EDUCAÇÃO

A Prefeitura de Alhandra reintegrou ao patrimônio público municipal três ônibus escolares que haviam sido completamente depredados pelos próprios alunos.

Neste feriado prolongado, uma força-tarefa das equipes da Secretaria de Transportes e Educação realiza um trabalho intenso para recuperação dos assentos que foram todos rasgados e retirados do local.

Para rasgar os bancos são usados estiletes, lápis, canetas, tesouras, etc. Os estudantes também avançam sobre as janelas, descolando as travas que retiram os vidros que possibilitam a abertura da saída de emergência, em caso de acidente.

Infelizmente quem mais deveria zelar pela conservação dos bens públicos e cuidar para que fatos como este não ocorram acaba estragando o meio oferecido para conduzi-los às escolas.

O secretário de Educação, Daniel Miguel, lamentou o ocorrido, destacou os gastos com a recuperação da frota e falou sobre as providências que serão adotadas. “É extremamente lamentável que um fato como esse se repita gerando gastos aos cofres públicos, diante de uma situação econômica tão difícil, considerando principalmente a constante diminuição de repasses de verbas. Temos todo cuidado e respeito com o dinheiro público e iremos adotar as providências cabíveis, acionando o Ministério Público. Estamos transportando estudantes, entendemos que são jovens educados e que nada justifica essas ações repudiantes”, enfatizou.

Já o secretário de transportes, Adelson Floreço, fez um apelo aos pais e responsáveis que orientem seus filhos para que cuidem do patrimônio público, zelando pelos ônibus que é um importante serviço ofertado pela gestão municipal, e a recuperação custa muito caro aos cofres públicos. “Não foi um, nem dos bancos, foram todos os bancos danificados, rasgados, isso é muito grave. Quem testemunha esse tipo de atitude deve denunciar ao motorista do veículo ou a direção da escola, para que culpados sejam responsabilizados”, disse Adelson.

As Secretarias de Educação e Transporte organiza um trabalho de conscientização para que os alunos valorizem os serviços disponibilizados pela Prefeitura para facilitar o transporte deles.

Além deste caso, no primeiro semestre também foi registrado ato de vandalismo contra transporte escolar no município. Na ocasião, outros ônibus tiveram várias cadeiras danificadas e vidros quebrados.

Os professores destacaram a valorização da educação e dos profissionais de educação na gestão do prefeito Renato Mendes e pontuaram que o diferencial desta administração, é ter um secretário de educação que sabe ouvir, dialogar e trabalhar por uma educação de qualidade.

O vice-prefeito Lêdo Salvino esteve presente no evento e destacou a importância dos professores para a formação dos cidadãos. "O professor é valorizado e respeitado na atual gestão. Nada mais justo que honrar quem se dedica a formar cidadãos dignos e honrados. Parabéns aos professores e professoras da minha querida Alhandra", disse.

A professora Leiliana Duarte comentou sobre o investimento na educação no governo Renato Mendes. “Os professores de Alhandra têm sido valorizado financeiramente e na qualificação. As salas de aulas têm qualidade com climatização, os alunos ganham material escolar e fardamento. Outro fator importante é o pagamento do piso salarial em dia. Enquanto muitos municípios não valorizam o professor, em Alhandra o tratamento é excelente. Não temos o que reclamar”.

Para o professor história Isaías Elias, “a categoria tem a plena liberdade e acesso tanto ao secretário Daniel quanto ao prefeito Renato Mendes. Temos avançados nas reformas das escolas e valorização da nossa categoria com curso de capacitação. Na gestão anterior não éramos valorizados. Então, é um trabalho incessante do prefeito em valorizar a educação de Alhandra”, disse o docente que há 8 anos é concursado da rede municipal de ensino.

Já o professor de matemática Fernando Lima, parabenizou os docentes e falou dos desafios da categoria. “O desafio é grande. Estamos de parabéns e toda da equipe da educação de Alhandra pelos desafios que estamos enfrentando. Mas, continuamos de mãos dados para melhoria da educação do município. Quero agradecer a todos que fazer a escola Zélia Correio do Ó pelo engrandecimento da unidade. Só temos a agradecer de modo geral a todos que têm investidos na educação de Alhandra”, disse.

O vereador João Sufoco, que vai presidir a Câmara Municipal de Alhandra, participou do encontro e falou do tratamento humanizado que a prefeitura oferece aos professores. “Os professores de Alhandra hoje têm um avanço grande na educação tendo em vista que o prefeito tem um compromisso com a educação, além do atendimento humanizado e individual que é oferecido pela prefeitura, através do secretário Daniel, que tem feito um trabalho excepcional”.

Para o vereador Edvaldo Salvino, as melhorias implantadas na educação é um marco no governo do prefeito Renato Mendes. “Temos uma gestão voltada para a melhoria da educação. O prefeito e sua equipe têm uma atenção especial para o ensino de qualidade e um professor valorizado. Nossa educação tem recebido um tratamento importante e isso tem sido visto por todos nós alhandrenses”.

Presente também no evento os vereadores Cláudio Januário, Moisés Marinho, Edvaldo Salvino e Duy Braga.

Os secretários municipais prestigiaram o evento e parabenizaram a categoria pelo seu dia.

                 


 

Cerca de 10 mil pessoas, entre público, alunos da rede municipal, estadual e particular de ensino, somando-se 25 entidades educacionais, além de 28 bandas marciais e de fanfarras, cadetes do Corpo de Bombeiros, Marinha e Exército Brasileiro, participaram neste sábado (01) do Desfile Cívico em alusão ao Dia da Independência do Brasil, comemorado no próximo 7 de setembro.

