Na última semana de janeiro, a Prefeitura Municipal de Alhandra celebrou um convênio com a Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) para elaboração do Plano Municipal de Saneamento Básico (PMSB).                                                      

A reunião para a organização do projeto foi realizada na sede da Prefeitura, com as  presenças do secretário de Infraestrutura Júnior Fernandes, secretário de meio ambiente Josinaldo Pontes, engenheiro civil Francis Araújo, a coordenadora do CRAS Polyana Rodrigues e a coordenadora do CREAS, Joana Darc Martins. Como representes da Universidade, compareceram a engenheira civil, Patrícia Cunha Feitosa e o sociólogo Rafael Leal Matos.

Na oportunidade, foram abordados diversos aspectos do município, e com base nestes levantamentos se elaborou um plano de trabalho e cooperação mútua. O PMSB é uma ferramenta indispensável para a gestão do saneamento e desenvolvimento saudável do município.

De acordo com o secretário de infraestrutura, Júnior Fernandes, a justificativa e importância desse projeto vem de uma determinação do Governo Federal onde diz que os municípios só receberão os recursos da união destinados ao saneamento básico, após a elaboração do PMSB.

“A partir da efetivação do projeto, tornaremos o município referencial para a obtenção do financiamento e valorizar o bom uso dos recursos públicos, através do planejamento e controle social”, afirmou o secretário.

É importante também esclarecer que o objetivo é viabilizar os recursos, por meio de diretrizes, metas e cronogramas para os investimentos, e reduzir as incertezas e riscos na condução da política municipal.