GABINETE

SECRETÁRIO

Iaggo Brunno Rodrigues Pinheiro

O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

Como nos localizar?

Rua Presidente João, 66 - Centro - CEP: 58320-000 

Alhandra-PB.

Horário de funcionamento?

De segunda a sexta, das 8h as 12h, exceto em feriados nacional, estaduais e municipais.

O prefeito de Alhandra, Renato Mendes, assinou nesta segunda-feira (15), o acordo de não-persecução penal com o Ministério Público da Paraíba se comprometendo a, no prazo de um ano, não encaminhar mais resíduos sólidos para os lixões. Também foi assinado um termo de ajustamento de conduta para a recuperação da área degradada do lixão, no prazo de cinco anos.

Renato Mendes destacou a importância da parceria com o Ministério Público e demais órgãos para encontrar as soluções adequadas para os resíduos sólidos.

O acordo entre a prefeitura de Alhandra e o MPPB foi assinado pelo prefeito e o procurador-geral de Justiça, Francisco Seráphico Ferraz da Nóbrega Filho. Participaram ainda o procurador de Justiça Francisco Sagres e os promotores de Justiça Raniere Dantas (coordenador do Centro de Apoio Operacional do Meio Ambiente) e Eduardo Torres (coordenador da Comissão de Combate aos Crimes de Responsabilidade e à Improbidade Administrativa).

O procurador-geral explicou que o objetivo do Ministério Público é que os municípios resolvam o problema dos lixões. “O prefeito que resolver a questão do lixão demonstra preocupação com o meio ambiente e a sociedade”, disse.

Renato Mendes ressaltou a importância do projeto do Ministério Público para o avanço dos municípios. “Esse acordo proposto pelo fim dos lixões, além de respaldar as determinações do código ambiental, vem para auxiliar os gestores a incentivar o descarte correto do lixo, promover ações de saúde e alertar a população sobre os riscos das práticas incorretas. A gente pode começar uma grande transformação através do simples ato de colocar as coisas em seus devidos lugares, a começar pelo lixo produzido em nossas casas, escolas, lojas, etc. Todos os esforços serão empregados na nossa gestão para cumprir o acordo assinado hoje”, destacou o Prefeito.

O acordo faz parte de um projeto do Ministério Público para encerrar os lixões no Estado. Na semana passada, assinaram o acordo os prefeitos de Lucena, Curral de Cima, Jacaraú, Lagoa de Dentro, Pedro Régis, Capim, Cuité de Mamanguape, Itapororoca, Mamanguape, Mataraca, Baía da Traição, Marcação, Rio Tinto, Cruz do Espírito Santo, Pitimbu e Pedras de Fogo.

 

Acompanhado do prefeito Renato Mendes, o governador do Estado Ricardo Coutinho assinou, nesta segunda-feira (17), contratos do Empreender, no valor de R$ 210 mil, com 26 pequenos comerciantes do município de Alhandra que vendem frutas às margens da BR-101, onde será a instalação do Shopping das Frutas, sendo mais uma ação da Prefeitura Municipal de Alhandra, que irá viabilizar o espaço com toda estrutura.

Com o crédito os comerciantes irão trabalhar com barracas padronizadas para melhorar o atendimento aos clientes.

A solenidade ocorreu na BR-101 km 110 (sentido João Pessoa-Recife próximo à entrada de Pedras de Fogo). Na ocasião, Renato Mendes anunciou que a Prefeitura, além de contribuir com toda infraestrutura do Shopping das Frutas, também fará uma doação de R$ 1.500 para cada comerciante do local, objetivando a aquisição de produtos e mais frutas para comercialização.

O governador fez questão de lembrar que os créditos do Empreender foram liberados devido a intervenção do deputado Branco Mendes, que em parceria com a ACEAL lutou e conquistou esse importante benefício para os agricultores familiares que comercializam suas frutas na BR-101, em Mata Redonda.

