O prefeito de Alhandra Renato Mendes (DEM) foi escolhido, mais uma vez, pelos profissionais de comunicação do estado da Paraíba o gestor mais atuante do Litoral paraibano. O resultado da enquete, realizada pela Revista Tribuna, de Manoel Raposo, foi divulgado nesta quarta-feira (05).

A enquete apontava o nome de prefeitos de 10 municipios do Litoral da Paraíba, o prefeito de Alhandra foi o mais bem avaliado pela imprensa paraibana e portanto eleito o melhor prefeito da região.

Para o prefeito, a pesquisa reflete os avanços que estão sendo realizados no município, nesses quase dois anos de gestão. Ele aproveitou para agradecer a todos e todas que fazem a imprensa paraibana, destacando que tem muito o que fazer por Alhandra. “Primeiramente agradeço a Deus pela vida e por me conceder a oportunidade de receber através da Revista Tribuna, do meu amigo Manoel Raposo, o reconhecimento da imprensa para com nossa gestão municipal. Sinto-me honrado com a escolha do meu nome. Tenham a certeza que este reconhecimento será retribuído com muito mais trabalho em favor de nossa população" disse Renato.

Construindo um novo tempo

Com motivos de sobra para comemorar, Alhandra também avalia positivamente  a atual gestão da “A terra do Inhame”.

Nos últimos dois anos, o município se tornou um verdadeiro canteiro de obras e o prefeito Renato Mendes afirma que, muitas obras estão por vir. Desde que foi eleito para o seu terceiro mandato e assumiu a gestão em 2017, Renato Mendes vem executado obras, reformas e recuperação de bens públicos, apresentando ações que mudaram a realidade dos alhandrenses, e também adquirindo equipamentos para melhorar ainda mais a qualidade dos serviços prestados à população.

Escolas foram e estão sendo recuperadas, o esporte foi fortalecido, dívidas pagas e servidores valorizados. O funcionalismo recebe, na atual gestão, salários em dia e, com esse compromisso do gestor em buscar o crescimento da cidade, novas empresas já estão se instalando e, consequentemente, iniciando a geração de renda e mais empregos para a população local.

Educação

O gestor também destacou a aplicação de recursos na infraestrutura da educação. Do início de 2017 até agora, a gestão retomou as obras da creche do bairro Bela Vista que vai atender 200 crianças, recuperou e adquiriu veículos para ofertar transporte de qualidade, trabalha incansavelmente na reestruturação e recuperação das 20 escolas e creches do município que estavam em situação precária, ofertando qualidade do ensino em parceria com a Jeep no programa ‘Rota do Saber’ que visa o fortalecimento da educação pública e gratuita na área de influência do Polo Automotivo Jeep, abrangendo municípios de Pernambuco e da Paraíba. Outro ponto forte da atual administração é valorização profissional, com pagamento em dia, mantendo o piso salarial, quitando dívidas anteriores com o funcionalismo e no ano passado enquanto o Governo Federal autorizava um repasse de 7,65%, o município de Alhandra concedeu os 10%.

A climatização das escolas é outra ação da Prefeitura de Alhandra que beneficia alunos e professores.

Em parceria com o Governo do Estado, através das ações do deputado Branco Mendes, será construída uma escola no valor de quase um milhão e duzentos mil em Mata Redonda, onde a ordem de serviço será assinada na próxima semana.

Saúde

Saúde é prioridade da administração de Alhandra. Durante as comemorações do aniversário, além de inaugurar a UBS do Acais, Renato Mendes garantiu que irá abrir a unidade de saúde no bairro do Oiteiro, mas a de Subaúma não será fechada e continuará funcionando na localidade. E estão em curso outras obras importantes para completar a rede física de atendimento à saúde, como a construção da UBS do bairro do Salgadinho.

Médicos 24h, atendendo de domingo a domingo é também um projeto que o prefeito quer implantar.

A rede pública municipal de saúde de Alhandra vem recebendo uma série de novos serviços, ações, novos profissionais, qualificação no atendimento, reformas, reestruturação, inaugurações de unidades de saúde, campanhas e ampliação da rede de especialidades, ao longo de pouco mais de um ano da gestão do prefeito Renato Mendes.

A população conta com uma policlínica bem equipada para prestar o melhor atendimento em várias especialidades médicas. A unidade passou por melhorias e ampliação dos serviços e conta com mais de dez médicos prontos para atender aos moradores. A unidade presta atendimento nas áreas de reumatologia, cardiologia, dermatologia, urologista, cirurgia, endocrinologia, clínica geral, ultrassom, pediatria, ginecologia, acupuntura, nutrição, psicologia e fonoaudiologia, além de eletrocardiograma.

O Centro de Especialidades Odontológicas (CEO) de Alhandra, foi reestruturado, ganhou novos equipamentos e uma equipe altamente preparada e capacitada para atender mais e melhor aos alhandrenses. O CEO oferece de segunda a sexta das 8h às 16h atendimento nas seguintes especialidades: Raio X, cirurgião buco-maxilo-facial, prótese, endodontia, radiologia, urgência e emergência. Os serviços serão ampliados, segundo a coordenadora, e em breve o local passará a contar com odontopediatria, periodontia e atendimento a pacientes especiais.

