A Prefeitura Municipal de Alhandra, através da Secretaria de Educação, conquistou mais um grande benefício para o município. Uma parceria entre Jeep, Prefeitura e Instituto Qualidade no Ensino (IQE) irá qualificar professores e gestores da rede municipal de ensino.

De acordo com o secretário de Educação, Daniel Miguel, o trabalho visa ajudar na melhoria da qualidade educacional, beneficiando diretamente alunos do Ensino Fundamental. “A parceria promoverá, ao longo de três anos, com 360 horas/aula a qualificação profissional e tem como objetivo contribuir para uma mudança estrutural no ensino de Alhandra. Pois a Educação foi definida como área-chave para os programas de Sustentabilidade desenvolvidos pela Jeep”, destacou o secretário.

Nesta terça-feira (18) uma equipe do Instituto Qualidade de Ensino esteve em Alhandra e passou toda programação, além de disponibilizar todo sistema de informação aos gestores e ao secretário de Educação.

O prefeito Renato Mendes que participou da reunião ao lado do secretário e do presidente do Conselho do IQE, Marcos Magalhães, comemorou essa importante conquista.

“Depois de todos os investimentos que fizemos na educação, reforma e climatização das escolas; entrega do kit de material escolar;  melhoria da merenda; qualificação profissional, agora vamos atuar na elevação da qualidade do ensino, com o programa Qualiescola. Em parceria com a Jeep, a Educação de Alhandra vai dar  um salto, com os professores mais preparados, ensinando mais e os alunos aprendendo melhor”, celebra o prefeito de Alhandra, Renato Mendes.

A chegada do Qualiescola em Alhandra marca o início da expansão dos programas da Jeep na área de Educação, que serão implementados também em Caaporã, tendo em vista que na Paraíba, apenas essas duas cidades foram contempladas.

Daniel Miguel informou ainda, que Alhandra terá um dos pólos de formação, com 360 horas de aula para a equipe formadora e a equipe de formação terá 120 horas aula.

O Qualiescola auxilia as unidades escolares a alcançarem autonomia e melhorarem a formação de crianças e adolescentes, que passam a contar com uma aprendizagem de maior qualidade. O trabalho começa com amplo diagnóstico da rede municipal de Ensino, com uma avaliação dos conhecimentos e habilidades dos alunos beneficiados. Nesse trabalho são identificadas as principais dificuldades e os potenciais de melhoria. O material final é um banco de dados estratégico que irá orientar toda a etapa de qualificação, que será estruturada por ações focadas para melhoria de cada um dos problemas identificados - em cada escola, turma e estudante.

Além da qualificação nas disciplinas de português e matemática e no método pedagógico, as equipes também são apoiadas na implantação de um sistema de avaliação de aprendizagem para todos os alunos; no desenvolvimento de programas de reforço escolar; e na construção de uma gestão mais participativa nas escolas.

O programa deixa como legado para a cidade uma rede municipal de Ensino mais qualificada, com a formação de uma equipe própria e permanente de formadores, dentro da Secretaria de Educação, dedicada à manutenção das ações e diretrizes implantadas.

 

 

 

Assessoria