EDUCAÇÃO

Incentivo à educação é oferecido para alhandrenses que queiram concluir o curso superior

   

Foi firmado na nesta quinta-feira (27) um convênio entre a Prefeitura Municipal de Alhandra e a Autarquia Municipal do Ensino Superior de Goiana (AMESG), que oferece descontos de 50% em cursos da instituição para todos os jovens alhandrenses. Mesmo sendo no estado de Pernambuco, a distância entre Alhandra e Goiana é de 28 km, e diversos universitários alhandrenses estudam no município por ser mais perto que João Pessoa, distante 43 km de Alhandra.

O convênio assinado pelo prefeito de Alhandra, Renato Mendes e pelo secretário de Educação do município, Daniel Miguel, tem por objetivo garantir ensino de qualidade a todo jovem que queira concluir o ensino superior em uma das melhores faculdades da região. Através da parceria será concedido desconto de 50% nas matrículas.

Na ocasião, o presidente da Autarquia Dr. Alcides Pereira, o diretor da Universidade, Dr. Marcos e o prefeito de Goiana, Eduardo Honório, acompanhado de alguns secretários estiveram presentes.

O benefício abrange os seguintes cursos: ciências biológicas, matemática, história, letras, pedagogia e licenciatura em Educação física. Os alunos devem ingressantes na AMESG por meio de vestibular.

O prefeito Renato Mendes ressaltou a importância de investir na educação. “Hoje foi mais um dia de muita felicidade, ao assinar esse importante convênio com a universidade de Goiana, garantindo aos nossos jovens uma bolsa de 50%. Essa é uma grande oportunidade oferecida pela Prefeitura aos filhos da nossa amada Alhandra que desejam garantir seu curso superior. Procuro sempre investir na educação, fazendo convênios, ampliações, parcerias para cada vez mais desenvolver a educação de Alhandra. Acredito que nos próximos anos, Alhandra será um grande exemplo na Educação em toda Paraíba”, afirma Renato Mendes.

O secretário Daniel Miguel, destacou que essa parceria é fruto de muita luta, uma busca incessante do prefeito e da secretaria por qualidade no ensino e oportunidades para os munícipes.

 

 

 

A Escola Municipal Aníbal Edmundo Lundgreen, localizada na Zona Rural de Alhandra foi mais uma do município que passou por reforma, após anos de abandono. A unidade escolar que fica localizada no Sítio Pindobal, foi entregue à comunidade com o prédio escolar revitalizado, ofertando conforto e comodidade aos alunos e professores.

A escola é a 17ª reformada em pouco mais de um ano da administração do prefeito Renato Mendes, tendo o secretário de Educação, Daniel Miguel, e o secretário de infraestrutura, Júnior Fernandes, à frente dos trabalhos de reforma, ampliação e climatização das escolas.

“Quando assumimos em 2017, encontramos a escola em situação precária, não só essa escola, mas as 20 unidades escolares do município. Aos poucos fomos reformando e qualificado as unidades e hoje entregamos a décima sétima escola reformada no município, só faltando três para completar o quadro com todas as escolas municipais reformadas. Uma luta intensa, com o apoio do prefeito Renato e a atuação eficiente da Secretaria de Obras. O objetivo é ofertar dignidade aos alunos e professores. O professor se sente motivado a trabalhar e aliviado porque é mais seguro também”, disse o secretário Daniel.

Segundo o secretário de infraestrutura, a revitalização da escola contemplou telhado, pintura, parte elétrica e hidráulica, recuperação de banheiros e também mudança no mobiliário escolar.

O secretário de educação ainda informou que a próxima escola a ser reformada será a da comunidade Riacho. “Só falta reformar três escolas e nossa equipe e a próxima será a de Riacho, que também foi abandonada por quatro, todo esse trabalho é realizado com recursos próprios”, disse.

Uma das alunas comemorou a reforma e disse que parece outra escola. “Tá muito linda a nossa escola. Até parece outra”, disse.

   

Gestores escolares dos municípios de Alhandra e Caaporã, ambos do Litoral Sul paraibano, e de Itambé, interior de Pernambuco, participaram nessa segunda-feira (26) da terceira Formação Continuada de Gestores. O objetivo foi capacitar os profissionais e, ao mesmo tempo, fortalecer o ensino nos municípios. O curso é promovido pelo Programa Qualiescola (IQE), patrocinado pela Jeep.

A formação, coordenada por Josenildo Oliveira, Coordenador Pedagógico do Instituto Qualidade no Ensino, visa proporcionar aos gestores e professores maior conhecimento sobre as bases teóricas e metodológicas do Plano de Ação da Gestão Escolar. O evento aconteceu CMEI Josefa Ambrósio em Alhandra.

Para o prefeito de Alhandra, Renato Mendes, a aprendizagem deve ser um dos principais focos na gestão da escola. Conseguir pensar a gestão com foco na aprendizagem é, portanto, um grande desafio atualmente.

