"Ilumina Alhandra" - Economia e eficiência é o foco do projeto piloto de iluminação que a Prefeitura Municipal de Alhandra (PMA) lançou nesta quarta-feira (03), através da Secretaria de Infraestrutura. A partir de agora, a população alhandrense contará com praças e ruas iluminadas por luminárias de LED, um projeto audacioso para o município que visa à implantação de lâmpadas em toda rede de iluminação pública.

A novidade foi anunciada pelo prefeito Renato Mendes, através das redes sociais com imagens da iluminação. “Lançado o projeto piloto da iluminação de LED da nossa amada Alhandra. O ano de 2019 será de paz e luz”, pontuou o gestor Alhandrense.

Os municípios que optam pela utilização de lâmpadas de led em sua iluminação pública conseguem reduzir em até 60% o valor das despesas com o consumo. Não obstante, é necessário um investimento extremamente superior no que diz respeito à compra das luminárias e lâmpadas de led. “Este é um projeto piloto para brevemente realizarmos uma universalização da iluminação pública na cidade com as luminárias de LED. Além de iluminarem melhor, elas consomem menos energia, gerando economia na conta de luz do Município. Também possuem maior durabilidade e uma estética urbanística mais bonita”, afirmou o Prefeito Renato, destacando ainda que todo projeto será implantado com recursos próprios do município.

No dia 21 de dezembro, a Secretaria de Infraestrutura de Alhandra efetivou o projeto ‘Praça da Gente’, com o intuito inovador e continuado de revitalizar e iluminar com lâmpadas de Led todas as praças da cidade, em parceria com a secretaria de Serviços Urbanos.

A Prefeitura e a SEINFRA visam elaborar um cronograma bastante extenso até que toda cidade possa contar com o uso deste material em 100% do seu território.

Até lá a Secretaria de Infraestrutura vai implantando aos poucos, tanto as lâmpadas como as luminárias de led, que possuem uma vida útil infinitamente superior.

O que muda com o LED?

Tecnicamente, a iluminação por luminárias de LED trará maior eficiência em luminosidade ao local. Medido em Lúmen, o fluxo luminoso com o LED é maior quando comparado ao fluxo com lâmpadas a vapor de sódio.

Enquanto a nova chega à medida de 130 Lumens por Watt (W), a iluminação convencional, com lâmpadas de vapor de sódio, atinge apenas 40 lumens por watt. Ao invés dos 280W utilizados por uma lâmpada de sódio, a de LED utiliza apenas 120W.

Ou seja, a nova tecnologia oferece melhor iluminação, com menor consumo de energia. A durabilidade das luminárias de LED chega a ser quase quatro vezes maior do que a de vapor de sódio, chegando a 55 mil horas (utilidade de 12 anos).