O prefeito Renato Mendes fez anúncios importantes durante a entrega da Escola Municipal de Ensino Fundamental João Francisco de Lima, em Mata Redonda, nessa segunda-feira (2). No discurso, o gestor revelou o pagamento do 14º salário para os agentes comunitários de saúde (ACS) e o aumento de 100% nos proventos dos conselheiros tutelares.

Conforme o discurso do prefeito, os agentes comunitários de saúde de Alhandra vão ter a partir de 2020 o décimo quarto salário. O gestor explicou que o 14º salário dos agentes é um incentivo do governo federal destinado aos municípios, para o fortalecimento de políticas relacionadas à atuação dos profissionais. Entretanto, muitos municípios no Brasil não utilizam esse recurso para o 14º, historicamente, Alhandra vai fazer isso.

“A Saúde é um dos pilares da nossa gestão. Anualmente a gente [Prefeitura] recebe um incentivo para a compra de equipamentos para os agentes de saúde. Mas sabemos do trabalho de cada um que está na casa do povo, os agentes foram contemplados com uma Lei e preocupados com as categorias, a partir de agora, eles vão ganhar o 14º salário. Esse recurso seria para a compra de equipamentos para a categoria, mas iremos complementar a renda dos agentes”, comunicou o prefeito.

Renato Mendes anunciou também um aumento de 100% nos salários dos conselheiros tutelares. “Muitos municípios não têm nem mesmo expectativa de oferecerem reajuste salarial aos servidores. Mais uma vez estamos mantendo o pagamento dos salários em dia, sem que se desvalorizem frente à inflação, honrando e valorizando o trabalhador que se dedica diariamente em benefício da população. E não seria diferente com os conselheiros que têm feito um trabalho fundamental na nossa cidade”, comentou o prefeito.

Ambulância para Mata Redonda

Cumprindo com mais um compromisso firmado com os moradores de Mata Redonda e com o vice-prefeito, Lêdo Salvino, o prefeito Renato Mendes entregou durante a solenidade uma ambulância para atender exclusivamente a população da localidade.

 O veículo vai propiciar a melhoria da qualidade de atendimento das urgências e emergências e ainda contribuir com as ações de procedimentos fora do domicílio, ampliando desta forma o acesso dos moradores aos serviços de saúde, de forma humanizada e acolhedora.

 Renato Mendes explicou que a entrega atende a um pedido feito pelo vice-prefeito, Lêdo Salvino, que reivindicava a permanência 24 horas de uma ambulância em Mata Redonda. “A partir desta segunda, a ambulância ficará permanente aqui em Mata Redonda atendendo uma solicitação do vice-prefeito Ledo. Contratamos um motorista de Mata Redonda para que possa dar mais uma atenção à comunidade. Promessa honrada e que agora cuidem da ambulância para servir a localidade”, falou o prefeito Renato Mendes.

 Escrituras para Famílias

O prefeito também anunciou melhorias para a comunidade do Buraquinho. “Há pouco tempo a comunidade chamava Invasão. Vou fazer lá o que fiz em Santa Clara, Novo Monte e Belo Jardim. Conforme projeto enviado à Câmara Municipal, as cinquenta famílias do Buraquinho terão moradias dignas e vão receber os terrenos já escriturados”, disse Renato Mendes.