“O professores e gestores são líderes transformadores na escola. Integrar uma gestão escolar não é fácil, é preciso pensar, a amadurecer a ideia para executá-la. Esse apoio do IQE só tem melhorado o ensino de Alhandra e estou muito feliz pelo trabalho desenvolvido pelos especialistas, a exemplo da professora Maria Márcia, Coordenadora do Programa Qualiescola (IQE). Só tenho a agradecer ao IQE e a JEEP pelo apoio”, falou o prefeito.

De acordo com o secretário de Educação de Alhandra, Daniel Miguel, o Qualiescola auxilia as unidades escolares a alcançarem autonomia e melhorarem a formação de crianças e adolescentes, que passam a contar com uma aprendizagem de maior qualidade. O trabalho começou com amplo diagnóstico da rede municipal de Ensino, com uma avaliação dos conhecimentos e habilidades dos alunos beneficiados.

Nesse trabalho foram identificadas as principais dificuldades e os potenciais de melhoria. O material final é um banco de dados estratégico que irá orientar toda a etapa de qualificação, que será estruturada por ações focadas para melhoria de cada um dos problemas identificados - em cada escola, turma e estudante.

 

A Prefeitura Municipal de Alhandra (PMA) tem investido em ações que facilitam o acesso dos estudantes as suas instituições de ensino. E para dar continuidade nessas ações, o prefeito Renato Mendes e o secretário de Educação Daniel Miguel, realizaram nesta sexta-feira (09) a entrega dos cartões do Passe Estudantil 2018, para serem utilizados por estudantes universitários ou técnicos que se deslocam à outras cidades.

Em um ato realizado no CMEI, 140 alunos foram beneficiados com o serviço que será prestado pela empresa PBRio diuturnamente. Além do prefeito e do secretário de Educação, também esteve presente o secretário de obras do município, Júnior Fernandes.

“Todos os alunos cadastrados estão recebendo o cartão de Passe Livre para terem acesso ao transporte gratuito, em parceria com a empresa PBRio e exigimos qualidade no transporte dos nossos universitários. Estamos fazendo apenas a nossa obrigação que é prestar bons serviços a nossa população e principalmente a quem busca sua qualificação profissional, seja na formação universitária ou em cursos técnicos”, destacou Daniel Miguel.

O prefeito Renato Mendes garantiu que além de qualificar a Educação, com reformas de escola, melhoria na merenda escolar, climatização, além da valorização profissional, o passe, oferecido gratuitamente aos universitários alhandrenses é mais um dos benefícios disponibilizados pela atual administração para ajudar na qualificação, capacitação e especialização dos munícipes.

 

 

Ascom Alhandra

 

     

O prefeito de Alhandra Renato Mendes, juntamente com o Secretário de Educação, Daniel Miguel fizeram a entrega do fardamento escolar para os alunos da Escola Municipal Creuza Raquel, em solenidade na manhã desta terça-feira (06), no Bairro do Oiteiro. Na ocasião, também foi iniciada a climatização de todas as cinco salas da unidade escolar que possui 240 alunos.

De acordo com o Renato Mendes, o fardamento escolar representa a identidade estudantil do aluno, é a marca e a comprovação de que o poder público está garantindo o direito das crianças, além de contribuir para elevar a autoestima do estudante.

“Fico orgulhoso de ver que nosso esforço está valendo a pena. O resultado estamos vendo agora, com a entrega destes fardamentos. Ver o sorriso estampado no rosto dos alunos ao receber o fardamento é o melhor sentimento para qualquer gestor. A climatização entregue hoje, é outro grande beneficio que qualifica a educação no nosso município. Com isso, garantimos conforto e proporcionamos um ambiente favorável ao bom aprendizado”, disse Renato Mendes.

Pais, professores e alunos comemoraram os benefícios para a escola, destacando a importância da climatização. “Essa escola é forrada e muito quente. Meu filho reclamava muito do calor. Graças a Deus Renato resolveu esse problema”, disse Neide, mãe de um aluno.

Na oportunidade, o secretário de Educação Daniel Miguel agradeceu o empenho do prefeito, onde o mesmo se dispôs desde o inicio de sua gestão a viabilizar a aquisição de fardamento de qualidade para os alunos do Sistema Municipal de Ensino de Alhandra e ainda a colocar ar-condicionado nas escolas. “Na semana passada entregamos o fardamento do CMEI que está devidamente climatizado. Hoje a escola Creuza Raquel recebeu a climatização e os 240 alunos já estão com o fardamento. Também temos climatizadas a Creche Alaíde Pessoa, Creche de Mata Redonda, além da escola Alfredo José de Carvalho que possui 900 alunos em Mata Redonda, e o próximo passo é climatizar a escola Zélia Correia do Ó. Um ambiente climatizado aumenta a produtividade auxiliando na transformação de conhecimento, dando mais conforto aos alunos e professores”, disse o secretário.

 

 

 

Assessoria