OBRAS

A Secretaria da Infraestrutura (Seinfra) da Prefeitura de Alhandra está intensificando as ações voltadas para a recuperação de ruas e do pavimento asfáltico em vários trechos, com o objetivo de amenizar os problemas causados pelas chuvas e também atender as demandas dos moradores.

 
 
 
Algumas ruas com os calçamentos danificados estão recebendo o serviço, a exemplo da Rua Salatiel Carneiro da Cunha (Rua da Bica), Cônego Fernando Passos, Claudionor Falsar, Hercílio Lundgren, Roldão Guedes e Carlos Soares de Lima, dentre outras, recebem serviços contínuos.
 
A revitalização das ruas de Alhandra é uma das prioridades da Prefeitura. As obras não param e beneficiam todas as regionais da cidade, afirma o secretário Júnior Fernandes.
 
“Este serviço visa regularizar a pavimentação já existente e que sofreu sem manutenção, a exemplo de parte da Claudionor Falsar, no trecho em frente a academia que simplesmente por falta de manutenção da gestão anterior ruiu e prejudicou a população, e também para manter o tráfego correto da população”, disse o secretário.
 
O prefeito Renato Mendes destaca que os problemas com a malha viária municipal eram diversos, mas a atual gestão tem uma atenção especial com essa necessidade das vias.
 
“Desde o início da gestão estamos realizando esse trabalho de recuperação das ruas, é um esforço que visa o bem estar da população e isso nos motiva a continuar trabalhando para oferecer o melhor. Vencemos muitos desafios e vamos continuar levando ainda mais benefícios para todos os cantos de Alhandra”, destacou Renato.
 
A gestão apela que a população colabore em não passar por cima do calçamento novo sem que esteja devidamente liberado. Caminhar no local sem que o cimento esteja 100% seco, danifica o serviço e causa prejuizo aos próprios moradores.
 

    

Com o objetivo de dar melhores condições de trafegabilidade, acesso, conforto e comodidade à população alhandrense, a Prefeitura Municipal de Alhandra (PMA), por meio da Secretaria de Infraestrutura (Seinfra) concluiu às obras de pavimentação da Travessa Ministro João Agripino, localizada no Centro da cidade.

Nesta terça-feira (19) o prefeito Renato Mendes (DEM) visitou a localidade e foi recebido com os cumprimentos agradecidos dos moradores da travessa.

Com isso, a gestão de Renato Mendes realiza um sonho antigo da população local que ganha qualidade de vida. Foram 74 metros lineares pavimentados com recursos próprios beneficiando diretamente dezenas de famílias.

Em outro ponto da cidade, no bairro Centro Alhandra, o prefeito acompanhou o início das obras de reurbanização do calçadão do ginásio “O Wilsão”. Na área, a prefeitura também irá reformar a Praça José Lenildo, fará a pavimentação do estacionamento e está prestes a concluir a pavimentação da Rua Creuzenice Januário Nunes e a regularização de calçadas na localidade.

 

 

“Quem estava acostumado a conviver com lama e poeira, agora vai poder viver com mais conforto e também com mais saúde. A obra da travessa João Agripino e essa obra que estamos iniciando hoje que compreende a área do ginásio, integram a nossa política de urbanização para garantir uma cidade cada vez mais bonita e com a população cada dia mais satisfeita com as ações da nossa gestão. Não estamos apenas realizando obras, estamos realizando sonhos. Os moradores sonhavam em ter suas ruas calçadas, pavimentadas, graças a Deus e ao planejamento da nossa equipe, estamos tornando realidade”, disse Renato Mendes.

 

Já o secretário Júnior Fernandes afirmou que a prefeitura vai continuar trabalhando para atender as principais demandas da população. “Estamos vivenciando este momento importante para o desenvolvimento do bairro e da cidade, as obras traduzem o compromisso da gestão com a população. A exemplo da pavimentação da travessa João Agripino, trata-se de uma obra pontual, que traz benefícios diretos para os residentes desta rua, era um antigo sonho que agora foi realizado, isso é percebido no semblante da população”, destacou.

Estiveram acompanhando a comitiva, os vereadores, Duy Braga, Cláudio Januário e Moisés Marinho.

Além dos secretários Iaggo Pinheiro, Neném de Dete, Valfredo José, Edivaldo Cavalcante, Dinho Barbeiro, o coordenador Beto Januário e vários outros integrantes da gestão.

    

Renato Mendes, prefeito de Alhandra

 

A gestão do prefeito Renato Mendes (DEM) deu início a segunda etapa dos serviços de reurbanização no Centro da cidade, onde já foi realizada a primeira etapa que buscou regularizar o nivelamento das ruas no entorno do ginásio “O Wilsão”.

A Secretaria de Infraestrutura, responsável pela obra, informou que os serviços a serem executados terão inicio com a reforma da Praça José Lenildo, construída pela gestão de Renato Mendes e que ficou literalmente abandonada pela gestão passada. Também será realizada a pavimentação do estacionamento, conclusão da pavimentação da Rua Creuzenice Januário Nunes e a regularização de calçadas na localidade. Todas essas obras e serviços têm previsão de investimento na ordem de R$ 150.000,00.

O secretário de infraestrutura, Júnior Fernandes informou que essa obra só foi possível após intervenção no nivelamento das ruas. “Agora, estaremos otimizando o espaço e transformando em um ponto turístico e de visitação de toda população. Essa área de entretenimento e esporte será destinada às famílias Alhandrenses”, disse o Júnior.