"Quero agradecer ao governador e sua equipe por trazer esse beneficio tão importante para essas famílias que estão sendo contempladas hoje, em uma parceria da Prefeitura com o Governo do Estado, através do Programa Empreender. Além da parceria da prefeitura com a infraestrutura, a prefeitura também está fazendo a doação de mil e quinhentos reais a cada família para que eles possam também começar com a matéria prima nova, dando o pontapé inicial desse novo projeto com todos os incentivos necessários. Em nome dos alhandrenses, dos amigos de Mata Redonda, a gente agradece a parceria do Governo Estadual. Esse empreendimento vai chamar a atenção dos paraibanos e turistas que passarem por aqui e quiserem comprar frutas. Esperamos que a obra seja concluída em cerca de três ou quatro meses para gerar satisfação e renda extra para estes trabalhadores", frisou o prefeito.

Concluindo sua fala, o gestor alhandrense aproveitou a ocasião para também agradecer pela escola moderna e equipada que será construída muito em breve em Mata Redonda, conquistada através do convênio da gestão com o Governo do Estado, por indicação de Branco Mendes.

Por sua vez, o governador destacou que a parceria concretizada hoje só foi possível devido a luta do deputado Branco Mendes, que junto com a Associação Comercial e Empresarial de Alhandra (ACEAL) viabilizou o projeto e toda documentação necessária. "Quero agradecer ao deputado Branco Mendes, pois ele foi muito importante nessa articulação. Se você se informar sobre o Empreender vai ver que foram mais de 135 milhões investidos, é muito dinheiro, mas aonde? Nos de baixo, nos que realmente precisam, como é o caso de Alhandra. Não é pra turma que já tem muito, é numa tapiocaria, é no shopping de frutas, é numa cooperativa de pesca, são coisas desse tipo que o empreender tem feito permanentemente. Então, prefeito Renato eu quero lhe parabenizar por lembrar dos pequenos, dos que trabalham e podem fazer a diferença no município", disse o governador.

Devido ao período eleitoral o deputado Branco Mendes não participou do evento e sua esposa Gorete Mendes o representou na solenidade. também estiveram presentes os vereadores, secretários, os comerciantes e Fran Cavalcante, representante da ACEAL.

Valmir de Oliveira trabalha vendendo frutas às margens da BR-101 há cerca de 20 anos e contou que cresceu enfrentando as adversidades para poder vender os produtos no local. “Esse Shopping das Frutas será uma grande realização para todos que trabalham aqui. Depois da obra concluída, certamente o local ficará com uma estrutura bem melhor, mais organizada, dando conforto para todos os comerciantes e clientes. Acredito que as vendas vão aumentar bastante com a nova estrutura”, comentou.

  

 

Reunião no mês de maio com o deputado Branco Mendes, Fran Cavalcante (ACEAL) e comerciantes para comunicar a autorização do crédito do Empreender

Na próxima segunda-feira (17), às 9:30h da manhã, o governador da Paraíba Ricardo Coutinho assinará em Alhandra, os contratos do Empreender-PB para beneficiar 26 empreendedores do ramo da agricultura familiar que comercializam frutas às margens da BR-101, em Mata Redonda.

Com o crédito os comerciantes irão trabalhar com barracas padronizadas para melhorar o atendimento aos clientes. A conquista veio através da Associação Comercial e Empresarial de Alhandra (ACEAL) por meio do Empreender Paraíba, programa de liberação de créditos para empreendedores do estado, com a articulação do deputado Branco Mendes, que intermediou a parceria entre a Prefeitura de Alhandra e Governo do Estado.

No mês de maio, o deputado Branco Mendes reuniu os comerciantes junto com a ACEAL para informar a conquista do crédito. Após a analise da documentação e aprovação do projeto do Shopping das Frutas pelo DNIT, o crédito foi liberado. O local contará com a infraestrutura da Prefeitura de Alhandra para instalação das barracas após serviços de terraplenagem.

"O Governo do Estado fez sua parte com a liberação do crédito do empreender para padronizar essas barracas que ficam às margens da BR, valorizando assim essa atividades de dezenas de famílias que sobrevivem com esse trabalho. A Prefeitura fará sua parte realizando toda infraestrutura necessária para instalação das novas barracas. Quero parabenizar o empenho da ACEAL, através da amiga Fran Cavalcante que lutou por essa conquista e destacar o apoio do DNIT que liberou o projeto para implantação das barracas. Essa é mais uma vitória que chega através de muita luta. É sempre assim, enquanto os adversários políticos falam e não fazem nada, nós trabalhamos e fazemos", disse Branco Mendes.

O prefeito de Alhandra Renato Mendes, estará presente na assinatura e reafirmou seu compromisso em realizar o mais breve possível os trabalhos para instalação do projeto.

