Lêdo Salvino participou do primeiro evento oficial como prefeito da cidade de Alhandra, nesta quinta-feira (19), na cidade de Goiana em Pernambuco, onde esteve presente no lançamento do Rota do Saber, programa de fortalecimento da educação pública e gratuita na área de influência do Polo Automotivo Jeep, abrangendo municípios de Pernambuco e da Paraíba, durante o evento ele  assinou o termo de parceria entre a Prefeitura de Alhandra, Jeep e Instituto Qualidade de Ensino (IQE).

Para simbolizar o nascimento de um projeto capaz de transformar o mundo, o grupo FCA convidou os seis prefeitos participantes do evento para plantar uma árvore na área externa da fábrica automobilística da Jeep.

Acompanhando Lêdo, esteve presente o secretário de Educação, Daniel Miguel. Ao longo dos próximos três anos, professores e gestores escolares serão beneficiados pela iniciativa. Com a formação desses profissionais, os estudantes da rede municipal de ensino também serão contemplados. “Esse é um programa estratégico para as nossas pretensões de alavancar o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb). Temos certeza que a parceria da FCA e do Instituto de Qualidade no Ensino (IQE) vai nos ajudar a alcançar esse objetivo”, destacou o secretário Daniel.

O prefeito Lêdo Salvino destacou que Alhandra está comprometido com a qualidade da educação, afirmando que o programa tem tudo para dar certo no município. “Alhandra possui uma equipe de educadores e da gestão muito comprometida com a educação. Não tenho dúvida que a nossa terra fértil vai dar bons frutos num futuro próximo. O Secretário de Educação, Daniel Miguel, já traçou um planejamento estratégico, com prioridades e metas, e vamos juntos transformar esse setor tão importante para a formação de crianças, jovens e adultos”, destacou o gestor.

A Fiat Chrysler Automobiles (FCA) adotou a educação como seu principal pilar de investimento social. O objetivo do programa é contribuir de forma significativa para a melhoria da qualidade do ensino fundamental público nos municípios de Goiana, Igarassu, Paulista e Itambé, no Estado de Pernambuco, e Alhandra e Caaporã, na Paraíba. O programa abrange 183 escolas, 1,1 mil educadores e impacta diretamente 30 mil alunos. O Rota do Saber é uma iniciativa da FCA em parceria com a Magneti Marelli, empresa que integra o grupo, o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e o Instituto Qualidade do Ensino.

O trabalho começa com amplo diagnóstico da rede municipal de ensino, com uma avaliação dos conhecimentos e habilidades dos alunos beneficiados. Nesse trabalho são identificadas as principais dificuldades e os potenciais de melhoria. Este panorama orienta toda a etapa de qualificação, que será estruturada por ações focadas para melhoria de cada um dos problemas identificados – em cada escola, turma e estudante.

A metodologia é aplicada a partir da articulação de três componentes fundamentais: professor, pedagogia e pais. O programa trabalha para que os professores incorporem os conteúdos a serem ensinados, através de metodologias de êxito já testado, e engajem os pais no papel de co-educadores dos filhos.

Além da qualificação dos professores nas disciplinas de Português e Matemática e no método pedagógico, os diretores das unidades escolares recebem assessoria para melhoria da gestão escolar. As equipes também são apoiadas na implantação de um sistema de avaliação de aprendizagem para todos os alunos; no desenvolvimento de programas de reforço escolar; e na construção de uma gestão mais participativa nas escolas.