SAÚDE

 

A Prefeitura de Alhandra, através da Secretaria Municipal de Saúde abriu, nesta terça-feira (14), a campanha Novembro Azul em alerta aos homens sobre a importância da prevenção do câncer de próstata. Com palestras e conscientização, tendo como público alvo das ações do dia os garis do município.

Durante o evento, o médico Dr. Lucas falou sobre a importância da prevenção do câncer de próstata, destacando a importância da prevenção. Os cerca de 20 participantes da palestra ainda passaram por uma triagem em enfermagem com exames de PSA e glicemia, avaliação nutricional e orientação sobre alimentação saudável.

A equipe de saúde ainda realizou testes rápidos, entregou kits de higiene bucal como escova e creme dental, houve a imunização dos homens e atendimento médico, com a solicitação de exames de PSA.

Além da equipe de apoio da Saúde, estiveram presentes prestigiando o evento, o vice-prefeito Lêdo Salvino e o vereador Edvaldo Salvino.

Com as recomendações, um dos garis se sentiu estimulado a cuidar mais da saúde. “Nunca fiz o exame de próstata, mas vou fazer agora. Uma parte é ignorância, porque é para nossa saúde e tem que fazer o mais rápido possível. Por isso é importante uma palestra dessas que nunca tivemos aqui em Alhandra. Um evento assim deve acontecer todos os anos”, considerou.

A recomendação da Saúde é de que os homens comecem a realizar exames de próstata de forma periódica a partir dos 40 anos. “Da mesma forma que as mulheres se cuidam e fazem exames, os homens também precisam. Quanto mais cedo atentar para a saúde da gente, melhor para prevenir e, se for o caso, tratar a doença de forma precoce”, ressaltou a secretária de Saúde, Albarina Kelly.

A secretária falou ainda sobre a necessidade de promover estas atividades durante o mês de novembro. “Nosso foco principal é promover uma mobilização entre os homens e incentivá-los a criar o hábito de procurar a atenção básica para realizar exames preventivos e ter um acompanhamento médico. Nada melhor que neste período oferecer a eles consultas e exames de forma mais acessível. Agora é a vez deles de se cuidarem!”, falou.

Para fazer exame do toque ou PSA (de sangue), basta procurar uma unidade básica, passar por consulta médica para solicitação do exame. Em seguida, realizar marcação na Secretaria de Saúde e fazer o exame no local indicado.

A Semana do Novembro Azul acontecerá nos dias 14, 21 e 29 de novembro tendo ações pontuais com grupo específico e na semana dos dias 27 a 30 terá o objetivo de conscientizar todos os homens em relação a Saúde do Homem e Prevenção do Câncer de Próstata.

 

 

Ascom Alhandra

A Secretaria Municipal de Saúde do município de Alhandra divulgou o calendário de ações, campanhas e serviços que serão oferecidos nos meses de novembro e dezembro deste ano de 2017. Entre as atividades, estão previstas campanhas de prevenção a doenças, mobilizações, treinamentos e conferências, os trabalhos serão realizados de acordo com os calendários do Ministério da Saúde e da Secretaria Municipal.

De acordo com informações da secretária Albarina Kelly, a Semana do Novembro Azul acontecerá nos dias 14, 21 e 29 de novembro tendo ações pontuais com grupo específico e na semana dos dias 27 a 30 terá o objetivo de conscientizar todos os homens em relação a Saúde do Homem e Prevenção do Câncer de Próstata.

A Secretaria de Saúde desenvolvera ações através da Estratégia de Saúde da Família e o NASF sendo o público alvo homens.

Ações Pontuais que serão realizadas no mês de novembro em parceria com as seguintes secretarias:

  • Secretaria de Serviços Urbanos

Dia 14 - com os Garis

Na Secretaria de Saúde no horário das 17h às 20h

Serão atendidos os 20 funcionários

  • Secretaria de Educação

Dia 23 - com os Professores

Na Unidade de Saúde da Família Centro I,  das 08h às 15h

Serão atendidos 40 funcionários

  • Sindicato dos Alternativos

Dia 29 - com os Alternativos

Na Secretaria de Saúde 17h às 20h

Serão atendidos 50 homens

  • Policlínica Joaquina Francisca do Nascimento

Dia 20

Das 09h às 12h

  • Secretaria Municipal de Saúde realizará um Treinamento em Vigilância Alimentar e Nutricional.

