OBRAS

    

A Secretaria de Infraestrutura de Alhandra (Seinfra) iniciou um estudo para refazer uma obra de calçamento que foi realizada na gestão passada e também para iniciar obras de melhoria no entorno do ginásio de esportes ‘O Wilsão’, em Alhandra, no Litoral Sul.

Um levantando inicial constatou que houve um grave erro no calçamento da Rua Creuzenice Januário Nunes realizada pelo ex-prefeito, e que vem causando transtorno aos moradores no período chuvoso com as águas invadindo residências, devido ao trabalho mal feito e sem topografia que resulta em acúmulo de água e lama no local. Na terça-feira (17) foi realizado um estudo topográfico da área visando o rebaixamento do gride da rua para corrigir o problema e assim finalizar o calçamento.

“O que encontramos foi um total descaso com o dinheiro público. Um calçamento feito de maneira errada, sem se utilizar da boa engenharia trouxe inúmeros problemas à comunidade, principalmente no período de chuvas. Em 2011 quando eu era prefeito também construí a praça, mas na gestão que ficou no passado, o local foi abandonado e esquecido. Agora vamos fazer uma obra de verdade, revitalizando todo o complexo esportivo e entregar para a comunidade um espaço moderno para convivência e lazer dos moradores, além de uma rua com todo o serviço de saneamento e correção do erro deixado”, falou o prefeito Renato Mendes.

A área que compreende atualmente o ginásio, estádio e praça, foi construída nas gestões de Renato Mendes e do ex-prefeito e atual deputado estadual Branco Mendes, mas o local foi esquecido pela gestão anterior.  A praça, que foi construída em 2011 pelo então prefeito Renato Mendes, foi completamente abandonada. O espaço será reformado e ganhará novos equipamentos de academia ao livre, parque infantil, além de novo paisagismo e um grande estacionamento. O secretário de infraestrutura, Júnior Fernandes, também informou que será construído um campo de futebol society no local que se tornará um grande completo de esporte e lazer.

“Iniciamos os estudos para corrigir esse erro e aperfeiçoar os serviços oferecidos pela prefeitura neste complexo de equipamentos esportivos e de lazer. Estamos felizes pela oportunidade de resolver essa questão, lamentamos apenas os prejuízos causados pela execução errada do calçamento e o abandono literal da praça, quem conhece este local sabe exatamente o que estamos fazendo”, explicou o secretário Júnior Fernandes.

      

 

O prefeito Renato Mendes vistoriou na manhã desta terça-feira (17), a obra de urbanização que pôs fim a ‘Cratera do Oiteiro’ ou ‘Buraco do Oiteiro’, em Alhandra, no Litoral Sul do estado. Na ocasião, o gestor autorizou outras obras, a exemplo do Shopping das Frutas, em Mata Redonda. Ao lado de secretários e vereadores, o prefeito foi abraçado pelos moradores da localidade que agradeceram o empenho do prefeito em tirar os moradores do esquecimento.

A obra do Binário do Oiteiro resolve um problema que há anos prejudica e provoca insegurança na comunidade. O projeto orçado em R$ 4 milhões inclui, além da pavimentação da cratera, o calçamento de diversas ruas do Oiteiro, Bica e Nova Descoberta e a construção de uma praça com academia ao ar livre.  A conclusão de todo calçamento fica pronto em cerca de 20 dias, após isso, será instalada a iluminação em toda extensão dos 540 metros de extensão da nova avenida que deverá ser entregue à população em setembro.

 

“Aqui não é apenas uma obra, mas a realização do sonho de muitas pessoas. Hoje faço a visita e constatei que o ritmo está acelerado e já dá para ver como tudo está ficando. Estou muito feliz porque vai levar mais qualidade de vida aos moradores de Nova Descoberta, Oiteiro e da Bica”, falou o prefeito.

Renato Mendes destacou que com o fechamento da cratera, Alhandra vai ganhar mais mobilidade urbana com a criação do binário.  “Estamos cuidando de mobilidade urbana. Esse binário vai ligar os três bairros, mas também será uma alternativa para o desvio de trânsito. No futuro estaremos ligando até esse binário com a PB-034, que sai em direção a Caaporã. A obra vai valorizar também os bairros como o Nova descoberta, que está quase que completamente pavimentado, valorizando as casas das famílias”, explicou.

O gestor ainda fez um balanço de outras obras em Alhandra. “Já autorizamos o início das obras do Shopping das Frutas em Mata Redonda, vamos inaugurar a primeira rua pavimentada em Santa Clara e o calçadão do ginásio no bairro do Centro-Alhandra. Estamos mantendo o ritmo acelerado de obras para melhorar a vida dos alhandrenses. Grato a Deus por poder me ajudar a levar o bem para as pessoas”, comemorou.

 

A moradora Alcione Viriato mora há um ano na rua da Bica. Ela afirmou que o local oferecia risco de morte para as crianças da localidade e hoje se sente mais segura.

Adriene Silvino Berto, mora há 18 anos em Nova Descoberta e disse que agora tem um ligar seguro para morar. “Minha casa ficava à beira do buraco, quase caindo. Graças a Deus e ao prefeito, hoje essa obra melhorou minha vida”, afirmou.

Já Edilene Cordeiro (Nena), moradora há 32 anos de Nova Descoberta, mãe de 6 filhos, disse que respira aliviada com a obra. “Meu filho quase caiu nesse buraco, agora, graças ao prefeito ele não vai cair mais”, disse Nena.

