EDUCAÇÃO

  

A rede municipal de ensino de Alhandra foi contemplada com equipamentos essenciais para o bom funcionamento do ambiente escolar. Nesta terça-feira (10) a Prefeitura de Alhandra, por meio da Secretaria de Educação entregou bebedouros elétricos e colchões nas escolas e creches.

Os colchões que seguem os padrões de higiene e são de napa, foram entregues nas creches Alaíde Pessoa da Silveira (Centro), Joana Lopes (Salgadinho) e creche Julieta Francisco (Mata Redonda).

As escolas Zélia Correia do Ó (Centro), Herculano Bandeira (ao lado da Fábrica Elizabeth), Maria Domingos (Andreza), Creuza Raquel (Oiteiro), Olivia Correia (Acais), Adauto Ferreira de Paula (Nova Alhandra), José Fernandes Barbosa (Salgadinho), Antenor Ferreira (Subauma) e Maria Fernandina (Árvore-Alta) foram contempladas com bebedouros industriais para atender ambiente com grande circulação de pessoas e possui quatro torneiras prolongadas que facilita o abastecimento de copos e garrafas, evitando-se risco de contaminação e transmissão de microrganismos.

A medida faz parte das ações de melhoria da educação, que perpassa pela estrutura física, garantindo mais conforto aos alunos, professores e demais trabalhadores da educação. No total 9 aparelhos foram distribuídos e instalados pela Secretaria de Educação.

O secretário de educação de Alhandra, Daniel Miguel, destacou que a aquisição desses equipamentos visa promover uma melhor distribuição de água e saúde no ambiente escolar. A entrega continuará sendo realizada em outras escolas.

“É mais um beneficio que promove bem estar aos nossos alunos, através da atenção especial do prefeito Renato Mendes com a Educação Alhandrense. Hoje, Alhandra tem um ensino de qualidade, escolas reformadas, novos equipamentos, fardamentos, professores valorizados e uma equipe que trabalha diuturnamente se dedicando em promover o melhor ensino aos nossos alunos”, disse o secretário.

 

  

O trabalho do governo municipal de Alhandra na recuperação e melhorias na estrutura física das unidades de ensino beneficia com mais conforto alunos e servidores. A secretaria de Educação aproveitou as férias escolares para reformar duas escolas, continuando com seu projeto de recuperação e reestruturação das unidades paulatinamente.

Nesta segunda-feira (09) foram concluídos os serviços de pintura, retelhamento, recuperação da parte hidráulica e elétrica da Creche Julieta Francisco em Mata Redonda e também da Escola Olivia Correia, no bairro do Acais, ao lado da UBS, ambas as unidades foram reformadas na gestão do prefeito Renato Mendes, após anos de abandono.

De acordo com o secretário de Educação, Daniel Miguel, a Secretaria de Educação continua realizando a reforma de escolas e as entregas de hoje das duas unidades escolares tem o objetivo de ofertar à comunidade estudantil mais conforto e qualidade de ensino.

Daniel Miguel informou que na próxima semana serão finalizadas obras de mais duas unidades escolares, desta vez a Herculano Bandeira que fica na Fábrica da Elizabeth e a Escola Severino Valencio, localizada na comunidade Mata de Garapu.

“Além das reformas e recuperação das escolas sob a responsabilidade da Secretaria de Infraestrutura, e desde já agradecemos ao prefeito Renato Mendes e ao secretário Júnior Fernandes, estamos fazendo entrega de colchões nas três creches do município, e também a entrega de bebedouro de pressão e também vamos entregar freezer e geladeiras. Essa semana será de visitas as instituições escolares para verificar in loco a necessidade de cada uma no tocante a eletrodomésticos para que façamos a entrega de imediato”, disse Daniel Miguel.

O secretário de educação ainda finalizou informando que os colchões que estão sendo entregues nas três creches cumprem padrões rigorosos de higiene com napas.

Secretários de Educação dos municípios de Alhandra e Caaporã na Paraíba, além das cidades de Paulista, Igarassu, Goiana e Itambé em Pernambuco, participaram nesta segunda-feira (25) de uma proveitosa reunião com o coordenador de Sustentabilidade da Jeep, Elias Fernandes, para uma avaliação do primeiro ano do ‘Rota do Saber’, programa de fortalecimento da educação pública e gratuita na área de influência do Polo Automotivo Jeep, abrangendo municípios selecionados pela Jeep em Pernambuco e Paraíba, após assinatura no ano de 2017 do termo de parceria entre as Prefeituras, Jeep e Instituto Qualidade de Ensino (IQE).

Na ocasião, os secretários de Educação de cada município destacaram os avanços alcançados e a eficácia do Programa desenvolvido pelo IQE. A cada seis meses os responsáveis pelas pastas da Educação destes municípios se reúnem para avaliar o andamento do Programa que tem como foco capacitar, qualificar e formar professores, gestores e técnicos para que esse conhecimento seja repassado para os alunos.

Além da qualificação dos professores nas disciplinas de Português e Matemática e no método pedagógico, os diretores das unidades escolares recebem assessoria para melhoria da gestão escolar. As equipes também são apoiadas na implantação de um sistema de avaliação de aprendizagem para todos os alunos; no desenvolvimento de programas de reforço escolar; e na construção de uma gestão mais participativa nas escolas.

Para o secretário de Educação de Alhandra, Daniel Miguel, a reunião foi bastante proveitosa. “Há um ano esse importante programa foi implantando numa parceria histórica da Educação de Alhandra com a Jeep e já vemos resultados positivos e importantes para professores, gestores e alunos. Esse é um programa estratégico para as nossas pretensões de alavancar o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb). Temos certeza que a parceria da FCA e do Instituto de Qualidade no Ensino (IQE) está nos ajudando a alcançar esse objetivo”, destacou o secretário Daniel.

