EDUCAÇÃO

 

Com o tema “Preservação do Meio Ambiente”, a Prefeitura Municipal de Alhandra promoveu, nesta quarta-feira (06), na Avenida Presidente João Pessoa, o Desfile Cívico em comemoração ao Dia da Independência do Brasil que recebeu um recorde de público e contou com a participação de cerca de 6 mil alunos.

Ao todo, foram 22 escolas públicas e duas particulares que participaram do desfile que teve apresentações de 25 bandas marciais das cidades de João Pessoa, Caaporã, Pitimbu, Bayeux e Santa Rita, além do desfile de Cadetes do Corpo de Bombeiros, Guarda Municipal, equipes do Samu, da secretaria do Bem Estar Social e da Saúde.
A estrutura montada de palco, som e iluminação deu mais dinâmica ao desfile engrandecendo o evento.
O sucesso alcançado foi comemorado pelos organizadores do desfile, que se dedicaram muito para conseguir planejar e realizar o tradicional evento.

O secretário de Educação, Daniel Miguel, enalteceu o esforço e empenho de todos que contribuíram para o sucesso do evento, destacando o total apoio do prefeito Renato Mendes que ofereceu a estrutura necessária para a realização da belíssima festa.

Daniel Miguel agradeceu ao público que esteve presente do começo ao fim, diretores, professores, coordenadores, a toda equipe técnica da secretaria de Educação, e principalmente aos alunos que realizaram um desfile que ficará marcado na história de Alhandra.

Na ocasião, foi apresentado o novo fardamento da rede de ensino municipal, e também a primeira banda marcial de Alhandra, formada na Escola Renato Ribeiro Coutinho.

O prefeito Renato Mendes parabenizou o secretario Daniel Miguel e a todos que contribuíram para o sucesso do desfile. “Foi um desfile belíssimo, como há tempos não se via em nossa cidade, principalmente pela presença da população que acompanhou e aplaudiu do início ao fim. Estamos estimulando a cidadania em nossa cidade. Isso é cidadania, civismo, independência. Temos que estimular a participação desses jovens nos eventos escolares e do município e é isso que a nossa gestão quer, a participação da juventude nas ações da gestão municipal”, destacou o prefeito.

o deputado Branco Mendes acompanhou o desfile e parabenizou todos que fizeram parte da organização, destacando a importância de manter as tradições.

 

 

 

Ascom PMA

Após comunicado emitido pela empresa que presta serviço de transporte universitário em Alhandra, informando que a partir do próximo 04 de setembro o convênio entre a empresa e a Secretaria de Educação estaria suspenso, o secretário de Educação, Daniel Miguel, informou que independente de qualquer eventualidade, a Prefeitura Municipal de Alhandra garantirá o transporte dos alunos que fazem faculdade em outras cidades.

Veja Nota:

Quero tranquilizar aos estudantes universitários de nossa cidade, garantindo que o transporte será realizado normalmente, nos mesmos horários, dias e locais. A Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Educação trabalha para garantir e manter todos os serviços, principalmente esse que é de fundamental importância para quem busca um futuro melhor no estudo.

Se tivermos que mudar algo no transporte oferecido pela atual gestão, será para melhor. Portanto, independente de empresa terceirizada, o transporte universitário está garantido permanentemente.

 

Daniel Miguel, secretário de Educação.

Os secretários de Educação, Daniel Miguel, e o secretário de infraestrutura, Júnior Fernandes, visitaram, nesta quarta-feira (30), a obra de construção da nova creche municipal de Alhandra, no Litoral Sul paraibano, e pactuaram esforço conjunto para acelerar os trabalhos de instalação do novo prédio localizado no bairro Bela Vista.

A nova creche terá capacidade para 200 crianças e atenderá diurnamente oferecendo a melhor infraestrutura física, de serviços, de equipamentos e de profissionais, proporcionando assim um crescimento adequado para as crianças alhandrenses.

A obra federal faz parte do PAC 2, está orçada em R$ 1.808.435,62 e terá contrapartida municipal de R$ 500 mil com previsão para funcionamento no segundo semestre de 2018.

Na visita, foram apresentados além do projeto, o módulo construtivo e de acessibilidade da obra que contará com fraudário, lactário, berçário, doze salas estruturadas para as faixas etárias, refeitório, área de convivência e outros serviços diversos.

O secretário da Educação, Daniel Miguel, afirmou que essa obra dará mais condições para desenvolver um trabalho coeso no atendimento às crianças. Ele destacou o empenho do prefeito Renato Mendes em qualificar e melhorar a Educação alhandrense, buscando parcerias e se colocando à disposição para efetuar contrapartidas. “Fico feliz em constatar o andamento da obra e saber que estamos no caminho certo buscando o desenvolvimento do município em todos os setores. A Educação de Alhandra está cada dia mais qualificada, graças ao empenho do nosso prefeito”, disse.

Daniel Miguel também destacou que parte dos recursos para as obras da creche foram liberados em março, após um esforço da atual gestão em fazer o projeto necessário para a obra, conquistada através do Programa PróInfância do Governo Federal. “A cidade estava prestes a perder as verbas para esse projeto, mas através do empenho e afinco da secretaria de Educação, fizemos o projeto e conseguimos recuperar o programa na nossa cidade”, pontuou o secretário de Educação.

