EDUCAÇÃO

 

O Programa Qualiescola do Instituto Qualidade no Ensino (IQE) promoveu nesta segunda-feira (30), na Escola Zélia Correia do Ó, através da Secretaria de Educação coordenada pelo Professor Daniel Miguel, mais uma etapa da formação pedagógica com os professores municipais do terceiro ao nono ano do ensino regular. O Qualiescola é um programa patrocinado pela empresa Jeep e a alguns meses participa de atividades na educação em Alhandra.

Na formação, os professores puderam elaborar o planejamento pedagógico do 4° bimestre e estudo de sequências didáticas, com o intuito de melhorar o conteúdo a ser repassado para os alunos e também a organização de cada profissional.

 “O encontro realizado com os docentes municipais visa acompanhar o seu desempenho, dos gestores, coordenadores e principalmente de cada aluno. É através dessa união que podemos melhorar o ensino em nosso município. Já fizemos outras formações e continuaremos nosso trabalho, a formação é algo que deve ser continuado para obtermos sempre mais retorno”, destacou Maria Márcia, coordenadora do Programa Qualiescola.

Em Alhandra, o Programa tem sido implantando em 16 escolas, beneficiando mais de 2 mil pessoas entre alunos e professores. Investir em educação é construir um novo tempo!

 

 

 

Ascom

 

A Secretaria de Educação de Alhandra realiza durante todo dia desta segunda-feira (30), o 1º encontro do Programa Nacional de Alfabetização na Idade Certa (PNAIC) 2017/2018. O evento acontece na Escola Zélia Correia do Ó e tem o objetivo de formar os professores do 1º ao 3º ano, com direitos de aprendizagem para alfabetizar os alunos na idade certa. O secretário Daniel Miguel está participando do encontro e destaca a importância do Programa.

Durante o encontro foram oferecidas oficinas onde os profissionais trocaram experiências vividas em sala de aula, avanços e troca de saberes sobre a prática pedagógica.

“O PNAIC é um compromisso formal assumido entre o governo federal, com os estados e municípios, com o propósito de assegurar que todas as crianças estejam alfabetizadas até os oito anos de idade, ao final do 3º ano do ensino fundamental. Em cada município são formados grupos de estudos com o objetivo de debater e receber formação continuada nas práticas docentes”, disse Daniel Miguel.

Segundo a Coordenadora Vanilta Mendes falou da importância do PNAIC. É um programa muito importante porque adquirirmos conhecimento e podemos trabalhá-lo com a equipe escolar, auxiliando os professores neste processo de desenvolvimento. É uma troca de experiências”, explicou.

 

 

Ascom 

 

Lêdo Salvino participou do primeiro evento oficial como prefeito da cidade de Alhandra, nesta quinta-feira (19), na cidade de Goiana em Pernambuco, onde esteve presente no lançamento do Rota do Saber, programa de fortalecimento da educação pública e gratuita na área de influência do Polo Automotivo Jeep, abrangendo municípios de Pernambuco e da Paraíba, durante o evento ele  assinou o termo de parceria entre a Prefeitura de Alhandra, Jeep e Instituto Qualidade de Ensino (IQE).

Para simbolizar o nascimento de um projeto capaz de transformar o mundo, o grupo FCA convidou os seis prefeitos participantes do evento para plantar uma árvore na área externa da fábrica automobilística da Jeep.

Acompanhando Lêdo, esteve presente o secretário de Educação, Daniel Miguel. Ao longo dos próximos três anos, professores e gestores escolares serão beneficiados pela iniciativa. Com a formação desses profissionais, os estudantes da rede municipal de ensino também serão contemplados. “Esse é um programa estratégico para as nossas pretensões de alavancar o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb). Temos certeza que a parceria da FCA e do Instituto de Qualidade no Ensino (IQE) vai nos ajudar a alcançar esse objetivo”, destacou o secretário Daniel.

O prefeito Lêdo Salvino destacou que Alhandra está comprometido com a qualidade da educação, afirmando que o programa tem tudo para dar certo no município. “Alhandra possui uma equipe de educadores e da gestão muito comprometida com a educação. Não tenho dúvida que a nossa terra fértil vai dar bons frutos num futuro próximo. O Secretário de Educação, Daniel Miguel, já traçou um planejamento estratégico, com prioridades e metas, e vamos juntos transformar esse setor tão importante para a formação de crianças, jovens e adultos”, destacou o gestor.

A Fiat Chrysler Automobiles (FCA) adotou a educação como seu principal pilar de investimento social. O objetivo do programa é contribuir de forma significativa para a melhoria da qualidade do ensino fundamental público nos municípios de Goiana, Igarassu, Paulista e Itambé, no Estado de Pernambuco, e Alhandra e Caaporã, na Paraíba. O programa abrange 183 escolas, 1,1 mil educadores e impacta diretamente 30 mil alunos. O Rota do Saber é uma iniciativa da FCA em parceria com a Magneti Marelli, empresa que integra o grupo, o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e o Instituto Qualidade do Ensino.