A secretária de Educação de Caaporã, Neuma Cléa Veloso, destacou que o programa mudou a realidade do ensino no município. “Caaporã possui uma equipe de educadores e de gestão muito comprometida com a educação, por isso, já estamos vendo resultados positivos como estudantes mais engajados na escola e professores ainda mais atuantes”, disse a secretária.

Nessas cidades, a metodologia desenvolvida pelo Instituto Qualidade no Ensino, no Programa Rota do Saber, abrangerá a qualificação de gestores pedagógicos e professores pelo prazo de três anos. O município, por sua vez, oferece como contrapartida uma equipe de profissionais com dedicação exclusiva e integral para aplicar a metodologia para os demais professores da rede. O programa tem data para começar e terminar, evitando uma relação de dependência.

O programa deixa como legado para a cidade uma rede municipal de Ensino mais qualificada, com a formação de uma equipe própria e permanente de formadores, dentro da Secretaria de Educação, dedicada à manutenção das ações e diretrizes implantadas.

 

   

A Prefeitura de Alhandra realizou nesta quarta-feira (20), por meio da Secretaria de Educação, o São João das Escolas municipais, no Centro da cidade. O evento contou com barracas de comidas típicas, apresentações culturais, de quadrilhas, além de muito forró Pé de Serra com Deda do Acordeon, Fernandinho do Acordeon, Os Três do Nordeste, João Sanfoneiro, Amigos do Nordeste e Sabiá Forrozeiro. Contando com a participação de autoridades municipais, alunos, professores, pais e integrantes da comunidade.

Organizado pelo segundo ano consecutivo, pelo secretário de Educação Daniel Miguel, o arraiá escolar se transformou em uma grande festa de confraternização, diversão e alegria entre os alunos, professores e a população alhandrense. A Guarda Municipal alhandrense esteve presente dando todo suporte na segurança local.

A festa também marcou o encerramento do primeiro semestre escolar do ano letivo de 2018.

“Meus agradecimentos a toda equipe da Educação de Alhandra, aos demais secretários que contribuíram na realização e sucesso do evento e principalmente ao prefeito Renato Mendes pelo apoio de sempre aos nossos projetos e eventos”, destacou Daniel Miguel.

O prefeito Renato Mendes (DEM), sempre presente aos eventos da cidade disse que todos estão de parabéns por mais uma edição do São João das escolas.

“Só tenho que parabenizar aos que contribuíram para mais uma edição do São João das Escolas, com eficiência e sucesso. De modo especial quero agradecer ao secretário de educação, Daniel Miguel e sua equipe técnica e de professores pelo trabalho realizado não só neste evento, mas na gestão escolar. Este evento uniu educadores, alunos e familiares em uma grande interação e confraternização pelo encerramento de um semestre com muita dedicação, responsabilidade e respeito à educação municipal”, destacou Renato.

O vice-prefeito Lêdo Salvino prestigiou o São João das Escolas e destacou o sucesso de público da festa junina.

Secretários, veradores e a população aprovaram e prestigiaram o segundo ano do São João das Escolas municipais de Alhandra.

Promover a interação e incentivar a prática esportiva, foi esse o objetivo do primeiro torneio de pais de alunos das escolas municipais de Alhandra, realizado entre os dias 8 e 15 de junho, na quadra da escola Zélia Correia do Ó, com nova iluminação e pintura de piso.

O torneio foi um verdadeiro sucesso e teve como campeã a equipe de pais da Zélia Correia do Ó.  Em segundo lugar ficou  a escola Adauto Ferreira de Paula, em terceiro a escola Alfredo Cipriano e o quarto lugar foi conquistado pela escola Alfredo José de Carvalho.

Conforme explica o secretário Daniel Miguel, o torneio foi uma forma de aproximar famílias e estudantes, promovendo, também, o estímulo à prática esportiva. “Superou as expectativas. Pais super animados com torcidas, famílias no campo em um momento de confraternização e também de apresentação do esporte à comunidade”, explicou o secretário.

Daniel Miguel aproveitou para agradecer a parceria da Secretaria de Esportes, através do secretário Dinho Barbeiro e do adjunto Renildo Rodrigues que disponibilizaram a premiação e arbitragem. Agradeceu também aos diretores das escolas pela presença e dedicação na realização do evento esportivo, além dos agradecimentos direcionados aos pais que representaram seus filhos matriculados nas escolhas de Alhandra, e principalmente ao prefeito Renato Mendes por todo apoio aos eventos realizados pela Educação alhandrense.

As escolas participantes foram:

Zélia Correia do Ó, Creuza Raquel (Oiteiro), Adauto Ferreira de Paula (Nova Alhandra), Maria Domingos (Andrezza), Alfredo José de Carvalho (Mata Redonda), Alfredo Cipriano (Taperubus) é a escola José Fernandes Barbosa (Salgadinho).

JOGOS FAS SEMI-FINAIS:

ESCOLA ALFREDO JOSÉ DE CARVALHO X ESCOLA ZÉLIA CORREIA DO Ó.

ESCOLA ADAUTO FERREIRA DE PAULA X ESCOLA ALFREDO CIPRIANO.

JOGO FINAL:

ESCOLA ADAUTO FERREIRA DE PAULA X ESCOLA ZÉLIA CORREIA DO Ó.

ESCOLA CAMPEÃ : PAIS DA ESCOLA ZÉLIA CORREIA DO Ó.