EDUCAÇÃO

   

A Secretaria de Educação promoveu nesta sexta-feira (14) solenidade para homenagear os alunos da Rede Municipal de Alhandra que se destacaram na Olimpíada Municipal de Matemática. Os primeiros colocados foram premiados com notebook, tablet, celular e medalhas na 1° edição da Olimpíada que contou com todo esforço dos professores de matemática, além do apoio da Prefeitura Municipal.

Embora a matemática ainda seja um ‘bicho de sete cabeças’ para muita gente, atividades mais dinâmicas, lúdicas e que envolvem os alunos em sala de aula costumam ajudar no aprendizado.

A competição envolveu todas as escolas nesse projeto e os professores não mediram esforços na elaboração e aplicação das provas que aconteceram nas salas de aulas.

O secretário municipal de Educação, Daniel Miguel, agradeceu ao empenho de todos os envolvidos na realização desse importante evento educacional, destacando o apoio do prefeito Renato Mendes na realização de eventos e ações importantes para fortalecer a educação alhandrense. Ele também parabenizou os alunos pelo empenho e dedicação na realização das provas.

“A proposta ressalta a importância de estimular os alunos, desde cedo, com um modelo inovador e incentivador de aprendizado da matemática. Método e ações que também contribuirão nas escolhas profissionais ou vivências dos jovens, inclusive nas carreiras que não contemplam ciências exatas, mas que sempre exigirão o raciocínio lógico aprendido com a matemática”, afirmou Daniel.

 A premiação para os vencedores foi a seguinte:

1° lugar: João Victor Silva - ganhou um notebook

2° lugar: Fabiano dos Santos da Silva – ganhou um tablete

3° lugar: Luiz Felipe Soares da Silva  - Ganhou um celular

Premiação para o EJA Ciclo V

Angélica Lima do Nascimento  - Ganhou um celular

Alunos colocados entre o 4° e 10° lugares ganharam medalhas

Do 11° ao 20° lugar ganharam certificados de menção honrosa.

              

O município de Alhandra está há um ano e meio participando do Programa Rota do Saber, da Fiat Chrysler Automóveis (FCA), em parceria com o Instituto Qualidade no Ensino (IQE) e Prefeitura Municipal. Os resultados da avaliação deste período com os alunos foram apresentados nesta quarta-feira (21/11) à formadores de opinião  líderes comunitários, além de representantes de segmentos da sociedade.

Essa importante parceria promoverá ao longo de três anos a qualificação de 300 professores (40% do corpo docente do ensino fundamental da cidade) e de gestores da rede municipal. Todas as 16 escolas do município, 62 professores de Português e Matemática  e 1.859 alunos participam do programa.

Os números mostraram que o município está avançando. O desempenho das formadoras e professores contribui para o sucesso do trabalho, que se volta para as principais dificuldades identificadas nos estudantes, com o objetivo de melhorar cada vez mais os índices e fortalecer a educação, por ser através dela que se constrói e transforma o futuro.

 

O evento foi iniciado pelo secretário Municipal de Educação, Daniel Miguel, que destacou a importância do projeto para o desenvolvimento educacional de Alhandra. “Sou testemunha ocular de um dos maiores programas que pude conhecer na área de educação enquanto professor, enquanto secretário que estou, que é o Qualiescola desenvolvido pelo IQE no nosso município. Uma ação que dá um salto muito importante na qualificação dos nossos professores. E esse programa é tão magistral que não só trabalha com os professores, mas trabalha com os gestores e os técnicos da Secretaria de Educação”, informou Daniel Miguel.

O coordenador de projetos sociais da FCA, Fernando Elias, pontuou a importância eficiente e empenho da Secretaria de Educação e da Prefeitura de Alhandra em não medir esforços para alcançar os bons resultados apresentados no encontro. “Não alcançaríamos esses bons resultados, se a prefeitura também não se comprometesse. Investir em educação para garantir um futuro melhor para todos. A Jeep faz parte da região e quanto mais a educação se desenvolver, todos ganham”, afirmou.

Iran de Fátima Freitas, Coordenadora Geral do Instituto Qualidade no Ensino (IQE), afirmou que “o programa Rota do Saber está preparando a população para que o desenvolvimento econômico se dê para a própria população. A gente quer educadores e gestores qualificados para que a criança entre no primeiro ano e saia no nono ano, mas, saia preparada”, disse.