Dia 13 e 14 de novembro

Das 08h às 16h

Local: Auditório da Secretaria Municipal de Saúde

Tema: Segurança Alimentar e Nutricional, Educação Alimentar e Nutricional,

Vigilância Alimentar e Nutricional

Método Antropométrica e Implantação do SISVAN- Sistema de Vigilância Alimentar e Nutricional

  • Semana Nacional de Mobilização no com até ao Aedes Aegypti

Com o tema : Combate ao mosquito é cuidar de você

Ações realizadas com a Secretaria de Educação e Secretaria de Bem Estar

Visando a prevenção e promoção à saúde.

  • Programa de Rádio (Com um representante de cada secretaria envolvida )

Local: Alhandra FM 87.9 - Programa Luiz Cláudio

Horário: 11h

Dia: 20.11

  • Gincana ( 20-11 )

Horário: 13:30h

Local: Ginásio Wilsão

  • Pitstop (21-11)

Local: em frente à base do Samu

Horário: 09h

  • Roda de conversa nas Escolas Estaduais ( 23-11)

Local: Escola Renato Ribeiro Coutinho/ Escola Barão do Abiaí / Escola Antônio Camelo

Horário: 19h

  • Mutirão de Limpeza com equipe do serviço de convivência e fortalecimento de vínculo do Bem Estar Social (24-11)

Local : Comunidade Santa Clara

Horário: 08h

  • Conferência de Saúde (22-11)

Local: Paradise

Horário: 09h

Tema: A saúde começa em você: direitos e deveres

Calendário do mês de dezembro

  • Dia Mundial Combate AIDS (1-12)

Local: Policlínica Joaquina Francisca do Nascimento

Horário: 08h às 12h

 2ª Jornada Interna de Odontologia (05-12)

Local: Auditório da Secretaria Municipal de Saúde

Horário: 09h às 17h

Tema: Medicina Bucal

 

Ao longo deste sábado (21), a Secretaria Municipal de Saúde de Alhandra realizou o Dia D da Campanha de Vacinação Antirrábica em cães e gatos, que tem como objetivo evitar casos de raiva animal e a transmissão da doença para humanos.

A Secretária de Saúde Albarina Kelly falou da importância da vacina nos animais. “A vacina é o principal instrumento de prevenção e controle da raiva animal e por isso a necessidade de que as metas sejam cumpridas e a importância do engajamento de todos nessa campanha”, explicou.

A campanha teve início no dia 09 de outubro, começando pela Zona Rural do município e irá se estender até o final do mês, tendo como meta é vacinar 3.000 mil animais.

A vacina contra a raiva é gratuita e muito importante. Devem ser imunizados cães e gatos a partir de três meses de idade. A raiva é uma doença fatal causada por vírus.

Embora, nos dias de hoje, a raiva seja uma doença considerada um tanto incomum, ela ainda é tida como uma grande preocupação por parte dos donos de pets. Incurável nos animais e fatal em 100% dos casos, a doença é uma zoonose e, portanto, também pode afetar os seres humanos – sendo que a vacina antirrábica é, ainda hoje, a sua única forma de prevenção.

Transmitida por meio da saliva dos animais contaminados, a raiva é passada, principalmente, pela mordida dos animais doentes – sejam eles gatos ou cães. Nos cachorros e no homem, o vírus da doença pode permanecer encubado por até 2 meses antes que os seus sintomas (também bastante similares) comecem a aparecer; sendo que, nos gatos, a doença destaca sinais diferenciados, mas não menos agressivos.

 

No dia do fisioterapeuta, comemorado nesta sexta-feira, 13 de outubro, a Prefeitura Municipal de Alhandra, através do Centro de Reabilitação, destaca a qualidade dos serviços oferecidos à população que deu um salto importantíssimo na área de fisio-ortopedia. Os pacientes chegam ao Centro mediante encaminhamento médico ou fisioterápico da rede pública de Saúde. Através do diagnóstico e dos dados clínicos é realizada uma avaliação com o fisioterapeuta, onde são traçados os objetivos do tratamento e conduta a ser tomada.

Na administração do prefeito Renato Mendes, o local ganhou novos equipamentos e um novo serviço no setor de pediatria. “Montamos uma estrutura para pediatria, tendo em vista que temos um público considerável de criança e por isso adquirimos algumas coisas que fizeram com que o ambiente ficasse mais lúdico para melhorar o atendimento a população”, disse Adriana Lucena, coordenadora do Centro e fisioterapeuta.