Os participantes do desfile se concentraram em frente ao Banco do Brasil e percorreram a Avenida João Pessoa, onde o desfile se encerrava em frente ao palanque onde o prefeito de Alhandra, Renato Mendes, vice-prefeito Lêdo Salvino, vereadores de Alhandra e Caaporã, secretários, coordenadores e convidados prestigiaram o evento que movimentou a cidade.

Organizado pela Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Educação, o desfile teve como tema deste ano a “Família e Escola", destacando que é uma parceria que dá certo.

O evento teve início com o desfile do pelotão formado pelo Exército Brasileiro, em seguida foi a vez do pelotão da Marinha e do corpo de bombeiros, logo após foi a vez das 25 escolas e bandas desfilaram na principal avenida da cidade.

Renato Mendes comemorou a grande participação popular, organização e empenho da Secretaria de Educação na realização do desfile cívico da cidade. "Mais um grande evento com a marca da gestão educacional do município, que através do secretário Daniel Miguel que comanda com maestria sua equipe, mostrou à nossa população um grande espetáculo e levou o povo às ruas para prestigiar esse grande evento. Só tenho que parabenizar todos e todas que fazem parte da Educação e demais secretarias parceiras dessa grande festa da Independência", disse o prefeito.

O secretário de Educação Municipal Daniel Miguel, agradeceu o apoio irrestrito do Prefeito Renato Mendes que disponibilizou tudo que foi necessário para a realização de um grande desfile que registrou um recorde de público. Daniel  destacou também o apoio e empenho das demais secretarias e coordenações. “O prefeito Renato Mendes, como sempre não mediu esforços para que esse evento fosse grandioso e disponibilizou tudo que foi necessário para a participação das escolas municipais, estaduais e particulares que abrilhantaram o desfile cívico da nossa cidade. Agradeço a colaboração de todos que fazem parte da Educação e dos amigos das demais secretarias, a união de todos foi o fator responsável pelo sucesso deste desfile”, afirmou Daniel.

  

Imagens do desfile cívico de 2017

O Desfile Cívico do município de Alhandra, em alusão à Independência do Brasil, comemorado no dia 7 de setembro, será realizado neste sábado (01), a partir das 15h. O evento organizado pela Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Educação reunirá 25 unidades educacionais do município, 28 bandas marciais e fanfarras, pelotão e banda do Exército Brasileiro e Marinha, pelotão e banda do Corpo de Bombeiros, além da participação da Secretaria de Saúde e da Secretaria do Bem Estar Social.

O tema da Educação neste ano de 2018 é 'A Família', abraçado por todas as escolas e o desfile deste sábado mostrará a importância da valorização e união dos familiares na Educação dos filhos e parentes.

O secretário de Educação Municipal Daniel Miguel, agradeceu o apoio irrestrito do Prefeito Renato Mendes que disponibilizou tudo que foi necessário para a realização de um grande desfile com a expectativa de recorde de público, e destacou o apoio e empenho das demais secretarias e coordenações. "O prefeito Renato Mendes, como sempre não mediu esforços para que esse evento seja grandioso e disponibilizou tudo que foi necessário para a participação das escolas municipais, estaduais e particulares para abrilhantar o desfile cívico da nossa cidade. Agradeço a colaboração da SMtrans, através do amigo Fred Pereira e sua equipe, do secretário de transporte Adelson Florenço, coordenação de cultura e todos que fazem a Educação no município que com muito empenho sempre superam as expectativas. Esperamos um público recorde de 6 mil pessoas, com um total de 9 mil entre público e participantes", citou Daniel.

A concentração terá início às 14h nas proximidades do Banco do Brasil, e percorrerá toda a Avenida Presidente João Pessoa até chegar à Avenida Nossa Senhora da Assunção, onde será instalado um palanque para receber as autoridades.

Secretários, coordenadores, vereadores, padres, pastores e todos que fazem parte da gestão municipal alhandrense foram convidados pelo prefeito Renato Mendes e secretário Daniel Miguel.

SMTran, Guarda Municipal e PM
A SMTRAN (Secretaria Municipal de Trânsito) através do diretor Fred Pereira solicita à população Alhandrense para fazer a evacuação dos veículos da Av: Presidente João Pessoa a partir das 11:30 ficando os acessos pelas vias laterais, em razão do desfile cívico que acontece neste sábado. "Agradecemos a compreensão da população para que possamos organizar um desfile ordeiro e com mobilidade. Nosso muito obrigado", disse Fred.

A Guarda Municipal, através do inspetor Mauro informou que fará um trabalho de prevenção em parceria com a Polícia Militar que estará presente no desfile.

 

  

A prevenção é a melhor forma de promover qualidade de vida, uma vez que a saúde bucal interfere diretamente em todo o bem estar do indivíduo. Sendo assim, torna-se fundamental orientar para que todo cidadão possa estar informado contra possíveis problemas indesejados.

Com esse conceito, a Secretaria Municipal de Saúde de Alhandra com o apoio da Secretaria de Educação realizou atividade coletiva na Escola Municipal de Ensino Fundamental, Zélia Correia do Ó, com o tema “Saúde Bucal e Qualidade de Vida”.

A Odontóloga Sônia Oliveira foi a palestrante e falou sobre a necessidade de prevenir e cuidar dos agravos mais comuns da cavidade oral e ensinou técnicas de escovação.

O evento teve o objetivo de levar informações de saúde bucal para os alunos do turno da noite e durante a palestra foram feitas muitas perguntas sobre gravidez, bulimia, anorexia, doenças sexualmente transmissíveis e suas implicações na saúde bucal. Na oportunidade foram distribuídos kits de escovação para todos os presentes.

Mudar a realidade com ações de prevenção é um dos grandes objetivos da Prefeitura Municipal de Alhandra, por meio das ações da Secretaria Municipal de Saúde.