Ao todo serão 12 km de percurso. Este ano, os competidores passarão por dentro de Mata Redonda até o ponto final.

Já está tudo pronto para a realização da tradicional “Corrida de Emancipação de Alhandra 2018”, realizada pela Prefeitura Municipal de Alhandra (PMA), através da Secretaria de Esportes, que vem somando inscrições de atletas de diversas cidades da Paraíba e estados vizinhos.

O evento acontece no próximo domingo (22), e faz parte da programação das festividades de Emancipação Política do município que completará 59 anos no próximo dia 24 de abril. O evento esportivo contará com a participação de atletas profissionais e amadores, do sexo masculino e feminino. As inscrições acontecem até meia hora antes do início da competição.

Dentro da programação esportiva está sendo realizado um torneio de futebol de campo e um torneio de futevôlei, além das etapas dos campeonatos Paraibano e Arena Nordeste de motocross que acontecem nos dias 21 e 22 de abril no município.

A largada da corrida será às 6h para as mulheres e às 6:20h da manhã para os homens, no distrito de Mata Redonda, nas proximidades da passarela da BR-101, seguindo o percurso de 12 km até o ponto de chegada em frente a Prefeitura de Alhandra. Este ano, os competidores passarão por dentro de Mata Redonda até o ponto final.

A competição é dividida em duas categorias: geral masculina e feminina, para os atletas profissionais e visitantes, e a categoria local masculina e feminina, para os atletas amadores da cidade.

Os participantes devem ser maiores de 18 anos e as premiações será a seguinte: corrida feminina geral e local, além de corrida masculina geral e local, os primeiros colocados receberão o prêmio no valor de R$ 700,00 reais e troféus. Outras colocações também serão premiadas com os seguintes valores: R$ 500 (2º), R$ 400 (3º), R$ 300 (4º) e R$ 150 (5º).

Para o prefeito de Alhandra, Renato Mendes, a disputa será um momento de confraternização, como acontece todos os anos, e uma oportunidade para descobrir novos talentos. “Já temos atletas que todos os anos se destacam na competição, mas é um momento de descobrir novos nomes que podem representar a nossa cidade em grandes eventos e a Prefeitura apoia o esporte, desportistas e atletas da nossa cidade”, disse Renato.

A corrida de emancipação acontece desde de 1997, quando o então prefeito da época, Branco Mendes, no intuito de valorizar o esporte e prestigiar os atletas da região, criou a competição que já foi um grande sucesso em seu primeiro ano.

O coordenador de Esportes de Alhandra, Nil Rodrigues, pediu que os participantes que quiseram realizar as inscrições no dia da corrida, cheguem uma hora antes da largada para não haver atrasado e prejudicar os demais competidores. “Quem for fazer a inscrição no dia da Corrida tem que chegar mais cedo para que isso não atrapalhe o horário da largada, já que nossa preocupação é não prejudicar os atletas que já realizaram as inscrições antes e seguir o cronograma dos eventos”, disse Nil.