Conforme a Coordenadora, a fisioterapia é fundamental para reabilitar, porque além de acelerar o processo de recuperação, promove independência e qualidade de vida nas atividades cotidianas, ela destaca também a redução da fila de espera e a aquisição dos novos equipamentos, graças à atenção especial que o serviço tem recebido da administração municipal. “O prefeito Renato Mendes tem se empenhado para que a gente possa realizar o trabalho com maior qualidade e agilidade”, frisou Adriana Lucena.

Adriana ainda destacou que além de comemorar o Dia do Fisioterapeuta e o belo trabalho desenvolvido por estes profissionais, a Prefeitura vem promovendo ações para melhorar o atendimento à população, com valorização, qualificação e estruturação do setor adquirindo equipamentos modernos e essenciais para o sucesso do tratamento oferecido. “Quero parabenizar todos os fisioterapeutas que compõem o quadro da saúde de Alhandra e agradecer pelo tão importante trabalho que prestam à nossa população, que hoje conta com os melhores serviços oferecidos pelos melhores profissionais. Ser fisioterapeuta é ter o dom de cuidar das pessoas, amar o próximo e ver em cada olhar de tristeza, uma esperança”, destacou Adriana Lucena.

O prefeito de Alhandra, Renato Mendes, parabenizou todos os Fisioterapeutas e Terapeutas Ocupacionais pelo dia que os homenageia. “Parabéns a esses profissionais que fazem parte da nossa gestão e cuidam tão bem do nosso povo alhandrense”, disse Renato.

Já o deputado Branco Mendes destacou a importância do trabalho desses profissionais que na maioria das vezes conquistam resultados inimagináveis. “A fisioterapia reabilita o corpo humano e previne doenças ósseas e musculares. O desenvolvimento de técnicas próprias faz com que resultados impensáveis há alguns anos sejam alcançados com muito conforto pelos pacientes. Atletas que estariam condenados não fossem as intervenções desses abnegados profissionais voltam melhores e mais competitivos que antes. Cidadãos comuns que já não tinham esperança de uma vida normal passam por verdadeiros milagres de recuperação e voltam a conviver sem traumas com suas famílias. Por tudo isso, só tenho que parabenizar esses profissionais pelo seu mais que merecido dia”, disse o deputado.

Funcionamento

O Centro Municipal de reabilitação funciona de segunda a sexta das 8h às 16h. Para o paciente ter acessos aos serviços, ele deve levar um encaminhamento médico ou de um PSF com os documentos pessoais.

 

 

 

 

Ascom PMA

 

A Prefeitura Municipal de Alhandra (PMA) por meio da Secretaria de Saúde efetuou nesta quarta-feira (11), o pagamento do incentivo do Programa de Melhoria de Acesso e Qualidade da Atenção Básica, o PMAQ. Esse Programa tem como principal objetivo ampliar a qualidade da assistência à saúde para os usuários fortalecendo a estratégia de Saúde da Família no município e também qualificando e gratificando os envolvidos no desempenho do programa, onde os profissionais da Atenção Básica são primordiais no desenvolvimento do programa. Com isso, o Prefeito Renato Mendes reafirma seu compromisso com a valorização profissional em todas as áreas e a garantia do Prêmio de Qualidade e Inovação.

Todos os profissionais das equipes de Saúde da Família e do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (Nasf) foram contemplados pela Prefeitura Municipal, como forma de reconhecimento da importância do trabalho realizado para a efetivação da politica municipal de saúde pública em Alhandra.

O prefeito Renato Mendes disse que está fazendo cumprir a Lei que garante o repasse do incentivo financeiro do PMAQ aos profissionais de saúde, o qual está atrelado ao resultado da avaliação de desempenho das equipes.

“Estamos aqui para garantir todos os direitos de nossos servidores. Sabemos que, para a população ter um serviço de qualidade, que atenda suas necessidades diárias, precisamos que o funcionalismo trabalhe com todas as condições necessárias para que desempenhe seu papel da melhor forma possível. Mesmo com as dificuldades deste ano, estamos fazendo com que o município cresça ordenadamente, com planejamento e com a valorização dos que trabalham diariamente no atendimento ao nosso povo”, reafirmou o prefeito Renato Mendes.

Segundo a secretária municipal de saúde, Albarina Kelly, o repasse do PMAQ é uma forma de potencializar os profissionais a buscar melhorias na qualidade dos serviços de saúde e atendimento aos usuários.

 

 

 

Ascom PMA