 

O prefeito Renato Mendes agradeceu a parceria com a Jeep e IQE, reafirmando que o projeto Rota do Saber foi uma grande conquista para Alhandra, e vem sendo conduzido com maestria pelo secretário Daniel Miguel. “Nada acontece a curto prazo,  é preciso ter o compromisso para o futuro. Tem que ter perseverança, e esses formadores que aqui estão fazem a diferença. Acredito e vou sempre acreditar que o futuro da nossa nação está na educação. Renovo meu compromisso de enquanto estiver prefeito dessa cidade, vamos estar de mãos dadas com essa parceria”, garantiu o gestor alhandrense.

Ainda falaram positivamente sobre o Rota do Saber a diretora da Escola Zélia Correia, Maria José da Silva (Lia), os professores de matemática do município Fernando Lima e Vera Lúcia, a professora de português e formadora Daniele Nascimento e a coordenadora do projeto em Alhandra, Maria Márcia.

Também participaram do evento o vice-prefeito Ledo Salvino, vereadores, formadores, professores, secretários e o padre Luis Carlos.

OS NÚMEROS ALCANÇADOS ATRAVÉS DO ROTA DO SABER

Em 2013 Alhandra estava abaixo da meta do Índice da Educação Básica (IDEB) que era para atingir 3.9 e estava apenas em 3.1. Em 2019 o município tem que atingir a meta do Ideb de 4.7, que será um grande desafio.

Na avaliação do desempenho e performance dos Alunos do 3º ao 9º ano, todas as metas foram alcançadas.

Em 2017, 32% dos alunos proficientes aprenderam.

Já em 2018, 43% aprenderam e o município superou a meta de 41%.

Na nova avaliação que será realizada em dezembro espera-se que 50%  dos alunos tenham aprendido português e matemática.

Ao fim do projeto a meta é que 68% dos alunos tenham aprendido.

Embora a matemática ainda seja um ‘bicho de sete cabeças’ para muita gente, atividades mais dinâmicas, lúdicas e que envolvem os alunos em sala de aula costumam ajudar no aprendizado.

É pensando nisso que a Prefeitura de Alhandra realizará na próxima quarta-feira (14), a Olimpíada Municipal de Matemática, se tornando a primeira cidade a sediar esse evento para todos os alunos do fundamenta II e EJA.

A competição envolverá todas as escolas nesse projeto idealizado pelo professor Fernando Francisco de Lima, e que terá a participação dos demais professores de matemática da rede municipal de ensino na elaboração e aplicação das provas que acontecerão nas salas de aulas, no período da tarde.

De acordo com o secretário municipal de Educação, Daniel Miguel, a proposta ressalta a importância de estimular os alunos, desde cedo, com um modelo inovador e incentivador de aprendizado da matemática. Método e ações que também contribuirão nas escolhas profissionais ou vivências dos jovens, inclusive nas carreiras que não contemplam ciências exatas, mas que sempre exigirão o raciocínio lógico aprendido com a matemática.

A premiação para os vencedores e a seguinte:

1° lugar: um notebook

2° lugar: um tablet

3° lugar: um celular

4° ao 10° lugar: medalhas

11° ao 20° lugar: certificado de menção honrosa.

A Prefeitura de Alhandra reintegrou ao patrimônio público municipal três ônibus escolares que haviam sido completamente depredados pelos próprios alunos.

Neste feriado prolongado, uma força-tarefa das equipes da Secretaria de Transportes e Educação realiza um trabalho intenso para recuperação dos assentos que foram todos rasgados e retirados do local.

Para rasgar os bancos são usados estiletes, lápis, canetas, tesouras, etc. Os estudantes também avançam sobre as janelas, descolando as travas que retiram os vidros que possibilitam a abertura da saída de emergência, em caso de acidente.

Infelizmente quem mais deveria zelar pela conservação dos bens públicos e cuidar para que fatos como este não ocorram acaba estragando o meio oferecido para conduzi-los às escolas.

