ADMINISTRAÇÃO

    
Em parceria com o Detran-PB, agentes da Operação Lei Seca realizaram um treinamento nesta quarta-feira (15.08) com integrantes da 1° Companhia de Polícia Militar de Alhandra (1CIPM) e estendeu a capacitação aos agentes públicos da Guarda Municipal de Alhandra, através do comandante Salvino, inspetor Mauro, ouvidor Rogério e o corregedor Carvalho, além dos representantes da Superintendência Municipal de Trânsito de Alhandra (SMtran). O curso realizado na Câmara Municipal, teve o objetivo de realizar treinamentos teóricos e práticos para garantir, durante os 4 dias da Festa da Padroeira de Alhandra o padrão das abordagens realizadas diariamente na capital.

Durante a capacitação, policiais, guardas municipais e agentes de trânsito que atuam na cidade, receberam informações sobre a forma de abordagem dos condutores nas operações, escolha dos locais, função de cada membro da equipe, legislação, ações preventivas e preenchimento dos autos de infrações de trânsito, além do manuseio e uso correto do etilômetro, também conhecido pelo nome popular bafômetro, que é o aparelho que mede a concentração de álcool etílico na corrente sanguínea de uma pessoa mediante a análise do ar pulmonar profundo. Sua principal aplicação é identificar condutores de veículos que estejam sob efeito de bebidas alcoólicas.

Durante todos os dias de festejos em homenagem à Nossa Senhora da Assunção, iniciado ontem (15) com procissão, missa campal e show católico, e que se encerra no próximo sábado (18), a Operação Lei Seca estará atuando em Alhandra em parceria com a PM, Guarda Municipal e SMtran nas operações que serão realizadas em pontos estratégicos.

De acordo com o inspetor Mauro Januário, a expectativa é que com a expansão da Lei Seca durante a festa da Padroeira as ocorrências de trânsito em Alhandra e região sejam zeradas. “A intenção é evitar acidentes não só com o condutor, mas também com os pedestres que podem ser vítimas de motoristas alcoolizados", destacou.

O prefeito Renato Mendes comentou que as ações integradas que estão sendo realizadas com a participação da Guarda Municipal e SMTran de Alhandra priorizam a segurança, mobilidade e organização de toda estrutura pensada para a Festa da Padroeira 2018, e ainda traz a forte atuação da Lei Seca no município.

vinculos publiA Prefeitura de Alhandra, atendendo à recomendação do TCE-PB (Processo TC n. 00023/17), públicou hoje (09), no Diário Oficial do município, edital de citação contendo a  relação dos servidores que, segundo o Sagres Painéis, estão acumulando cargos, empregos e funções públicas no âmbito municipal. O Decreto Municipal n. 0006/2018 instituiu a Comissão responsável pela análise de cada acúmulo identificado pelo TCE-PB. O servidor que constar na listagem deverá apresentar defesa administrativa junto à Comissão no prazo de 10 dias úteis. A defesa deverá ser protocolada na sala da Procuradoria-Geral do Município, de segunda à sexta-feira, das 08h às 13h. A Prefeitura de Alhandra, atendendo à recomendação do TCE-PB (Processo TC n. 00023/17), públicou hoje (09), no Diário Oficial do município, edital de citação contendo a  relação dos servidores que, segundo o Sagres Painéis, estão acumulando cargos, empregos e funções públicas no âmbito municipal. O Decreto Municipal n. 0006/2018 instituiu a Comissão responsável pela análise de cada acúmulo identificado pelo TCE-PB. O servidor que constar na listagem deverá apresentar defesa administrativa junto à Comissão no prazo de 10 dias úteis. A defesa deverá ser protocolada na sala da Procuradoria-Geral do Município, de segunda à sexta-feira, das 08h às 13h. 

Compareça à Procuradoria-geral com brevidade, evite filas e ganhe mais tempo para você.  Dúvidas, informações e críticas poderão ser enviadas para o endereço eletrônico O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. ou informadas pelo (83) 3256-1078. 

Abaixo, seguem os links:

Edital de citação: http://www.diariomunicipal.com.br/famup/materia/CDD66007
Decreto n. 006/2018: http://www.diariomunicipal.com.br/famup/materia/6F5FDC3D

Faleceu nesta segunda-feira (19), em João Pessoa, o funcionário público, Aldenor Mendes Pedrosa, 66 anos, pai do prefeito de Alhandra, Renato Mendes, e irmão do deputado Estadual Branco Mendes.

