Em parceria com o Detran-PB, agentes da Operação Lei Seca realizaram um treinamento nesta quarta-feira (15.08) com integrantes da 1° Companhia de Polícia Militar de Alhandra (1CIPM) e estendeu a capacitação aos agentes públicos da Guarda Municipal de Alhandra, através do comandante Salvino, inspetor Mauro, ouvidor Rogério e o corregedor Carvalho, além dos representantes da Superintendência Municipal de Trânsito de Alhandra (SMtran). O curso realizado na Câmara Municipal, teve o objetivo de realizar treinamentos teóricos e práticos para garantir, durante os 4 dias da Festa da Padroeira de Alhandra o padrão das abordagens realizadas diariamente na capital.

Durante a capacitação, policiais, guardas municipais e agentes de trânsito que atuam na cidade, receberam informações sobre a forma de abordagem dos condutores nas operações, escolha dos locais, função de cada membro da equipe, legislação, ações preventivas e preenchimento dos autos de infrações de trânsito, além do manuseio e uso correto do etilômetro, também conhecido pelo nome popular bafômetro, que é o aparelho que mede a concentração de álcool etílico na corrente sanguínea de uma pessoa mediante a análise do ar pulmonar profundo. Sua principal aplicação é identificar condutores de veículos que estejam sob efeito de bebidas alcoólicas.

Durante todos os dias de festejos em homenagem à Nossa Senhora da Assunção, iniciado ontem (15) com procissão, missa campal e show católico, e que se encerra no próximo sábado (18), a Operação Lei Seca estará atuando em Alhandra em parceria com a PM, Guarda Municipal e SMtran nas operações que serão realizadas em pontos estratégicos.

De acordo com o inspetor Mauro Januário, a expectativa é que com a expansão da Lei Seca durante a festa da Padroeira as ocorrências de trânsito em Alhandra e região sejam zeradas. “A intenção é evitar acidentes não só com o condutor, mas também com os pedestres que podem ser vítimas de motoristas alcoolizados", destacou.

O prefeito Renato Mendes comentou que as ações integradas que estão sendo realizadas com a participação da Guarda Municipal e SMTran de Alhandra priorizam a segurança, mobilidade e organização de toda estrutura pensada para a Festa da Padroeira 2018, e ainda traz a forte atuação da Lei Seca no município.