O trabalho começa com amplo diagnóstico da rede municipal de ensino, com uma avaliação dos conhecimentos e habilidades dos alunos beneficiados. Nesse trabalho são identificadas as principais dificuldades e os potenciais de melhoria. Este panorama orienta toda a etapa de qualificação, que será estruturada por ações focadas para melhoria de cada um dos problemas identificados – em cada escola, turma e estudante.

A metodologia é aplicada a partir da articulação de três componentes fundamentais: professor, pedagogia e pais. O programa trabalha para que os professores incorporem os conteúdos a serem ensinados, através de metodologias de êxito já testado, e engajem os pais no papel de co-educadores dos filhos.

Além da qualificação dos professores nas disciplinas de Português e Matemática e no método pedagógico, os diretores das unidades escolares recebem assessoria para melhoria da gestão escolar. As equipes também são apoiadas na implantação de um sistema de avaliação de aprendizagem para todos os alunos; no desenvolvimento de programas de reforço escolar; e na construção de uma gestão mais participativa nas escolas.

 

A Prefeitura de Alhandra realizou, na noite desta quarta-feira (11), uma grande festa para os professores do município, alusiva ao dia do professor, que será comemorado no próximo dia 15 de outubro. O evento que foi bastante prestigiado contou com cerca de 300 professores e familiares, mas o maior presente foi o anúncio de novidades para a categoria. O evento  comemorativo aconteceu no restaurante Bastos Gold, na praia de Tambaú, Orla de João Pessoa.

O prefeito Renato Mendes, que efetuou reajuste de 10% aos professores, acima da média nacional de 7% e já antecipou a primeira parcela do 13º de 2017, aproveitou a ocasião para anunciar o retroativo do mês de janeiro, que será pago em duas vezes. Ele também anunciou que em recente visita à Brasília, e através da intervenção do deputado federal Efraim Filho, conquistou duas novas escolas para Alhandra, além de dois veículos para transporte escolar.

Outro grande destaque da noite foi a possibilidade do pagamento do 14º salário para os professores em 2018, porém, o beneficio será pago se as escolas atingirem a meta do IDEB, que serão cobradas através da parceria com o Instituto Qualidade de Ensino (IQE).

O secretário municipal de Educação, Daniel Miguel, deu as boas vindas aos professores, abrindo os festejos que há muito não eram realizados em Alhandra. “Preparamos tudo com muito carinho, e essa noite é para vocês. Aproveitem ao máximo, pois são realmente merecedores”, afirmou.

Presentes no evento estiveram o vice-prefeito Ledo Salvino, secretários municipais, vereadores, coordenadores e diretores da educação, além dos deputados Branco Mendes e Efraim Filho.

O prefeito, em seu discurso, disse que o município passa por um avanço no campo da educação, com reformas de escolas, contratação de professores, parceria inovadora com a Jeep e Instituto IQE, valorização dos profissionais, reajuste de 10℅ aos professores, acima do reajuste nacional, entre outros benefícios.  “Uma cidade, um estado e uma nação não cresce sem investimento na educação. É necessária a valorização dos profissionais. Tenho procurado honrar meus compromissos como foi em fevereiro, quando o Governo Federal  anunciou o reajuste de 7% e com planejamento anunciamos aumento de 10%. Em outras épocas quando chegava o anuncio de 11%, chegava o pedido na Câmara para pagar 5%. Meu compromisso é de melhorar o IDEB e para isso preciso contar com o empenho de todos os professores. Conquistamos a parceria com o Instituto IQE, através de um programa de qualificação magnifico da Jeep de Goiana, faço isso sem pensar em minha gestão, penso no futuro de nossas crianças, e eu trago essa responsabilidade para vocês. Esse nosso encontro foi um momento muito importante para todos nós. Quase 300 professores compareceram ao nosso jantar e isso prova que estamos no caminho certo. A nossa gestão está fazendo um grande trabalho na área da educação de nosso município. A minha administração tem sido uma linha de atuação de valorizar, reconhecer e prestigiar os professores e todos os servidores no geral. Só temos a agradecê-los [professores] por estarem de mãos dadas conosco por uma educação e uma cidade cada vez melhor”, comemorou Renato Mendes.

Para o secretário de Educação de Alhandra, o professor Daniel Miguel, a valorização do profissional da educação, assim como o reconhecimento da categoria tem sido um dos marcos da gestão Renato Mendes. Daniel agradeceu a presença dos participantes e enfatizou a importante missão que cada um realiza.