Mais conhecido como ‘Cazuza’, ele estava internado há dias no hospital Napoleão Laureano, em João Pessoa, onde travou uma luta incansável pela cura, mas não resistiu à gravidade da doença.

O corpo será velado a partir das 11h, na Central de Velórios São João Batista na Capital Paraibana e às 14h será trasladado à cidade de Aguiar, terra onde nasceu no Sertão da Paraíba.

Cazuza era o segundo filho de 14 irmãos e deixa viúva e três filhos.

Por conta do falecimento, a prefeitura de Alhandra emitiu nota de pesar. Veja:

É com imenso pesar que a Prefeitura Municipal de Alhandra, comunica o falecimento do pai do prefeito Renato Mendes, o senhor Aldenor Mendes Pedrosa (Cazuza).

Em nome de todos que fazem a Administração Municipal, apresentamos nossas condolências pedindo a Deus que conforte o coração dos familiares e amigos neste momento de dor. Que a luz e o amor divino pairem sobre a alma de quem sofre esta imensurável perda, os console e lhes dê serenidade neste momento de dor.

Aos 66 anos, o funcionário público Estadual, Aldenor Mendes, deixa esposa, filhos, netos e uma história de lutas e vitórias, sempre em união com sua família de 14 irmãos.

A Prefeitura de Alhandra realizou, nesta quarta-feira (21), a entrega de 17 chaves dos boxes do Centro Comercial Municipal, aos comerciantes devidamente cadastrados pela atual gestão. As vagas contemplaram autônomos com baixo perfil socioeconômico que comprovaram suas atividades e participaram do sorteio.

O chefe de gabinete da Prefeitura de Alhandra, Iaggo Pinheiro, comandou ao lado de secretários e vereadores a entrega dos boxes e destacou que foi dado um prazo de 30 dias para quem tem comércios em vias públicas e foram contemplados desocupem o local e ocupem os boxes. “Na gestão anterior foi entregue quatro boxes sem a devida comprovação da existência de atividade comercial. Nossa gestão identificou e cancelou as concessões. Será aberto um processo de chamada pública, para aqueles que ainda ocupam o espaço público, para que seja feita uma seleção e distribuídos esses quatro boxes restantes”, informou Iaggo Pinheiro.

A medida visa a desobstrução de calçadas, conforme orientação do Ministério Público, com intuito de oferecer acessibilidade aos transeuntes.

O novo espaço, localizado no Centro de Alhandra, contará com uma estrutura composta por boxes comerciais, banheiros e praça de alimentação. A obra foi executada na gestão, mas não foi inaugurada. Antes de realizar a entrega dos pontos comerciais, a Prefeitura teve que realizar diversos serviços de reestruturação no piso, na pintura do prédio, reformou a parte elétrica e fez a manutenção dos banheiros.

Um dos contemplados com o boxe, que trabalha há 10 anos no Centro da cidade, disse que não acreditava que fosse ser comtemplado, pois se cadastrou e não foi convocado pela gestão anterior. “Graças a Deus o prefeito Renato Mendes olhou para quem realmente precisa e hoje recebi a chave do meu cantinho de trabalho. Temos um jovem prefeito com uma visão séria e voltada para gente que trabalha como nós”, disse o comerciante.

Na ocasião da entrega dos boxes do Centro Comercial, o prefeito Renato Mendes, estava participando de uma solenidade do Governo do Estado, onde assinou convênio para construção de uma escola de grande porte em Mata Redonda.

Os secretários Alberto Jorge (Núcleo de Mata Redonda), Dinho Barbeiro (Esportes), Edivaldo Cavalcante (Administração) e o diretor de tributação de Alhandra, Beto Januário participaram da solenidade.

Os vereadores Cláudio Januário (Buga), Edvaldo Salvino e Moisés Marinho também prestigiaram a entrega das chaves dos boxes.

 
 

A responsabilidade com o dinheiro púbico e o desenvolvimento de Alhandra fizeram com que o prefeito Renato Mendes (DEM) fosse homenageado pela tradicional Revista Tribuna, que anualmente premia políticos, jornalistas e administradores que se destacaram no ano de 2017.  Renato foi um dos eleitos como destaque do ano pelo trabalho nas áreas da saúde, infraestrutura, educação, Ação Social e esporte. A entrega do diploma de melhores do ano aconteceu na sede da Associação Paraibana de Imprensa (API) no dia 15 de dezembro.