O prefeito Renato Mendes destacou que sua gestão tem o foco no bem estar da população. “Construímos essa praça no nosso mandato anterior, e infelizmente o local ficou abandonado e deteriorado pela falta de manutenção por quatro anos da gestão que me sucedeu, agora vamos fazer nossa obrigação que é revitalizar e devolver ao povo”, disse.

Moradora da localidade, a dona de casa Ângela, 45 anos, pontua os benefícios que passarão a ter com o término dos serviços. "Além de deixar a rua mais bonita, não teremos mais que enfrentar os problemas causados pela chuva e nossos filhos terão mais tranquilidade para brincar por aqui. Só tenho que agradecer ao nosso prefeito Renato Mendes", concluiu ela.

 

 

 

Ascom Alhandra

 

 

"Ilumina Alhandra" - Economia e eficiência é o foco do projeto piloto de iluminação que a Prefeitura Municipal de Alhandra (PMA) lançou nesta quarta-feira (03), através da Secretaria de Infraestrutura. A partir de agora, a população alhandrense contará com praças e ruas iluminadas por luminárias de LED, um projeto audacioso para o município que visa à implantação de lâmpadas em toda rede de iluminação pública.

A novidade foi anunciada pelo prefeito Renato Mendes, através das redes sociais com imagens da iluminação. “Lançado o projeto piloto da iluminação de LED da nossa amada Alhandra. O ano de 2019 será de paz e luz”, pontuou o gestor Alhandrense.

Os municípios que optam pela utilização de lâmpadas de led em sua iluminação pública conseguem reduzir em até 60% o valor das despesas com o consumo. Não obstante, é necessário um investimento extremamente superior no que diz respeito à compra das luminárias e lâmpadas de led. “Este é um projeto piloto para brevemente realizarmos uma universalização da iluminação pública na cidade com as luminárias de LED. Além de iluminarem melhor, elas consomem menos energia, gerando economia na conta de luz do Município. Também possuem maior durabilidade e uma estética urbanística mais bonita”, afirmou o Prefeito Renato, destacando ainda que todo projeto será implantado com recursos próprios do município.

No dia 21 de dezembro, a Secretaria de Infraestrutura de Alhandra efetivou o projeto ‘Praça da Gente’, com o intuito inovador e continuado de revitalizar e iluminar com lâmpadas de Led todas as praças da cidade, em parceria com a secretaria de Serviços Urbanos.

A Prefeitura e a SEINFRA visam elaborar um cronograma bastante extenso até que toda cidade possa contar com o uso deste material em 100% do seu território.

Até lá a Secretaria de Infraestrutura vai implantando aos poucos, tanto as lâmpadas como as luminárias de led, que possuem uma vida útil infinitamente superior.

O que muda com o LED?

Tecnicamente, a iluminação por luminárias de LED trará maior eficiência em luminosidade ao local. Medido em Lúmen, o fluxo luminoso com o LED é maior quando comparado ao fluxo com lâmpadas a vapor de sódio.

Enquanto a nova chega à medida de 130 Lumens por Watt (W), a iluminação convencional, com lâmpadas de vapor de sódio, atinge apenas 40 lumens por watt. Ao invés dos 280W utilizados por uma lâmpada de sódio, a de LED utiliza apenas 120W.

Ou seja, a nova tecnologia oferece melhor iluminação, com menor consumo de energia. A durabilidade das luminárias de LED chega a ser quase quatro vezes maior do que a de vapor de sódio, chegando a 55 mil horas (utilidade de 12 anos).

 

Com a intenção de tornar novamente os espaços públicos um lugar de convívio coletivo a partir de ideias dos próprios moradores, a Prefeitura de Alhandra, através da Secretaria de Infraestrutura e Secretaria de Serviços Urbanos lançou nesta sexta (21) o projeto ‘Praça da Gente’.

O projeto tem intuito inovador e continuado de revitalizar todas as praças da cidade, que foram abandonadas e consequentemente deterioradas na gestão anterior.

O início do trabalho começou com a recuperação da Praça Constantino Dantas, mais conhecida como ‘praça da igreja’, pois, está localizada em um dos pontos principais de Alhandra. O local foi revitalizado e recebeu iluminação em LED que proporciona modernidade, beleza e ainda reduz o custo com o consumo de energia.

Para o Secretário de Infraestrutura do município, Junior Fernandes, a cidade estará recebendo novos investimentos direcionados à coletividade.

"O projeto Praça da Gente é de grande valia, pois se trata de espaços destinados às famílias. Nas gestões anteriores do Prefeito Renato Mendes, foram construídas diversas praças na cidade com essa finalidade, mas, foram abandonadas, e todos lembram disso. Agora com essa ideia, nossa cidade receberá as praças restauradas e modernizadas. Deus tem nos orientado", disse.

Para o secretário de Serviços Urbanos, Neném de Dete, com essas intervenções as praças ganham vida e alegram o povo. "Estamos felizes em poder colocar em prática este projeto iniciando com a principal Praça de Alhandra. Nosso intuito é de sempre poder colaborar com nossa cidade”, destacou o secretário.

Todas as praças de Alhandra (exceto a ‘praça da igreja’), foram construídas pelo atual Prefeito Renato Mendes. Agora, com o novo projeto, as seguintes praças receberão reformas e modernização:

  • Praça de São Sebastião - Oiteiro;
  • Praça de eventos, conhecida como Praça de Gilberto - Oiteiro;
  • Praça José Lenildo ‘Praça do ginásio’;
  • Praça Givanildo Pontes ‘Praça de Nova Alhandra’;
  • Praça da Bíblia;