De acordo com o projeto, as barracas serão padronizadas, uma parte de alvenaria e lona, com balcões e uma estrutura humanizada. Além das novas barracas, o local de instalação também será recuado, para evitar eventuais acidentes. O projeto garante além da segurança, a visibilidade das barracas para que os comerciantes continuem em suas atividades.

A assinatura acontecerá na BR-101, KM 110, em Mata Redonda e será uma solenidade rápida, com início às 9:30h.

 

O prefeito de Alhandra Renato Mendes (DEM) foi escolhido, mais uma vez, pelos profissionais de comunicação do estado da Paraíba o gestor mais atuante do Litoral paraibano. O resultado da enquete, realizada pela Revista Tribuna, de Manoel Raposo, foi divulgado nesta quarta-feira (05).

A enquete apontava o nome de prefeitos de 10 municipios do Litoral da Paraíba, o prefeito de Alhandra foi o mais bem avaliado pela imprensa paraibana e portanto eleito o melhor prefeito da região.

Para o prefeito, a pesquisa reflete os avanços que estão sendo realizados no município, nesses quase dois anos de gestão. Ele aproveitou para agradecer a todos e todas que fazem a imprensa paraibana, destacando que tem muito o que fazer por Alhandra. “Primeiramente agradeço a Deus pela vida e por me conceder a oportunidade de receber através da Revista Tribuna, do meu amigo Manoel Raposo, o reconhecimento da imprensa para com nossa gestão municipal. Sinto-me honrado com a escolha do meu nome. Tenham a certeza que este reconhecimento será retribuído com muito mais trabalho em favor de nossa população" disse Renato.

Construindo um novo tempo

Com motivos de sobra para comemorar, Alhandra também avalia positivamente  a atual gestão da “A terra do Inhame”.

Nos últimos dois anos, o município se tornou um verdadeiro canteiro de obras e o prefeito Renato Mendes afirma que, muitas obras estão por vir. Desde que foi eleito para o seu terceiro mandato e assumiu a gestão em 2017, Renato Mendes vem executado obras, reformas e recuperação de bens públicos, apresentando ações que mudaram a realidade dos alhandrenses, e também adquirindo equipamentos para melhorar ainda mais a qualidade dos serviços prestados à população.

Escolas foram e estão sendo recuperadas, o esporte foi fortalecido, dívidas pagas e servidores valorizados. O funcionalismo recebe, na atual gestão, salários em dia e, com esse compromisso do gestor em buscar o crescimento da cidade, novas empresas já estão se instalando e, consequentemente, iniciando a geração de renda e mais empregos para a população local.

Educação

O gestor também destacou a aplicação de recursos na infraestrutura da educação. Do início de 2017 até agora, a gestão retomou as obras da creche do bairro Bela Vista que vai atender 200 crianças, recuperou e adquiriu veículos para ofertar transporte de qualidade, trabalha incansavelmente na reestruturação e recuperação das 20 escolas e creches do município que estavam em situação precária, ofertando qualidade do ensino em parceria com a Jeep no programa ‘Rota do Saber’ que visa o fortalecimento da educação pública e gratuita na área de influência do Polo Automotivo Jeep, abrangendo municípios de Pernambuco e da Paraíba. Outro ponto forte da atual administração é valorização profissional, com pagamento em dia, mantendo o piso salarial, quitando dívidas anteriores com o funcionalismo e no ano passado enquanto o Governo Federal autorizava um repasse de 7,65%, o município de Alhandra concedeu os 10%.

A climatização das escolas é outra ação da Prefeitura de Alhandra que beneficia alunos e professores.

Em parceria com o Governo do Estado, através das ações do deputado Branco Mendes, será construída uma escola no valor de quase um milhão e duzentos mil em Mata Redonda, onde a ordem de serviço será assinada na próxima semana.

Saúde

Saúde é prioridade da administração de Alhandra. Durante as comemorações do aniversário, além de inaugurar a UBS do Acais, Renato Mendes garantiu que irá abrir a unidade de saúde no bairro do Oiteiro, mas a de Subaúma não será fechada e continuará funcionando na localidade. E estão em curso outras obras importantes para completar a rede física de atendimento à saúde, como a construção da UBS do bairro do Salgadinho.