De acordo com o gestor, em tempos de grave crise que assola os municípios, Alhandra vive uma realidade bem diferente das outras cidades, tendo obras sendo concluídas em pouco tempo de gestão, pagamento em dia, ações e serviços de qualidade, resgate do esporte, qualificação na Educação e Saúde, e principalmente o respeito pelo povo. O prefeito destaca que a recuperação da autoestima da cidade e de seus munícipes se deve a muito planejamento, empenho de sua equipe administrativa e principalmente ao amor e respeito pelo povo.

Renato Mendes que foi empossado pela terceira vez no cargo de prefeito de Alhandra, ao assumir o comando da Prefeitura Municipal iniciou uma via crucis para organizar as finanças do município. Um levantamento feito pela equipe do prefeito detectou uma série de irregularidades na administração deixada pelo ex-prefeito Marcelo Rodrigues: débito no valor de R$ 150 mil das contas de energia elétrica, o que levou a Energisa a cortar o fornecimento nos prédios municipais, dívida ao INSS e a falta de repasse ao Banco do Brasil dos empréstimos consignados descontados dos servidores, o que deixou a Prefeitura inadimplente e servidores negativados com a instituição financeira.

“O prefeito de Alhandra anunciou um reajuste salarial de 10% para os professores da rede municipal de ensino. O anúncio surpreendeu a todos os beneficiados já que o aumento é superior ao Piso Nacional da categoria”.

Além dos inúmeros débitos deixados pelo ex-gestor nas finanças, Alhandra estava tomado por lixo, frota municipal sucateada e alguns equipamentos dos veículos como pneus, bateria, rodas, para-brisa e peças furtadas. Outro problema foi com ambulâncias do Samu que estavam sem condição de atender aos pacientes.

Após o levantamento dos problemas que tinham em suas mãos para serem resolvidos, o prefeito organizou sua equipe de trabalho e começou a traçar metas e prioridades para mudar a realidade de uma cidade que, segundo Renato, vivia de “maquiagem”. Algumas medidas emergências foram tomadas na reestruturação das escolas para início do ano letivo de 2017, a aquisição de medicamentos e materiais essenciais para o pleno funcionamento do Hospital e PSFs, como também o repasso do duodécimo da Câmara que é obrigação constitucional do executivo.

A equipe de governo constatou que a prefeitura possuía um gasto de pessoal em torno de 59% da receita corrente líquida, bem acima do permitido pela Lei de Responsabilidade Fiscal. Mendes ainda herdou dívidas deixadas pelo ex-prefeito Marcelo Rodrigues como: dívidas com a Cagepa.

“Alhandra tinha uma gestão maquiada onde não havia diálogo com a população. Era um governo para os aliados. A Paraíba não conhecia a atual situação que Alhandra vivia na gestão do ex-prefeito Marcelo Rodrigues. Quando deixei a prefeitura em 2013, o município tinha uma receita de R$ 100 milhões. Em 2016, encontramos com uma receita de R$ 60 milhões. Pegamos uma prefeitura afundada em dívidas, mas estamos nos reerguemos”, falou o gestor.

“Renato Mendes e secretários se reúnem com o SEBRAE-PB tendo objetivo de buscar parcerias que ajudem no desenvolvimento local”.

Aos poucos e mesmo com tímidos recursos, Renato Mendes começou a mudar a realidade da cidade e trazer esperanças para os alhandrenses. A equipe jurídica e econômica iniciou uma série de negociações dos débitos e as finanças começaram a engrenar e os resultados aparecerem.

Em poucos mais de 100 dias à frente da Prefeitura, Renato Mendes retomou diversas obras, serviços e ações que estavam paralisados na cidade. No aniversário da cidade, evento que marcou um novo tempo, o prefeito assinou ordens de serviço para reformas, obras, pavimentação e construção, além disso, entregar duas novas ambulâncias, ônibus escolar, instalou a guarda municipal e lançou o programa ‘Renda a Mais’, uma espécie de Bolsa Família municipal, que beneficiará cerca de mil famílias, inicialmente. Esse é um dos marcos da gestão Mendes no segmento social.

