A campanha de vacinação contra a Influenza foi prorrogada em todo o país até o dia 9 de junho, segundo informações divulgadas pelo Ministério da Saúde. Em nota, o ministério diz que a medida foi adotada porque apenas 69,92% da população foi vacinada em todo país, e a meta é alcançar 90% dos grupos prioritários.

Porém, o município de Alhandra, no Litoral Sul da Paraíba, superou a meta nacional e imunizou 91,76% do público-alvo contra gripe. Com isso, o município ultrapassa a meta estabelecida pelo Ministério da Saúde, que era vacinar 90% da população que faz parte do grupo prioritário durante a Campanha Nacional de Imunização contra a Influenza.

A secretária de Saúde de Alhandra, Albarina Kelly, destacou o empenho de sua equipe e agradeceu ao prefeito Renato Mendes pelo apoio na campanha bem sucedida.

“Com muito trabalho e esforço fizemos diferente em nosso município, faltando 13 dias para o encerramento da nossa campanha, Alhandra já atingiu a meta com 91,76% de cobertura dos grupos prioritários, foram aplicadas 3,428 doses. faltando apenas 308 doses para realizar 100% da nossa meta. Perto do fim da campanha a imprensa destaca a baixa adesão à campanha de vacinação. Graça a Deus, nosso município foi diferente. Todo sucesso nesta campanha, foi resultado de um verdadeiro trabalho em equipe. Agradeço a toda minha equipe por ter saído de dentro das unidades fazendo busca ativa nos domicílios, já que muitos idosos não tinham como se deslocar até as unidades de Saúde, no presídio, escolas e creches. Isso mostra que Juntos Somos Fortes. Também quero agradecer ao Prefeito Renato Mendes pelo fundamental apoio desde o início, me dando forças para poder ser bem sucedida em minhas tarefas. Vamos continuar nosso trabalho, pois esse é o resultado de muitos que estão por vir”, destacou a secretária.

Ascom PMA

18425046_1331991623560251_2391589442931143912_n.jpg18447099_555642451489991_2381255309103307836_n.jpg18447589_1331991716893575_8918192526365698408_n.jpg

18447583_1331991640226916_1412940045053028065_n.jpg

O Dia D da Campanha Nacional de Vacinação Contra a gripe Influenza, na cidade de Alhandra, foi realizado neste sábado (13), com muita organização. Desde cedo, a equipe da Secretaria Municipal de Saúde deu início aos trabalhos e, às 8 horas da manhã, os três postos disponibilizados, sendo um na Praça Nossa Senhora da Assunção, ao lado da Câmara Municipal, Centro da Cidade, outro no Distrito de Mata Redonda, em frente a Unidade de Saúde da Família e o terceiro no PSF de Subauma, começaram atender a população.

A vacinação aconteceu até às 16h e contou ainda com uma homenagem ao Dia das Mães.

A secretaria de Saúde informou que, quem não conseguiu se vacinar hoje poderá ser vacinado ainda durante a semana, em qualquer um dos nossos oito PSFs da cidade, de segunda à sexta-feira, das 8h às 16h, pois a campanha segue até o dia 26.

A campanha iniciou no dia 17 de Abril em todas as unidades básicas de saúde, O Dia D foi realizado neste dia 13 de maio. “Vamos até o dia 26 de maio com nossa campanha de prevenção contra influenza, até o momento já vacinamos 65,34% da nossa meta, foram aplicadas 2,441 doses, já chegamos a 87, 93% de doses aplicadas em crianças, 87,23% doses aplicadas em idosos, 72,27% de gestantes e fizemos 118,46% de doses em profissionais de saúde”, destacou a secretária de Saúde, Albarina Kelly.

A meta nacional é vacinar 90% de todos os grupos prioritários, mas a secretária de Saúde Albarina Kelly busca os 100% por saber da importância da vacinação. “Esta semana começamos a vacinar os professores que são o novo grupo desta campanha, no sábado já vacinamos os funcionários do sistema prisional e os privados de liberdade do nosso município, e seguimos com nossa campanha para quem ainda não tomou sua vacina. Alhandra terminou o Dia D, com a melhor campanha em números de vacinação na região do Litoral Sul. Pedimos a conscientização da sociedade porque realmente a vacinação é muito importante para prevenirmos a doença e reduzirmos as complicações, adoecimento, internações, e as mortalidades decorrentes da gripe, principalmente, nos idosos”, destacou a secretária.

