A cidade de Alhandra recebeu, neste domingo (18), a IX Cavalgada de Nossa Senhora da Assunção, um evento tradicional da região, no litoral sul da Paraíba. A cavalgada homenageia a padroeira da cidade e foi acompanhada pela população e vaqueiros da região.

A concentração aconteceu na cidade de Caaporã, de lá, todos seguiram para o prédio da Igreja de Nossa Senhora da Assunção, no centro de Alhandra. Durante a cavalgada, os vaqueiros prestavam homenagens à Santa com orações e agradecimentos, todos devidamente vestidos com a camisa do evento.

Os participantes agradeceram ao apoio da Prefeitura de Alhandra para a concretização da cavalgada e também da prefeitura de Caaporã.

“Temos que manter viva essa cultura que enriquece a nossa região com o incentivo às tradições. Parabéns aos organizadores e participantes da tradicional vaquejada de Nossa Senhora da Assunção”, disse Renato Mendes, prefeito de Alhandra.

O prefeito de Caaporã  Kiko Monteiro participou do evento e destacou a força da tradição nordestina se mantendo viva na cavalgada que celebrou 10 anos.

Sobre a Cavalgada

O evento começou em 2009 com uma brincadeira entre amigos, que decidiram homenagear Nossa Senhora da Assunção, a padroeira da cidade, de uma forma bem regional. De lá pra cá, o evento se tornou tradicional e aguardado por vaqueiros do município e de cidades vizinhas. Em 2011, devido as fortes chuvas que caíram na região, as estradas que dão acesso às comunidades que fazem parte do tradicional percurso, ficaram intransitáveis e por isso, não foi realizado o evento, retornou no ano seguinte, em 2012, sempre com o apoio do prefeito Renato Mendes.