“Até o ano de 2016, Alhandra era a única cidade do Litoral Sul que mão possuía Guarda Municipal, na gestão de Renato Mendes a Guarda foi implantada”

Renato lançou um pacote de obras no valor de R$ 8 milhões, que inclui pavimentação de dezenas de ruas em vários bairros, reforma de praça e melhorias de escolas, recuperação de ginásio e investimentos na saúde. A Prefeitura firmou convênio com o governo federal para construção do portal de entrada da cidade com uma pista de cooper, alargamento e recapeamento da entrada de Alhandra, além da aquisição de novos ônibus escolares.

Em menos de quatro meses de gestão, o prefeito Renato Mendes fez o que não foi feito em quatro anos da gestão passada, por exemplo, adquirir tratores para a Zona Rural, no intuito de auxiliar os agricultores locais. Houve também a entrega de motos e um carro para a guarda municipal, caminhão frigorífico e ônibus escolares à população.

A Ação Social, através da Secretaria de Bem Estar é outro grande destaque da gestão. Desenvolmento ações, fortalecendo serviços e ofertando lazer para idosos, crianças e adolescentes.

Canteiro de Obras

A comunidade Nova Descoberta se tornou um verdadeiro canteiro de obras, com equipes trabalhando incessantemente para realizar o sonho dos moradores de terem ruas calçadas.

A localidade não possuía nenhum trecho de rua calçado, não passava veículos e até ambulâncias ficavam impedidas de entrar no local, devido a precariedade do acesso, mas, em apenas onze meses da gestão do Prefeito Renato Mendes (DEM), a primeira rua com calçamento foi concluída e as outras estão em fase de finalização. O prefeito Renato Mendes é considerado pelos moradores o grande benfeitor, pois foi ele quem entregou os títulos de posse aos residentes na comunidade, no ano de 2012, durante o seu segundo mandato.

As sete ruas da localidade serão completamente pavimentadas, com trabalhos de drenagem e finalizadas com calçadas. Ainda no projeto de reconstruir Nova Descoberta, a Prefeitura Municipal irá instalar nova iluminação, construíra três praças, sendo uma com academia de saúde.

Adeus Cratera do Oiteiro

O prefeito Renato Mendes fechará, em definitivo, a ‘Cratera do Oiteiro’ ou ‘Buraco de Oiteiro’. A obra que no momento está sendo realizada apenas com recursos próprios do Governo Municipal, está orçada em R$ 4 milhões, sendo deste valor R$ 900 mil de contrapartida da prefeitura municipal. A obra resolverá um problema que há anos prejudica e provoca insegurança na comunidade. O projeto inclui, além da pavimentação da cratera, o calçamento de diversas ruas do Oiteiro, Bica e Nova Descoberta com previsão de conclusão no primeiro semestre de 2018.

“Essa obra já está saindo do papel. Sem pirotecnia estamos aqui para efetivar de uma por todas esse serviço, executar essa grande obra tão sonhada pela população desta localidade. Não vamos apenas fazer a pavimentação da cratera, e sim, vamos pavimentar o bairro inteiro de Nova Descoberta. Serão 16 mil metros quadrados de pavimentação”, disse o prefeito.

Obras no Antônio Mariz

Como tinha sido planejado, a Prefeitura Municipal de Alhandra realiza com celeridade as obras de pavimentação no Conjunto Antônio Mariz, que terá 1.700 metros de calçamento, além de calçadas laterais com acessibilidade em todo trecho que compreende o inicio do conjunto até a PB-034. A obra é um apelo antigo da população e levará muitos benefícios para as famílias ali residentes. Com a pavimentação, as pessoas que residem na localidade ganharão uma rua mais acessível e melhor saneada, pois as águas que antes ficavam acumuladas irão escoar com maior facilidade.

Creche do Bela Vista

Após passar anos paralisada, as obras da creche do bairro Bela Vista foram retomadas na gestão de Renato Mendes. A previsão de inauguração é em maio de 2018, a Creche Pro-infância Tipo A, atenderá em média 200 crianças.

Geração de Emprego e Renda

Já nos oito meses de gestão, Mendes anunciou a chegada de um grande empreendimento para Alhandra: a instalação de um Outlet, que será um dos maiores da região Nordeste. O empreendimento ‘Shopping Sale Outlet’, que vai gerar cerca de mais de 1.200 empregos diretos, chega para reforçar a comercialização local e estimular o desenvolvimento social e econômico de Alhandra e região. As articulações para a instalação do outlet na cidade foram feitas pelo deputado estadual Branco Mendes e o prefeito Renato Mendes, antes de suas posses nos cargos eletivos.