Médicos 24h, atendendo de domingo a domingo é também um projeto que o prefeito quer implantar.

A rede pública municipal de saúde de Alhandra vem recebendo uma série de novos serviços, ações, novos profissionais, qualificação no atendimento, reformas, reestruturação, inaugurações de unidades de saúde, campanhas e ampliação da rede de especialidades, ao longo de pouco mais de um ano da gestão do prefeito Renato Mendes.

A população conta com uma policlínica bem equipada para prestar o melhor atendimento em várias especialidades médicas. A unidade passou por melhorias e ampliação dos serviços e conta com mais de dez médicos prontos para atender aos moradores. A unidade presta atendimento nas áreas de reumatologia, cardiologia, dermatologia, urologista, cirurgia, endocrinologia, clínica geral, ultrassom, pediatria, ginecologia, acupuntura, nutrição, psicologia e fonoaudiologia, além de eletrocardiograma.

O Centro de Especialidades Odontológicas (CEO) de Alhandra, foi reestruturado, ganhou novos equipamentos e uma equipe altamente preparada e capacitada para atender mais e melhor aos alhandrenses. O CEO oferece de segunda a sexta das 8h às 16h atendimento nas seguintes especialidades: Raio X, cirurgião buco-maxilo-facial, prótese, endodontia, radiologia, urgência e emergência. Os serviços serão ampliados, segundo a coordenadora, e em breve o local passará a contar com odontopediatria, periodontia e atendimento a pacientes especiais.

O Centro de Reabilitação foi reaberto com novos serviços e equipamentos. O atendimento no local é no tratamento de fraturas, pós-operatório e reabilitação de fratura, lesão muscular e tratamento da lombalgia, além de pediatria.

Agricultura

A qualidade de vida de quem mora na zona rural também recebe atenção especial da administração municipal. As estradas vicinais estão sendo continuamente recuperadas.

As horas de trator disponibilizas pela Prefeitura com maquinário completo (trator, arado) adquiridos pela gestão do prefeito Renato Mendes para atender os produtores rurais, estão fazendo uma grande diferença na agricultura local e melhorando a produção dos pequenos agricultores. A operação do maquinário é realizada pelo tratorista da própria prefeitura e acompanhada por técnicos da secretaria. No ano passado foram doadas 2 mil horas de trator, neste ano de 2018 já ultrapassou as 500 horas, continuando com a proposta de fortalecer a agricultura local do município que é conhecido como “Terra do Inhame”, ajudando a facilitar o plantio com a preparação da terra

Com o intuito de promover o crescimento do setor agrícola, a Secretaria de Agricultura de Alhandra trabalha em parceria com a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural da Paraíba (Emater-PB), distribuindo continuamente sementes de milho e feijão, tendo o objetivo de estimular o plantio dos grãos.

A Secretaria também viabilizou a aquisição de crédito rural do programa de microfinança rural do Banco do Nordeste (Agroamigo) que tem como objetivo melhorar o perfil social e econômico dos agricultores familiares locais. Outra ação é a disponibilização das doses de vacina contra a febre aftosa para serem distribuídas aos pequenos criadores de gado do município, dentre os diversos serviços que a pasta oferece. “Nunca se fez tanto pela cidade como agora, e isso nos orgulha muito porque sempre sonhamos com uma cidade desenvolvida. Com a conclusão dessas obras teremos uma estrutura física de referência na região”, disse Renato.
Bem Estar Social

A Secretaria vem realizando várias ações com ênfase na proteção à criança e o adolescente, a valorização da pessoa idosa e, sendo elo para solucionar necessidades das famílias menos favorecidas de Alhandra. Recentemente foi realizada a distribuição de 22 toneladas de peixes na Semana Santa. Através das coordenações do Bolsa Família, CRAS, Creas, SCFV diversas ações são realizadas e aprovadas pela população.

Mais segurança

A Guarda Municipal de Alhandra vem atuando sob a aprovação dos alhandrenses e realiza importantes colaborando com a segurança pública. A equipe conta com 45 homens preparados e qualificados em cursos de formação oficial, além de duas motocicletas e uma viatura, dando apoio a Polícia Militar. O prefeito também pretende instalar a Central de Monitoramento, com câmeras de segurança em vários pontos da cidade para auxiliar o funcionamento da guarda.