 

 

Depois de vários anos convivendo com lama e poeira, os moradores da comunidade Santa Clara comemoram a chegada do calçamento realizado com recursos próprios da Prefeitura Municipal de Alhandra (PMA). Renato Mendes (DEM) é o primeiro prefeito a colocar a primeira pedra de calçamento na localidade.

Este calçamento faz parte de um compromisso firmado pelo prefeito ainda durante sua campanha em 2016 e está sendo cumprido, levando qualidade de vida para a população, demonstrando que essa é uma gestão voltada aos mais humildes, haja vista também ter sido o primeiro gestor a calçar a comunidade Nova Descoberta, que também não tinha uma única pedra de calçamento e hoje todas as ruas já estão com a pavimentação em fase de conclusão. Ainda há previsão da construção de uma praça na comunidade Santa Clara.

De acordo com o secretário de infraestrutura, Júnior Fernandes, o programa de calçamento continuado alcançará ao longo da gestão toda a comunidade Santa Clara, com calçamento utilizando pedras de paralelepípedo e meio fio granítico.

Nesta etapa, o calçamento contempla a Rua Projetada 01 com aproximadamente 600m2. Além das comunidades Nova Descoberta que está em fase de conclusão e Santa Clara que está a todo vapor, outros bairros receberam serviços de melhorias nesses quase dois anos de gestão.

“A seinfra vem executando obras de impacto na qualidade de vida das pessoas e essa obra aqui na Santa Clara mantém nossa marca de priorizar os mais esquecidos e com isso inserir no contexto de desenvolvimento as comunidades da nossa cidade como um todo, é gratificante ser agente de transformação dessas comunidades, seguimos a recomendação do nosso prefeito Renato Mendes e as obras seguem em ritmo acelerado”, disse Júnior Fernandes.

Moradores comemoram o beneficio na comunidade que ficou quatro anos esquecida.

“Aqui era um terror. Quando chovia era muita lama e quando o verão chegava ninguém aguentava a poeira. Agora o nosso sonho está se tornando realidade e agradeço essa conquista ao prefeito, que viu o nosso sofrimento e agiu em nosso favor”, frisou Dona Maria Aparecida.

Emanuel Targino, de Mata Redonda, destacou que é preciso reconhecer o trabalho que a atual administração vem fazendo, principalmente para a população que nunca era lembrada pelos governantes anteriores, ou seja, as famílias de menor poder aquisitivo e que moram em comunidades da cidade.

Nesta terça-feira (17) o prefeito Renato Mendes, secretários e vereadores irão realizar uma vista as obras em andamento na cidade, iniciando a visita às 10h em Nova Descoberta.

 

 

 

A Defesa Civil do município de Alhandra está em alerta, principalmente neste período com previsões de chuvas fortes para o Litoral Paraibano. O secretário de infraestrutura, Júnior Fernandes, informou que as equipes estão atentas para reparar os possíveis danos que possam acontecer devido às chuvas frequentes em Alhandra, já que a cidade está entre as dez que mais chove no estado.

Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a previsão é de pancadas de chuva na região até o próximo domingo (29).

A população que precisar entrar em contato com a Defesa Civil de Alhandra, pode ligar para o número 3256-1078. Ou entrar em com o Corpo de Bombeiros pelo número 193.

“A defesa civil de Alhandra está atenta e também emite alerta. Como não podemos controlar as chuvas, estamos trabalhando para evitar transtornos à população”, ressaltou Júnior Fernandes.

A Agência Executiva de Gestão das Águas da Paraíba (Aesa) ainda dá algumas instruções de segurança para a população: evite enfrentar o mau tempo; observe alteração nas encostas; evite usar aparelhos eletrônicos ligados à tomada e obtenha mais informações junto à Defesa Civil (telefone 199).

 

O município de Alhandra, no Litoral Sul, registrou nas últimas 24 horas o maior volume de chuvas da Paraíba, de acordo com dados da Agência Executiva de Gestão das Águas da Paraíba (Aesa), e as fortes chuvas causaram transtornos aos moradores, principalmente da localidade Nova Descoberta, onde uma grande obra da Prefeitura Municipal está sendo realizada.

De acordo com o secretário de infraestrutura, Júnior Fernandes, as equipes estão realizando uma vistoria na área e verificando os estragos causados pela chuva desta madrugada e manhã, onde será realizado um trabalho de drenagem e contenção, tendo em vista que cerca de 10 casas invadidas pelas águas ficam em uma ladeira.

"A pedido do prefeito Renato Mendes, a Prefeitura está atenta e atuante para conter um pouco dos estragos e dar resposta rápida e eficiente à população. Estamos dando todo suporte e outras secretarias foram convocadas para atender o mais urgente possível todas as demandas dessas pessoas que contabilizaram prejuízos com as fortes chuvas que caíram em nossa cidade.", disse Júnior Fernandes.

O secretário acompanhado de demais engenheiros da prefeitura e também da empresa Geo Urbana, responsável pela obra da Cratera entre o Oiteiro e Nova Descoberta, realizaram a vistoria nas residências e conversaram com os moradores sobre o trabalho que iria ser realizado.

Júnior Fernandes informou que a hora é de agir o mais rápido possível para que mais transtornos não sejam  registrados, não só em Nova Descoberta, mas em outros pontos da cidade, tendo em vista que a previsão é de chuva no fim de semana.

“Vamos tentar realizar também outro trabalho em outras áreas com ações preventivas e emergenciais”, finalizou.