O Governo do Estado através da gestão unificada Emepa/Interpa e Emater, em parceria com a Prefeitura Municipal de Alhandra, realizaram nesta quarta-feira (13) um seminário para apresentar as vantagens do uso da energia solar fotovoltaica na agricultura.

O evento foi realizado no Paradise Recepções e contou com as presenças de especialistas, agricultores, produtores rurais e do secretário de agricultura de Alhandra, Fabiano Veloso.

O primeiro palestrante foi o engenheiro elétrico da Citecno, Ivo Alves de Oliveira, que explicou sobre o uso econômico e sustentável da energia fotovoltaica na agricultura familiar e urbana.

Em seguida, ocorreu a palestra sobre linhas de crédito para especial para energia solar, do Banco do Nordeste (FNE-Sol), por fim, houve debates, questionamentos e a apresentação do equipamento para captar a energia solar.

O seminário teve a coordenação do técnico regional da Emater, Perácio Manoel Cabral, que destacou durante o evento as vantagens e economia do uso desse tipo de energia. “Quem já utiliza esse tipo de captação de energia comemora os resultados. Há casos que conseguiram reduzir em 80% a conta de energia. Além dessa economia, consideramos que o lado da contribuição para o meio ambiente também é muito importante”, destacou Perácio.

O secretário Fabiano Veloso afirmou que a gestão do prefeito Renato Mendes, tem o compromisso de fortalecer a agricultura familiar, e essas ações em parceria com a gestão municipal visa oferecer opções de qualificação e melhorias para os agricultores alhandrenses.

 

 

 

Ascom PMA