O objetivo da campanha é reduzir as complicações, as internações e as mortalidades decorrentes das infecções pelo vírus da influenza, conhecida popularmente como gripe.

Albarina ainda destacou que este ano, um dos pontos positivos foi a inclusão dos professores da rede pública e privada no público alvo da campanha.  “Aproveito também o momento para agradecer ao Prefeito Renato Mendes pelo apoio no desenvolvimento das ações em saúde. Na ocasião nós da secretaria de saúde homenageamos as mães pelo seu dia, e pela a natureza de se tornarem seres muito especiais aos olhos de Deus”, pontou a secretária.

O público alvo da campanha inclui crianças de 06 meses a menores de 05 anos, gestantes em qualquer idade gestacional, mulheres no período de 45 dias após o parto, trabalhadores da área de saúde dos serviços públicos e privados, pessoas com 60 anos ou mais de idade, portadoras de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais independentemente da idade, população privada de liberdade e do sistema prisional, e os professores das escolas públicas e privadas que estão em sala de aula.

Para receber a vacina, será necessário levar o Cartão de Vacinação e Cartão SUS, e os portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clinicas especiais, precisarão levar também uma prescrição médica, especificando o motivo da indicação da vacina.

A vacina é fundamental contra a gripe, mas há contraindicações para alguns casos e as pessoas precisam ficar atentas a isso. Quem tem alergia grave às proteínas do ovo, por exemplo, não podem ser vacinadas porque se utiliza ovos de galinha no processo de produção da vacina e elas podem ter reações. As crianças menores de seis meses também não podem, assim como quem está com doenças febris agudas.

 

 

 


Ascom PMA

IMG_9895-620x465.jpgIMG_0021-620x465.jpgIMG_9806-620x465.jpg

 

O Hospital Municipal Alfredo de Almeida Ferreira, iniciou nesta sexta-feira (12) as comemorações da Semana da Enfermagem, na cidade de Alhandra.

O dia 12 de maio – Dia Mundial do Enfermeiro – marca o início de um período de atividades que prossegue até o dia 20, quando se comemora o Dia do Auxiliar e do Técnico de Enfermagem.

Para celebrar a data, a direção do hospital de Alhandra realizou ontem (12), uma emocionante homenagem aos funcionários do setor, iniciada com a fala da diretora do hospital, Elânia Lima, que na oportunidade agradeceu a todos pelo trabalho desempenhado com amor, dedicação e compromisso.

“Essa é uma homenagem singela da direção do Hospital, do prefeito Renato Mendes e de todos que fazem a gestão alhandrense a esses profissionais tão importantes e essenciais para o bem estar da sociedade. Tenho a satisfação de contar com profissionais envolvidos e dedicados que enobrecem a arte do cuidar no hospital”, declarou a diretora.

Na sequência, a coordenadora Luciene Ferreira, também fez sua homenagem aos dedicados profissionais que atuam no hospital.

A programação do dia também contou com a realização de dinâmicas, sorteios, entrega de brindes e um coffee break.

 

 

 

 

Ascom PMA

 dsadsadsa

A Prefeitura Municipal de Alhandra, através da Secretaria da Saúde, realiza o “Dia D” da Campanha nacional de Vacinação Contra a Gripe (Influenza), no próximo sábado (13), das 08h às 16h. Os pontos onde estarão disponíveis as vacinas são os seguintes:

  • Praça Nossa Senhora da Assunção, ao lado da Câmara Municipal, no Centro da Cidade.
  • No Distrito de Mata Redonda, em frente a Unidade de Saúde da Família
  • E no PSF de Subauma

O objetivo é reduzir as complicações, as internações e as mortalidades decorrentes das infecções pelo vírus da influenza, conhecida popularmente como gripe.

O público alvo da campanha inclui crianças de 06 meses a menores de 05 anos, gestantes em qualquer idade gestacional, mulheres no período de 45 dias após o parto, trabalhadores da área de saúde dos serviços públicos e privados, pessoas com 60 anos ou mais de idade, portadoras de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais independentemente da idade, população privada de liberdade e do sistema prisional, e os professores das escolas públicas e privadas que estão em sala de aula.

