A Secretária de Saúde Albarina Kelly, esteve presente durante todo o evento e destacou: “A participação de todos nessa primeira conferência é de extrema importância. Esse é um momento único para cada gestor e trabalhador da área. Cada palestra realizada durante o dia se torna um alicerce para fazermos cada vez mais no dia-a-dia uma saúde de qualidade em nosso Município. Agradeço o apoio contínuo do Prefeito Renato Mendes, que se mostra sempre solícito as demandas de nosso povo, nos acompanhando e oferecendo todo suporte necessário. Estamos construindo um novo tempo, porque todos juntos somos mais fortes”.

 

 

 

Ascom PMA

A Secretária de Saúde do município de Alhandra, Albarina Kelly, se reuniu com a equipe da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) nesta terça-feira (01) para discutir o avanço do projeto de pesquisa sobre a febre amarela na cidade.

O projeto visa o acompanhamento de pessoas que no último ano realizaram a vacinação imunológica contra a doença, observando se durante os 10 anos seguintes o mesmo paciente apresenta ou não alterações em seu sistema de imunidade.

Dr. Luiz Camacho, Mestre em Saúde Pública e um dos responsáveis pelo setor epidemiológico da Fiocruz, no Rio de Janeiro, citou que “a experiência em Alhandra pode valer muito para conduzir pesquisas, produzir formação e contribuir para o país”.

O médico também informou que no ano passado os números de pacientes sendo acompanhados foram baixos, e neste ano, com o total auxílio da Prefeitura Municipal 611 das 802 pessoas vacinadas estão sendo cuidadosamente assistidas.

“A importância da prontidão do Prefeito Renato Mendes e da Secretária de Saúde Albarina Kelly tem sido imprescindível em nossas pesquisas. Cada pessoa vacinada tem sido complementada com a atenção dos profissionais de saúde do Munícipio e de alguns enfermeiros da Fiocruz. A participação ativa da Secretaria é importante para o andamento e retorno de nosso trabalho” relatou Dr. Camacho.

 

 

Assessoria

 

O Centro de Especialidades Odontológicas (CEO) de Alhandra, foi reestruturado, ganhou novos equipamentos e uma equipe altamente preparada e capacitada para atender mais e melhor aos alhandrenses.

Coordenado, agora, pela cirurgiã-dentista e membro da Sociedade Brasileira de Odontologia de Pernambuco e Paraíba, com um vasto currículo de especialidades na Rede Pública, Luciana Marsicano, o CEO oferece à população tratamento especializado que até agora não estava disponível na rede pública.

 “Desde o dia 17 de julho que estou coordenando o CEO e a minha chegada marcou a reabertura do centro. Estamos reforçando o atendimento, e com a sensibilidade do prefeito Renato Mendes já temos melhoras significativas em todos os aspectos. Houve uma ampliação dos serviços, ambientes recuperados e equipamentos instrumentais novos adquiridos e outro raios-X. Estamos realizando 20 atendimentos por dia. Fizemos um levantamento e acreditamos que faremos cerca de 30 próteses por mês”, explicou Dra. Luciana Marsicano.

A equipe do Centro também conta com o conceituado cirurgião buco maxilo facial, Marcelo Dal Sasso Castilhos.

O prefeito Renato Mendes disse que o CEO cuidará da saúde bucal das pessoas do município, com profissionais capacitados que estarão atendendo a diversos procedimentos odontológicos. O gestor comentou que o propósito é melhorar ainda mais a saúde e qualidade de vida de todos os munícipes.

“Os administradores públicos devem ter consciência que a saúde começa pela boca. É nessa perspectiva que estamos trabalhamos em conjunto para melhorar e ampliar o atendimento no CEO e em toda rede de saúde. Na minha gestão estou licitando R$ 1,5 milhão para a compra de equipamentos para a saúde de Alhandra. Agora, o CEO está sendo coordenado pela competente cirurgiã-dentista Dra. Luciana, o nosso povo vai voltar a sorrir”, comemorou o prefeito.

O tratamento oferecido no Centro de Especialidades Odontológicas, oferecido pea Prefeitura Municipal de Alhandra, é uma continuidade do trabalho realizado pela Rede de Atenção Básica com as equipes de saúde bucal, que estão na Estratégia de Saúde da Família. Os profissionais da atenção básica são responsáveis pelo primeiro atendimento ao paciente e pelo encaminhamento ao CEO apenas em casos mais complexos.

O CEO oferece de segunda a sexta das 8h às 16h atendimento nas seguintes especialidades: Raio X, cirurgião buco-maxilo-facial, prótese, endodontia, radiologia, urgência e emergência. Os serviços serão ampliados, segundo a coordenadora, e em breve o local passará a contar com odontopediatria, periodontia e atendimento a pacientes especiais. 

“Estamos estudando a começar a atender aos sábados para facilitar para as pessoas que trabalham na semana e não têm condições de ser atendidas. Outra novidade que vamos implantar em breve é odontopediatria, pacientes especiais e periodontia. Vale ressaltar que os pacientes passarão primeiro pelos postos de saúde, que nos encaminharão os procedimentos de maior complexidade”, lembrou a coordenadora do CEO, Luciana Marsicano.

Para ser atendido no CEO, o paciente precisa ter o encaminhamento do PSF, com exceção das urgências e emergência, o agendamento será feito para especialidades encaminhadas. 

 

 

Ascom Alhandra