Já o secretário da Infraestrutura, Júnior Fernandes, destacou o empenho para dar continuidade a obra federal. “A continuação desta obra federal é uma grande conquista, uma vez que, encontramos muitas irregularidades por parte das documentações trabalhadas pela gestão anterior. Diante disto, convocamos a firma e, numa força tarefa, pusemos tudo em dia. Afinal, o povo não pode ser penalizado pelos desmandos da gestão que passou. Agora somos nós e na atual gestão a obra será concluída”, enfatizou o gestor.

O engenheiro da Prefeitura Municipal de Alhandra, Luzikenio Chianca, responsável pela fiscalização da obra também se fez presente à visita. Representantes da empresa contratada para executar a obra garantem que o serviço segue em ritmo acelerado para conclusão e entrega no prazo hábil.

 

 

 

 

 

Ascom Alhandra

Mais uma conquista da Prefeitura Municipal de Alhandra vai garantir melhorias no transporte escolar. Nesta terça-feira (08) um ônibus padronizado, zero Km, com acessibilidade para cadeirantes e 55 assentos de passageiros, foi entrega à gestão do prefeito Renato Mendes (DEM), graças ao empenho do secretário de Educação, Daniel Miguel, que inseriu o município no Programa do Governo Federal ‘Caminho da Escola’. O Programa visa a padronização dos veículos, a redução por meio de Sistema de Registro de preços e o aumento da transparência nas aquisições. Os veículos possuem valores especiais com isenção de impostos PIS, CONFINS e ICMS.

O ônibus com plataforma elevatória é adaptado para também atender alunos da rede municipal que dependem de cadeira de rodas. O motorista que conduzirá o veículo passará por uma capacitação.

O prefeito comemorou a chegada do ônibus, resultado da parceria com o Governo Federal e informou que a cidade foi contemplada com quatro ônibus e que brevemente os outros três veículos estarão circulando em Alhandra. “Graças ao empenho do secretário de Educação, fizemos a adesão ao Programa ‘Caminho da Escola’ e o município foi contemplado com quatro ônibus escolares. Este é o primeiro que recebemos, mas, em breve os outros estarão atendendo nossos estudantes. Esta parceria é fundamental, e vem beneficiando os alhandrenses. O ônibus chega para assegurar a mobilidade e acessibilidade dos nossos alunos, garantindo a inclusão”, falou o gestor.

O secretário de Educação, Daniel Miguel, informou que a adesão ao Programa foi oficializada assim que ele assumiu a pasta no início do ano, pois a gestão passada não tinha aderido a esse importante programa. Na sequência foi realizado o empenho e com pouco tempo Alhandra foi contemplada.

 

 

 

Ascom Alhandra

 

A Secretaria de Educação de Alhandra reuniu todos os professores da rede municipal, na sexta-feira (28) para apresentação do programa de formação continuada que será financiado pela Jeep, através do Instituto Qualidade de Ensino (IQE), de Recife-PE.  As equipes estiveram na cidade e passaram toda programação, além de disponibilizar todo sistema de informação aos gestores, diretores e professores.

O Secretário de Educação, Daniel Miguel, destacou que a parceria entre a Prefeitura Municipal de Alhandra e a Jeep, promoverá a qualificação de todos os gestores e professores da rede pública para que ensinem de maneira mais eficiente as disciplinas de português, matemática e ciência aos alunos do 3º ao 9º A intenção do Programa Qualiescola é melhorar o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) da cidade e terá um investimento de um milhão e meio.

“A parceria promoverá, ao longo de três anos, com 360 horas/aula a qualificação profissional e tem como objetivo contribuir para uma mudança estrutural no ensino de Alhandra. Pois a Educação foi definida como área-chave para os programas de Sustentabilidade desenvolvidos pela Jeep”, destacou o secretário.

Nesta segunda-feira (31) uma equipe de formadores estará em Recife até a próxima sexta-feira (04), onde participarão de 40 horas de formação no Instituto Qualidade de Ensino, e posteriormente esse mesmo grupo iniciará a formação dos professores em Alhandra.

A chegada do Qualiescola em Alhandra marca o início da expansão dos programas da Jeep na área de Educação, que serão implantados também em Caaporã, tendo em vista que na Paraíba, apenas essas duas cidades foram contempladas.

O Qualiescola auxilia as unidades escolares a alcançarem autonomia e melhorarem a formação de crianças e adolescentes, que passam a contar com uma aprendizagem de maior qualidade. O trabalho começa com amplo diagnóstico da rede municipal de Ensino, com uma avaliação dos conhecimentos e habilidades dos alunos beneficiados. Nesse trabalho são identificadas as principais dificuldades e os potenciais de melhoria. O material final é um banco de dados estratégico que irá orientar toda a etapa de qualificação, que será estruturada por ações focadas para melhoria de cada um dos problemas identificados - em cada escola, turma e estudante.

 

 

 

 

Ascom Alhandra