O secretário de Educação, Daniel Miguel, lamentou o ocorrido, destacou os gastos com a recuperação da frota e falou sobre as providências que serão adotadas. “É extremamente lamentável que um fato como esse se repita gerando gastos aos cofres públicos, diante de uma situação econômica tão difícil, considerando principalmente a constante diminuição de repasses de verbas. Temos todo cuidado e respeito com o dinheiro público e iremos adotar as providências cabíveis, acionando o Ministério Público. Estamos transportando estudantes, entendemos que são jovens educados e que nada justifica essas ações repudiantes”, enfatizou.

Já o secretário de transportes, Adelson Floreço, fez um apelo aos pais e responsáveis que orientem seus filhos para que cuidem do patrimônio público, zelando pelos ônibus que é um importante serviço ofertado pela gestão municipal, e a recuperação custa muito caro aos cofres públicos. “Não foi um, nem dos bancos, foram todos os bancos danificados, rasgados, isso é muito grave. Quem testemunha esse tipo de atitude deve denunciar ao motorista do veículo ou a direção da escola, para que culpados sejam responsabilizados”, disse Adelson.

As Secretarias de Educação e Transporte organiza um trabalho de conscientização para que os alunos valorizem os serviços disponibilizados pela Prefeitura para facilitar o transporte deles.

Além deste caso, no primeiro semestre também foi registrado ato de vandalismo contra transporte escolar no município. Na ocasião, outros ônibus tiveram várias cadeiras danificadas e vidros quebrados.

Os professores destacaram a valorização da educação e dos profissionais de educação na gestão do prefeito Renato Mendes e pontuaram que o diferencial desta administração, é ter um secretário de educação que sabe ouvir, dialogar e trabalhar por uma educação de qualidade.

O vice-prefeito Lêdo Salvino esteve presente no evento e destacou a importância dos professores para a formação dos cidadãos. "O professor é valorizado e respeitado na atual gestão. Nada mais justo que honrar quem se dedica a formar cidadãos dignos e honrados. Parabéns aos professores e professoras da minha querida Alhandra", disse.

A professora Leiliana Duarte comentou sobre o investimento na educação no governo Renato Mendes. “Os professores de Alhandra têm sido valorizado financeiramente e na qualificação. As salas de aulas têm qualidade com climatização, os alunos ganham material escolar e fardamento. Outro fator importante é o pagamento do piso salarial em dia. Enquanto muitos municípios não valorizam o professor, em Alhandra o tratamento é excelente. Não temos o que reclamar”.

Para o professor história Isaías Elias, “a categoria tem a plena liberdade e acesso tanto ao secretário Daniel quanto ao prefeito Renato Mendes. Temos avançados nas reformas das escolas e valorização da nossa categoria com curso de capacitação. Na gestão anterior não éramos valorizados. Então, é um trabalho incessante do prefeito em valorizar a educação de Alhandra”, disse o docente que há 8 anos é concursado da rede municipal de ensino.

Já o professor de matemática Fernando Lima, parabenizou os docentes e falou dos desafios da categoria. “O desafio é grande. Estamos de parabéns e toda da equipe da educação de Alhandra pelos desafios que estamos enfrentando. Mas, continuamos de mãos dados para melhoria da educação do município. Quero agradecer a todos que fazer a escola Zélia Correio do Ó pelo engrandecimento da unidade. Só temos a agradecer de modo geral a todos que têm investidos na educação de Alhandra”, disse.

O vereador João Sufoco, que vai presidir a Câmara Municipal de Alhandra, participou do encontro e falou do tratamento humanizado que a prefeitura oferece aos professores. “Os professores de Alhandra hoje têm um avanço grande na educação tendo em vista que o prefeito tem um compromisso com a educação, além do atendimento humanizado e individual que é oferecido pela prefeitura, através do secretário Daniel, que tem feito um trabalho excepcional”.

Para o vereador Edvaldo Salvino, as melhorias implantadas na educação é um marco no governo do prefeito Renato Mendes. “Temos uma gestão voltada para a melhoria da educação. O prefeito e sua equipe têm uma atenção especial para o ensino de qualidade e um professor valorizado. Nossa educação tem recebido um tratamento importante e isso tem sido visto por todos nós alhandrenses”.

Presente também no evento os vereadores Cláudio Januário, Moisés Marinho, Edvaldo Salvino e Duy Braga.

Os secretários municipais prestigiaram o evento e parabenizaram a categoria pelo seu dia.