“Foi um evento brilhante, do jeito que os nossos professores merecem. Foi tudo preparado com muito carinho e com o apoio de toda equipe da Secretaria de Educação e do Cerimonial da Prefeitura de Alhandra. Esse foi um momento de confraternização, de relacionamento com os professores, técnicos e servidores, que dia após dia se esforçam para manter tudo dentro da normalidade e levar um bom ensino as nossas crianças e jovens. Essas pessoas que compõem este time, que nos ajudam a trazer felicidade para as famílias alhandranses que aqui estão com a certeza da bela missão que realizam. Eu só tenho a agradecer a todos por tudo que a gente vem fazendo. Que Deus nos abençoe cada vez mais”, falou o secretário Daniel Miguel.

O deputado Branco Mendes lembrou sua época de prefeito em Alhandra, quando foi o primeiro gestor a implantar o PCCR da categoria. Ele parabenizou a gestão de Renato Mendes pelo reconhecimento que vem dando à Educação e também destacou a competência do secretário de Educação, Daniel Miguel, a frente da pasta.

O professor Carlos Macedo, que há 30 anos leciona a disciplina de Educação Física em Alhandra, enalteceu o reconhecimento a categoria pelo prefeito Renato Mendes.  “A gente fica muito feliz em ver que o prefeito Renato nos valoriza. Estou há 30 anos na rede municipal e em todas as administrações de Renato e Branco Mendes, os professores têm tido o merecido reconhecimento. Esse resgate é muito importante para nossa categoria”, falou.

Já o coordenador pedagógico da Educação de Alhandra, Walter Dias, disse que a gestão Renato Mendes sabe dialogar com a categoria. “O dialogo é muito importante para esclarecer e valorizar qualquer categoria e isso tem isso um marco na gestão do prefeito Renato Mendes. O jantar contou com quase 100% dos professores de Alhandra, o que prova a satisfação da categoria com a administração e o tratamento que vêm recebendo a atual gestão”, disse.

O professor Isaias agradeceu ao prefeito e ao secretário pela realização da festa. “Nós nunca tivemos uma festa tão boa quanto essa. Esse prefeito sabe nos valorizar e não falo só por essa festa, falo dos beneficios que conquistamos em tão pouco tempo de gestão”, afirmou.

Veja mais imagens do Evento:

 

 

 

Ascom PMA

 

Com o tema “Preservação do Meio Ambiente”, a Prefeitura Municipal de Alhandra promoveu, nesta quarta-feira (06), na Avenida Presidente João Pessoa, o Desfile Cívico em comemoração ao Dia da Independência do Brasil que recebeu um recorde de público e contou com a participação de cerca de 6 mil alunos.

Ao todo, foram 22 escolas públicas e duas particulares que participaram do desfile que teve apresentações de 25 bandas marciais das cidades de João Pessoa, Caaporã, Pitimbu, Bayeux e Santa Rita, além do desfile de Cadetes do Corpo de Bombeiros, Guarda Municipal, equipes do Samu, da secretaria do Bem Estar Social e da Saúde.
A estrutura montada de palco, som e iluminação deu mais dinâmica ao desfile engrandecendo o evento.
O sucesso alcançado foi comemorado pelos organizadores do desfile, que se dedicaram muito para conseguir planejar e realizar o tradicional evento.

O secretário de Educação, Daniel Miguel, enalteceu o esforço e empenho de todos que contribuíram para o sucesso do evento, destacando o total apoio do prefeito Renato Mendes que ofereceu a estrutura necessária para a realização da belíssima festa.

Daniel Miguel agradeceu ao público que esteve presente do começo ao fim, diretores, professores, coordenadores, a toda equipe técnica da secretaria de Educação, e principalmente aos alunos que realizaram um desfile que ficará marcado na história de Alhandra.

Na ocasião, foi apresentado o novo fardamento da rede de ensino municipal, e também a primeira banda marcial de Alhandra, formada na Escola Renato Ribeiro Coutinho.

O prefeito Renato Mendes parabenizou o secretario Daniel Miguel e a todos que contribuíram para o sucesso do desfile. “Foi um desfile belíssimo, como há tempos não se via em nossa cidade, principalmente pela presença da população que acompanhou e aplaudiu do início ao fim. Estamos estimulando a cidadania em nossa cidade. Isso é cidadania, civismo, independência. Temos que estimular a participação desses jovens nos eventos escolares e do município e é isso que a nossa gestão quer, a participação da juventude nas ações da gestão municipal”, destacou o prefeito.

o deputado Branco Mendes acompanhou o desfile e parabenizou todos que fizeram parte da organização, destacando a importância de manter as tradições.

 

 

 

Ascom PMA