18516031_1393822777360835_1873924762_n-620x348.jpg
 
A Prefeitura Municipal de Alhandra (PMA), através da Secretaria de Agricultura, está disponibilizando 1.700 doses de vacina contra a febre aftosa para serem distribuídas aos pequenos criadores de gado do município localizado no Litoral Sul paraibano.
 
Para receber as vacinas o pequeno criador tem que comparecer a sede da Secretaria de Agricultura e realizar um cadastro. Quem já for cadastrado recebe o produto imediatamente.
 
De acordo com o secretário Fabiano Veloso, a distribuição da vacina segue até o dia 31 de maio. “O município de Alhandra oferece total apoio aos pequenos criadores, disponibilizando as vacinas para a proteção dos rebanhos e garantindo que a nossa população possa consumir uma carne saudável. Tudo isso só é possível graças a atenção e apoio do prefeito Renato Mendes com nossos produtores e agricultores”, destacou Fabiano Veloso.
 
O secretário se coloca a disposição de todos os criadores e agricultores do município para esclarecer quaisquer dúvidas e colaborar nas ações do dia a dia.
 
A Secretaria Municipal de Agricultura alerta que, após o término da campanha, o criador tem até 15 dias para fazer a declaração da vacina – documento obrigatório que comprova que os animais foram vacinados.
 
 
 
 
Ascom PMA
 

O Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), em parceria com a Prefeitura Municipal de Alhandra (PMA), e através da Casa do Empreendedor coordenada por Fran Cavalcante, realizou nesta segunda-feira (8) a apresentação do projeto Desenvolvimento Econômico Territorial (DET) do Litoral Sul, em evento realizado no Espaço Kairós.

Representantes das cidades de Alhandra, Caaporã, Pitimbu, Conde e Pedras de Fogo participaram do encontro iniciado às 08h e encerrado às 16h. Também se fizeram presentes ao evento, que teve como foco principal o Workshop de Desenvolvimento da Agricultura no Litoral Sul, representantes de associações rurais, lideranças políticas, funcionários públicos, comerciantes, empresários e a população em geral.

De acordo com Fran Cavalcante, o evento traz importância destacada para o êxito das demais iniciativas de estruturação da governança, elaboração do plano e demais eventos a serem realizados. Com foco na estruturação da Rede de Cooperação e na elaboração do Plano de Ações Estratégicas para o Desenvolvimento da região acontecerá, na próxima semana, o primeiro evento temático Workshop de Planejamento de Ações para a Agricultura do Litoral Sul.

“Estamos trabalhando em rede de cooperação e esta é uma das primeiras atividades na área de agricultura. Reunimos os agricultores hoje para fazer um levantamento de contribuições para elaboração de um plano de ações para o fomento e fortalecimento da agricultura na região, tudo isso após ouvir propostas de todos os presentes. Em foco, nós temos o desenvolvimento do Litoral Sul e, Alhandra sai na frente para que a região apareça e cresça, fazendo com que os moradores da cidade sintam que estamos em um momento novo, com uma nova administração que quer trabalhar para desenvolver as atividades principais do município. O que a Casa do Empreendedor puder fazer, juntamente com a Prefeitura e o Sebrae, fará auxiliando a todos”, destacou Fran.

Principais objetivos do Workshop:

– Absorver contribuições para o Plano de Ações Estratégicas para o Fomento e Fortalecimento da Agricultura da região, através de propostas de ações dos representantes desse setor na região.

– Exercitar a atuação em rede visando contribuir com a estruturação da Rede de Cooperação para o Desenvolvimento. Tendo como público prioritário secretários e dirigentes de Agricultura das Prefeituras, ADs, presidentes dos Conselhos Municipais de Desenvolvimento Rural Sustentável (CMDRS), representantes de Associações, Cooperativas e Sindicatos de Trabalhadores Rurais, produtores, e representantes de instituições de apoio: EMATER, SENAR, IFPB, UFPB, BNB, SEBRAE.

Contato: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.">

 

 

Ascom PMA

A Prefeitura Municipal de Alhandra, através da secretaria municipal de Agricultura Municipal, convida os criadores de gado local, para participarem de um dia de campo na comunidade Árvore Alta, na propriedade do senhor Duda Miquila, em frente a Casa da Farinha, no próximo dia 19 de abril, a partir das 14h.

O evento tem como objetivo orientar os criadores quanto a maneira correta de aplicação da vacina contra a Febre Aftosa no rebanho, evitando assim o surgimento de hematomas no animal.

O secretário de Agricultura do município, Fabiano Veloso, disse que os produtores precisam ficar atentos aos prazos e vacinar o rebanho, evitando deixar para o último momento. A secretaria de Agricultura de Alhandra prestará toda informação necessária.

Na ocasião, será realizado um bolão de vaquejada com vaqueiros da região.

Atendendo aos pedidos de agricultores e moradores, a Prefeitura Municipal de Alhandra (PMA), através da Secretaria de Agricultura, concluiu os serviços de terraplanagem nas localidades Jussara e Árvore Alta, localizadas na Zona Rural do município. Nesta semana, os trabalhos estão sendo realizados na comunidade Riacho.

O secretário de agricultura, Fabiano Veloso, disse que além da terraplanagem, a Prefeitura está realizando a recuperação de estradas, através de um cronograma para que todas as comunidades e localidades que necessitem desse serviço, sejam atendidas. “Esse trabalho de terraplanagem atenderá diversas comunidades e localidades, buscando melhorar a circulação de veículos agrícolas e o escoamento da produção rural”, destacou Fabiano.

Fabiano Veloso ainda pontuou que esse é mais um compromisso da gestão Renato Mendes, que volta sua atenção para os agricultores de Alhandra, que ficaram por quatro anos sem serem lembrados.

A Prefeitura Municipal de Alhandra (PMA), através da Secretaria Municipal da Agricultura, comandada pelo secretário Fabiano Veloso, confirmou implantação de gratuidade no Cadastro Rural Ambiental para os pequenos e médios produtores que se cadastrarem no sistema. A decisão foi comunicada durante reunião em Subauma, convocada pela gestão municipal, com os presidentes de Associações Rurais de Alhandra, para esclarecimento de todas as dúvidas sobre o Cadastro Rural Ambiental (CAR).

O secretário reafirmou o empenho do prefeito Renato Mendes (DEM) em fortalecer o estreitamento entre a atual gestão e os produtores rurais do município, priorizando ações voltadas para o produtor rural. Durante o encontro ocorrido na quarta-feira (22) foi informado que a Prefeitura Municipal prestará assessoria técnica aos pequenos e médios produtores rurais no procedimento do Cadastramento Ambiental Rural (CAR) de seus respectivos imóveis.

Essa ação busca ajudar aos agricultores do município nas regulamentações ambientais do seu imóvel conforme preconiza a Lei 12.651/12, sem nenhuma despesa para o agricultor. SOBRE O CAR O Cadastro Ambiental Rural (CAR) é um instrumento fundamental para auxiliar no processo de regularização ambiental de propriedades e posses rurais.

Ferramenta importante para auxiliar no planejamento do imóvel rural e na recuperação de áreas degradadas, o CAR fomenta a formação de corredores ecológicos e a conservação dos demais recursos naturais, contribuindo para a melhoria da qualidade ambiental, sendo atualmente utilizado pelos governos estaduais, municipais e federais. Ascom Alhandra