EDUCAÇÃO

No estado da Paraíba, a Escola Municipal Zélia Correia do Ó, na cidade de Alhandra foi a que teve mais alunos aprovados na Olímpiada Brasileira de Química.

Os 20 alunos da escola de ensino fundamental que tiveram excelente desempenho na competição nacional foram homenageados com medalhas e certificados, entregues pelo professor Jociano Coêlho, responsável pelo projeto “A Zélia nas Olimpíadas de Conhecimento”, e também pela gestão escolar na pessoa de Vera Lúcia Silva Firmino e pelo secretário de Educação Municipal, Daniel Miguel.

A representante dos aprovados, a aluna Rainara, fez um discurso de agradecimento a escola e ao professor responsável. “Estamos felizes com o resultado, foi fruto de grande esforço e um trabalho desenvolvido em todo o semestre letivo. Levar o nome da Zélia nas competições de conhecimento é de grande responsabilidade”, disse a estudante.

De acordo com o professor Jociano, preparar os alunos para olimpíadas de conhecimento é uma tarefa que influencia de maneira significativa na motivação e autoestima deles, principalmente em relação ao conteúdo e às áreas do conhecimento científico.

“O projeto que desenvolvemos na escola permite identificar possíveis talentos para tais áreas, possibilitando o incentivo ao aluno para seguir carreiras relacionadas às diversas ciências. Além disso, bons resultados nessas olimpíadas contribuem para o fortalecimento da identidade da Escola Zélia Correia”, finalizou.

Os servidores municipais e moradores da Cidade de Alhandra que estão buscando qualificação profissional agora têm mais uma oportunidade de realizar este sonho. A Prefeitura renovou a parceria com a Autarquia Municipal de Ensino Superior de Goiana (AMESG-Fadimab), em Pernambuco, oferecendo 50% de desconto em diversos cursos da instituição.

O secretário de Educação de Alhandra, Daniel Miguel, destacou que a parceria deu certo e por isso foi renovada para beneficiar a população de Alhandra, dando a possibilidade da formação superior em uma das melhores faculdades do Nordeste.

“Essa parceria é fruto de muita luta, uma busca incessante do prefeito e da secretaria por qualidade no ensino e oportunidades para os munícipes”, destacou Daniel.

Para o prefeito Renato Mendes, é necessário incentivar a qualificação profissional da população de Alhandra.

“É mais uma importante parceria, a exemplo da anterior que beneficiou diversos moradores. Para incentivar nossos cidadãos no estudo e crescimento profissional, nós nos empenhamos para firmar esse tipo de parceria. Esse benefício veio para somar com a ajuda que já oferecemos aos alunos que estudam nas cidades vizinhas e não precisam pagar ônibus, já que a Prefeitura subsidia 100% do transporte escolar”, declarou Renato Mendes.

A faculdade AMESG/Fadimab coloca à disposição os cursos de Ciências biológicas, matemática, história, letras, pedagogia e Educação Física. As inscrições seguem abertas. Mais informações sobre o processo seletivo podem ser obtidas pelo fone: (81) 3626-0740 ou no site: www.fadimab.edu.br As notas do ENEM serão usadas.

 

O tradicional desfile cívico, realizado pela Prefeitura de Alhandra, em comemoração ao Dia da Independência do Brasil, será realizado neste sábado, 31 de agosto, a partir das 14h.

Cerca de 30 escolas municipais, estaduais e particulares, totalizando aproximadamente 5 mil alunos irão participar do desfile. Também já foi confirmada a participação de 30 bandas marciais, pelotão do Exército Brasileiro através do 1º Grupamento de Engenharia, frota motorizada do Corpo de Bombeiro, além da banda, pelotão e veículos da Polícia Militar da Paraíba.