Já no nono mês de sua gestão, ao lado do governador Ricardo Coutinho, do deputado Branco Mendes e de empresários, o prefeito de Alhandra assinou, na Granja Santana, um Protocolo de Intenções com a Companhia de Bebidas Nacional, empresa do Espírito Santo que instalará uma fábrica no município, gerando mais de 500 empregos diretos e indiretos. A Companhia de Bebidas produz a cerveja Experta, o refrigerante Uai, sucos de frutas, chás e outros produtos do ramo, tendo mais de 20 anos de experiência no mercado nacional.

“Depois de quatro anos sem Alhandra ter um emprego criado por empresa privada, vamos gerar cerca de 780 empregos diretos, além de centenas de empregos indiretos, com a chegada do segundo maior outlet do Nordeste. A construção está em pleno vapor às margens da BR-101 e em 2018 vamos dar esse presente para Alhandra. Além disso, nossa cidade terá um investimento de 120.000.000,00 (cento e vinte milhões de reais) da Cervejaria Experta e seus refrigerantes Uai, que irá gerar 500 empregos diretos na fábrica e outros 1.000 indiretos, por conta de sua logística, pois, a mesma se instala na nossa amada Alhandra para atender o Nordeste”, falou o prefeito de Alhandra, Renato Mendes.

Conquistas em Brasília

Incansável na busca de benefícios para o município, Renato Mendes conquistou em Brasília, após participar de reuniões com o ministro da Saúde, Ricardo Barros, com o presidente do Fundo Nacional de Desenvolvimento (FNDE), Silvio Pinheiro, a renovação da frota do Samu de Alhandra e a liberação para construção de duas novas escolas municipais. As ambulâncias novas do Samu devem chegar ao município a qualquer momento e a conquista teve a articulação do deputado federal, Efraim Filho.

“São conquistas aguardadas há anos e nessa viajem pude destravar algumas pendências com o apoio do nosso deputado Efraim Morais. Conquistamos duas grandes escolas para qualificar e melhorar ainda mais a Educação através do FNDE. E, ao invés de recuperar a frota danificada do Samu, em reunião com o ministro da Saúde, conseguimos a renovação da frota com duas ambulâncias, uma básica e outra de suporte avançado. Além disso, ainda temos outras conquistas que vamos anunciar em breve. Pois trabalhamos com seriedade, responsabilidade e, principalmente, com muito planejamento, porque, cuidar da Saúde significa cuidar de vidas”, confirmou o prefeito.

“Saúde, Educação e o esporte alhandrense vivem um tempo de resgate, qualificação dos serviços e parcerias importantes. “Resgatamos o esporte que estava abandonado na cidade, realizamos campeonatos, torneios em diversos tipos de esportes. Reformamos escolas e postos de saúde, ampliamos serviços, contratamos os concursados, fizemos parcerias entre a Educação e o Instituto IQE, através da Jeep, ou seja, Alhandra melhorou em todos os setores em apena um ano”. Renato Mendes

Planejamento para 2018

Ao falar sobre projetos futuros, que serão incluídos no orçamento da Prefeitura em 2018, Renato Mendes disse que vai cumprir duas missões em seu terceiro mandato: Centro Administrativo de Alhandra, construção do Portal de entrada da cidade com uma pista de cooper nas laterais e um novo Mercado Público. A construção de uma farmácia básica com a entrega de medicamento gratuito para os moradores de baixa renda também está no projeto futuro.

“Esses serão dois dos projetos que terão prioridades a partir de 2018, como também a construção de um ‘Shopping da Frutas’ e um Mercado de Artesanato, para que as pessoas que pararem para comprar alimentos, possam também conferir o nosso artesanato. Também estamos desenvolvendo o planejamento e projeto para construção de uma escola moderna e equipada em Mata Redonda. Caso não haja parceria com o governo do estado, vamos construir com recursos próprios da prefeitura. Trabalhamos 2017 com o orçamento deixado pela gestão anterior. Em 2018, esperamos que a  situação financeira melhore e que assim possamos trabalhar ainda mais pela nossa cidade”, avisou.