O Centro de Reabilitação foi reaberto com novos serviços e equipamentos. O atendimento no local é no tratamento de fraturas, pós-operatório e reabilitação de fratura, lesão muscular e tratamento da lombalgia, além de pediatria.

Agricultura

A qualidade de vida de quem mora na zona rural também recebe atenção especial da administração municipal. As estradas vicinais estão sendo continuamente recuperadas.

As horas de trator disponibilizas pela Prefeitura com maquinário completo (trator, arado) adquiridos pela gestão do prefeito Renato Mendes para atender os produtores rurais, estão fazendo uma grande diferença na agricultura local e melhorando a produção dos pequenos agricultores. A operação do maquinário é realizada pelo tratorista da própria prefeitura e acompanhada por técnicos da secretaria. No ano passado foram doadas 2 mil horas de trator, neste ano de 2018 já ultrapassou as 500 horas, continuando com a proposta de fortalecer a agricultura local do município que é conhecido como “Terra do Inhame”, ajudando a facilitar o plantio com a preparação da terra

Com o intuito de promover o crescimento do setor agrícola, a Secretaria de Agricultura de Alhandra trabalha em parceria com a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural da Paraíba (Emater-PB), distribuindo continuamente sementes de milho e feijão, tendo o objetivo de estimular o plantio dos grãos.

A Secretaria também viabilizou a aquisição de crédito rural do programa de microfinança rural do Banco do Nordeste (Agroamigo) que tem como objetivo melhorar o perfil social e econômico dos agricultores familiares locais. Outra ação é a disponibilização das doses de vacina contra a febre aftosa para serem distribuídas aos pequenos criadores de gado do município, dentre os diversos serviços que a pasta oferece. “Nunca se fez tanto pela cidade como agora, e isso nos orgulha muito porque sempre sonhamos com uma cidade desenvolvida. Com a conclusão dessas obras teremos uma estrutura física de referência na região”, disse Renato.
Bem Estar Social

A Secretaria vem realizando várias ações com ênfase na proteção à criança e o adolescente, a valorização da pessoa idosa e, sendo elo para solucionar necessidades das famílias menos favorecidas de Alhandra. Recentemente foi realizada a distribuição de 22 toneladas de peixes na Semana Santa. Através das coordenações do Bolsa Família, CRAS, Creas, SCFV diversas ações são realizadas e aprovadas pela população.

Mais segurança

A Guarda Municipal de Alhandra vem atuando sob a aprovação dos alhandrenses e realiza importantes colaborando com a segurança pública. A equipe conta com 45 homens preparados e qualificados em cursos de formação oficial, além de duas motocicletas e uma viatura, dando apoio a Polícia Militar. O prefeito também pretende instalar a Central de Monitoramento, com câmeras de segurança em vários pontos da cidade para auxiliar o funcionamento da guarda.

Infraestrutura

Quando assumiu a gestão em 2017, o prefeito encontrou todos os prédios públicos abandonados e sem manutenção. Renato Mendes determinou a imediata reestruturação de PSFs, escolas, praças e ginásios. Obras como a Cratera do Oiteiro e a pavimentação do Conjunto Antônio Mariz com 1.700 metros calçamento estão em fase de finalização. A obra da creche do bairro Bela Vista que estava paralisada foi retomada, dentre outras ações conhecidas pelo povo alhandrense em todas as áreas.

Reformar tudo que foi abandonado na gestão anterior e manter o que já está sendo construído na cidade, como por exemplo, os ginásio de esporte, escolas, PSFs, a Praça de São Sebastião, a praça de eventos do Oiteiro, além da praça José Elenildo Bezerra da Silveira, e as demais áreas de lazer do município foi um grande desafio para a atual gestão.
Esporte

Ao estabelecer o respeito e valorização como prioridades, a Prefeitura tem aumentado os esforços na oferta e qualificação de equipamentos públicos de lazer e esporte, captação de grandes eventos esportivos, como é o caso da Arena Nordeste e Paraibano de motocross realizados por dois anos seguidos na cidade. A secretaria também é responsável pela realização de torneios e campeonatos de diversas modalidades, e ainda comemora o sucesso do Campeonato Municipal de Futebol de Campo, finalizado no mês passado com 20 equipes participantes. A secretaria de Esportes recuperou todos os estádios, melhorando o gramado, estrutura e iluminação, além de entregar 40 uniformes oficiais aos clubes participantes, sendo dois para cada equipe.

Concurso Público

A gestão efetivou todos os 300 novos servidores, que foram aprovados no concurso realizado em agosto de 2016 pela gestão do ex-prefeito Marcelo Rodrigues, mas que não foram convocados até o fim do ano.

Em fevereiro de 2017, segundo mês do mandato de Renato Mendes, a prefeitura começou a convocar os aprovados no concurso público.