De acordo com o Secretário de Educação, Daniel Miguel, o desfile contará também com a participação de demais secretarias da gestão municipal. “O desfile tradicionalmente acontece na cidade há muitos anos e esse ano vem sendo preparado com muito carinho. Os professores, as fanfarras, os corpos coreográficos estão trabalhando bastante para o desfile. Então a gente percebe que tudo é realizado com muita dedicação por todos que irão participar deste momento festivo da cidade, onde as famílias saem às ruas para prestigiar o evento. Só temos que agradecer ao prefeito Renato Mendes por mais um ano realizar um grande evento em alusão ao 7 de setembro”, disse o secretário.

A concentração terá início às 14h nas proximidades do Banco do Brasil, e percorrerá toda a Avenida Presidente João Pessoa até chegar à Avenida Nossa Senhora da Assunção, onde terá um palanque para receber as autoridades.

SMTran, Guarda Municipal e PM

A SMTRAN (Secretaria Municipal de Trânsito) através do diretor Fred Pereira solicita à população Alhandrense para fazer a evacuação dos veículos da Av: Presidente João Pessoa a partir das 11:30h ficando os acessos pelas vias laterais, em razão do desfile cívico que acontece neste sábado. “Agradecemos a compreensão da população para que possamos organizar um desfile ordeiro e com mobilidade. Nosso muito obrigado”, disse Fred.

A Guarda Municipal, através do inspetor Mauro informou que fará um trabalho de prevenção em parceria com a Polícia Militar que estará presente no desfile.

 

A Prefeitura de Alhandra realizou durante toda essa semana a entrega de novos uniformes para os mais de 4 mil alunos da rede municipal de ensino.

O secretário de educação Daniel Miguel reforçou junto aos pais e alunos o compromisso da Secretaria Municipal de Educação em garantir a todos os alhandrenses um ensino de qualidade.

“Uniformizar os estudantes reforça neles o sentimento de confiança, aproximação e pertença para com o ambiente de aprendizagem e organiza o espaço escolar. O fardamento identifica a criança, dá segurança aos pais porque vincula seus filhos à instituição de ensino”, avalia o secretário de Educação.

O prefeito Renato Mendes ressaltou o compromisso da gestão em fortalecer a educação e de garantir uma escola pública de qualidade.

“Com esta ação, estamos proporcionando que as crianças tenham plenas condições de estudar e aprender de forma igualitária. Já realizamos importantes investimentos e faremos muito mais, pois é nosso compromisso e iremos assegurar esse direito a todos” destaca o gestor municipal.

O colorido e a alegria das festas juninas tomaram conta de Alhandra durante o III Arraiá da Educação, que aconteceu nesta terça-feira (12), no Centro da cidade. O evento foi organizado pela Secretaria Municipal de Educação em parceria com as escolas municipais, e recebeu um grande número de pessoas.

As barracas com comidas e bebidas típicas foram muito prestigiadas. O ponto alto da festa foram as apresentações das quadrilhas com alunos das escolas que deram um verdadeiro show.

O secretário de Educação, Daniel Miguel parabenizou toda sua equipe e a organização das escolas que realizaram mais um evento de sucesso. “Foi uma festa bonita porque houve muita colaboração e envolvimento das pessoas. O evento atingiu seus objetivos e recebeu o empenho de muitos parceiros, aos quais agradeço muito” registrou.

Ao lado do vice-prefeito Lêdo Salvino, o prefeito Renato Mendes esteve presente no Arraiá da Educação e destacou a presença das famílias alhandrenses vestidas em trajes típicos, levando seus filhos e celebrando o período junino. “Vemos aqui as famílias festejando com seus filhos vestidos a caráter. É uma festa familiar, bem organizada e que já é tradição para comunidade escolar. Meus parabéns aos organizadores e ao nosso secretário de Educação, Daniel Miguel por promover cultura e interação das famílias e alunos”, disse o prefeito.

O deputado Branco Mendes não esteve presente pois se encontra no Vale do Piancó, mas, sua esposa Gorete Mendes o representou no evento.

A estrutura das apresentações contou com um pavilhão em frente a igreja para que as pessoas assistissem as apresentações, que foram animadas pelo Trio Forró Manhoso, Sabiá Forrozeiro e Deda do Acordeon.