Infraestrutura

Quando assumiu a gestão em 2017, o prefeito encontrou todos os prédios públicos abandonados e sem manutenção. Renato Mendes determinou a imediata reestruturação de PSFs, escolas, praças e ginásios. Obras como a Cratera do Oiteiro e a pavimentação do Conjunto Antônio Mariz com 1.700 metros calçamento estão em fase de finalização. A obra da creche do bairro Bela Vista que estava paralisada foi retomada, dentre outras ações conhecidas pelo povo alhandrense em todas as áreas.

Reformar tudo que foi abandonado na gestão anterior e manter o que já está sendo construído na cidade, como por exemplo, os ginásio de esporte, escolas, PSFs, a Praça de São Sebastião, a praça de eventos do Oiteiro, além da praça José Elenildo Bezerra da Silveira, e as demais áreas de lazer do município foi um grande desafio para a atual gestão.
Esporte

Ao estabelecer o respeito e valorização como prioridades, a Prefeitura tem aumentado os esforços na oferta e qualificação de equipamentos públicos de lazer e esporte, captação de grandes eventos esportivos, como é o caso da Arena Nordeste e Paraibano de motocross realizados por dois anos seguidos na cidade. A secretaria também é responsável pela realização de torneios e campeonatos de diversas modalidades, e ainda comemora o sucesso do Campeonato Municipal de Futebol de Campo, finalizado no mês passado com 20 equipes participantes. A secretaria de Esportes recuperou todos os estádios, melhorando o gramado, estrutura e iluminação, além de entregar 40 uniformes oficiais aos clubes participantes, sendo dois para cada equipe.

Concurso Público

A gestão efetivou todos os 300 novos servidores, que foram aprovados no concurso realizado em agosto de 2016 pela gestão do ex-prefeito Marcelo Rodrigues, mas que não foram convocados até o fim do ano.

Em fevereiro de 2017, segundo mês do mandato de Renato Mendes, a prefeitura começou a convocar os aprovados no concurso público.

   

Encerrados os festejos em homenagem à Padroeira de Alhandra, Nossa Senhora da Assunção, os destaques do evento realizado de 15 a 18 de agosto foram a organização, estrutura, atrações, recorde de público e a segurança que foi reforçada através de uma parceria entre a Polícia Militar, Detran-PB, Operação Lei Seca e a Guarda Municipal que atuou durante os quatro dias da Festa. Os guardas participaram de operação de fiscalização, blitz e rondas no entorno do evento, onde o Bope, Força Tática e CPU de Alhandra realizaram um forte trabalho de prevenção.

Sob o comando do Major M. Lima, Capitão Carlos, Comandante Salvino, inspetor Mauro, ouvidor Rogério e o corregedor Carvalho o trabalho de fiscalização de veículos, Lei Seca, busca de entorpecentes, armas e munições, teve um ótimo resultado na segurança do município e as ocorrências foram praticamente zeradas.

A integração das forças estaduais e municipais, resultaram em mais de 1400 veículos abordados, drogas foram apreendidas e vários veículos foram autuados na Lei Seca. De acordo com o comando da Guarda, a parceria vai continuar com os GMs realizando o trabalho preventivo e ostensivo, auxiliando assim a 1CIPM que tem o Major M. Lima no comando.

Os agentes municipais também participaram de um treinamento sob a coordenação do Detran e Agentes da Lei Seca, juntamente com integrantes da 1° Companhia de Polícia Militar de Alhandra (1CIPM). O curso realizado na Câmara Municipal, teve treinamentos teóricos e práticos para garantir, durante os 4 dias da Festa da Padroeira de Alhandra o padrão das abordagens realizadas diariamente na capital. além do manuseio e uso correto do etilômetro, também conhecido pelo nome popular bafômetro, que é o aparelho que mede a concentração de álcool etílico na corrente sanguínea. Sua principal aplicação é identificar condutores de veículos que estejam sob efeito de bebidas alcoólicas.

As rondas na cidade serão ampliadas para garantir a segurança do munícipes.

A Guarda Municipal foi implantada em 2016, assim que o prefeito Renato Mendes assumiu o mandato e deu todo suporte necessário para a atuação da Guarda com veículos, equipamentos e estrutura de trabalho. Desde de então, o efetivo vem recebendo o reconhecimento da população alhandrense.