De acordo com a secretaria de Saúde, Albarina Kelly, a meta é vacinar mais de 90% de cada um dos grupos prioritários. Ela ressalta ainda a importância da vacinação. “Nossa meta é vacinar mais de 90% de cada grupo prioritário e pedimos a conscientização da sociedade porque realmente a vacinação é muito importante para prevenirmos a doença e reduzirmos as complicações, adoecimento, internações, e as mortalidades decorrentes da gripe, principalmente, nos idosos”, destacou a secretária.

Para receber a vacina, será necessário levar o Cartão de Vacinação e Cartão SUS, e os portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clinicas especiais, precisarão levar também uma prescrição médica, especificando o motivo da indicação da vacina.

A vacina é fundamental contra a gripe, mas há contraindicações para alguns casos e as pessoas precisam ficar atentas a isso. Quem tem alergia grave as proteínas do ovo, por exemplo, não podem ser vacinadas porque se utiliza ovos de galinha no processo de produção da vacina e elas podem ter reações. As crianças menores de seis meses também não podem, assim como quem está com doenças febris agudas.

Saiba mais sobre a Influenza

Influenza, comumente conhecida como gripe, é uma doença viral febril, aguda, geralmente benigna e autolimitada. Frequentemente é caracterizada por início abrupto dos sintomas, que são predominantemente sistêmicos, incluindo febre, calafrios, tremores, dor de cabeça, mialgia e anorexia, assim como sintomas respiratórios com tosse seca, dor de garganta e coriza. A infecção geralmente dura 1 semana e com os sintomas sistêmicos persistindo por alguns dias, sendo a febre o mais importante.

Os vírus influenza são transmitidos facilmente por aerossóis produzidos por pessoas infectadas ao tossir ou espirrar. Existem 3 tipos de vírus influenza: A, B e C. O vírus influenza C causa apenas infecções respiratórias brandas, não possui impacto na saúde pública e não está relacionado com epidemias. O vírus influenza A e B são responsáveis por epidemias sazonais, sendo o vírus influenza A responsável pelas grandes pandemias. Os vírus influenza A são ainda classificados em subtipos de acordo com as proteínas de superfície, hemaglutinina (HA ou H) e neuraminidase (NA ou N). Dentre os subtipos de vírus influenza A, os subtipos A(H1N1) e A(H3N2) circulam atualmente em humanos. Alguns vírus influenza A de origem aviária também podem infectar humanos causando doença grave, como no caso do A (H7N9).

 

Ascom Alhandra

Prefeitura Municipal de Alhandra

http://www.alhandra.pb.gov.br

 

 

O Núcleo de Apoio a Saúde da Família (NASF), da Prefeitura de Alhandra, no Litoral Sul da Paraíba, realizou nesta quarta-feira (10) uma grande festa em homenagem ao Dia das Mães, antecipando assim a comemoração oficial do próximo domingo (14).

O evento concentrou dezenas de mães assistidas pelo NASF, que participaram de um momento de lazer e descontração no ginásio municipal Gilberto Valério. Um farto e animado café da manhã foi servido para as homenageadas. Houve distribuição de brindes, atividades lúdicas e promoção à saúde. Todas as participantes agradeceram a homenagem e parabenizaram a organização do evento.

“Realizamos café da manhã saudável com eventos e dinâmicas, promovendo promoção da saúde e qualidade de vida. Houve também entrega de brindes para todas as mães presentes. Foi um momento de interação dos idosos com a gestão do prefeito Renato Mendes, que instalou um novo tempo em Alhandra”, ressaltou Cleidilene Lacerda, coordenadora do NASF e organizadora do evento.

A coordenadora explicou que para a realização do evento houve uma ação conjunta de toda equipe e também entre as secretarias municipais e contou com todo o apoio do prefeito Renato Mendes.

“Nossa gestão vive um tempo de união, parceria e amor pela população de Alhandra. Então, essa festa teve a parceria dos secretários da gestão e isso foi muito importante para o sucesso da festa. Ninguém vive só, por isso estamos unidos promovendo saúde e qualidade de vida para os alhandrenses. Meu muito obrigado a todos, em especial ao prefeito Renato, que se empenhou nessa singela homenagem as mães do Nasf”, agradeceu Cleidilene Lacerda.

O evento movimentou a cidade e os secretários municipais fizeram questão de estarem presente na Festa em Homenagem às mamães alhandrenses.

 

Ascom Alhandra

Prefeitura Municipal de Alhandra

http://www.alhandra.pb.gov.br