Secretaria de Bem Estar Social de Alhandra, realizou nesta quarta-feira (24), um almoço de confraternização e comemoração para mães atendidas pelo Centro de Referência de Assistência Social (Cras) e pelo Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV).

O momento de socialização reuniu centenas de mães, no Salão de Eventos Paradise, além de idosos atendidos em Mata Redonda e Subauma.

A festividade foi recheada de música, dinâmicas, sorteio de brindes e um farto almoço para as mães que ficaram encantadas com o evento, e principalmente agradecidas pela atenção da Prefeitura Municipal.

A Secretária de Bem Estar Social, Fabiana Lins, parabenizou a organização do evento pelo Cras e Centro de Convivência.  “O Cras e o Centro de Convivência tem desenvolvido um grande trabalho junto à comunidade. Viemos aqui hoje para participar da homenagem ao Dia das Mães e dizer a todos as mães alhandrenses que elas têm o nosso carinho e respeito”, disse Fabiana.

Fabiana ainda destacou o excelente trabalho que a coordenadora do Cras, Polyana Targino e o coordenador do Centro de Convivência, Jander Rocha, desenvolvem com os usuários destes serviços. “A população de Alhandra está em boas mãos e este evento também é uma forma de mostrar toda nossa atenção e respeito por quem busca nossos serviços”, finalizou.

Secretários municipais, coordenadores e servidores também prestigiaram o evento.

Durante o evento, Gorete Mendes representou o seu esposo, Branco Mendes.

 

 

Ascom PMA

DSC_1107.JPGDSC_1078.JPGDSC_1064.JPGDSC_1101.JPGDSC_1128.JPGDSC_0979.JPGDSC_1105.JPG

 

Uma caminhada pelas ruas e avenidas de Alhandra, lembrou o Dia Nacional de Combate ao Abuso e a Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes, na manhã desta quarta-feira (18), com o objetivo de alertar e conscientizar à população da importância do combate à exploração e os meios para a realização da denuncia.

A semana de atividades realizada pelo Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), em todas as escolas municipais e estaduais da cidade, teve como marco essa caminhada de conscientização, que contou com a participação de centenas de pessoas, entre alunos, professores, secretários municipais, coordenadores, servidores, além do apoio do Conselho Tutelar, Cras, Centro de Convivência e Bolsa Família.

Todas as ações seguiram as orientações da campanha Faça Bonito – Proteja Nossas Crianças e Adolescentes, do Comitê Nacional de Enfrentamento à Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes, cujo mote é Esquecer é Permitir. Lembrar é Combater.

Segundo a secretária do Bem Estar Social, Fabiana Lins, a questão da violência contra crianças e adolescentes é um problema muito mais sério do que se pode imaginar. “É um problema grave e que acontece, muitas vezes, porque as pessoas que deveriam proteger as crianças e adolescentes são as que cometem abuso”, comentou, destacando a importância em se denunciar os casos de abuso às autoridades competentes.

O objetivo, segundo a coordenadora do CREAS, Joana Darc, é chamar a atenção da comunidade e conscientizar a população sobre a importância de denunciar os casos de violência e abuso sexual contra menores, proporcionando amparo e proteção às vítimas. Panfletos e informativos sobre o tema foram distribuídos ao longo do percurso da caminhada.

Não se cale, denuncie!

Para denunciar crimes envolvendo crianças e adolescentes, basta ligar para o Disque 100 ou Disque 181. Ou então entrar em contato com o Conselho Tutelar ou o Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) do município.

 

 

 

Ascom PMA

A Prefeitura de Alhandra, através da Secretaria de Bem Estar Social, realizou nesta sexta-feira (05) a entrega de kits de Enxoval aos grupos de gestantes atendidos pelo Centro de Referência de Assistência Social (CRAS). A entrega aconteceu na própria sede do CRAS, onde cerca de trinta grávidas foram beneficiadas. O kit recebido por elas conta com banheira, mamadeira, fraldas de tecidos, saboneteira, colônia, entre outros itens.

As gestantes beneficiadas participam de oficinas artesanais, além de receberem orientação social, com palestras sobre vacinação, amamentação e sobre o parto. Para participar do grupo, as futuras mamães devem estar em dia com o pré-natal e com todas as vacinas.

De acordo com a secretária de Bem Estar Social, Fabiana Lins, é mais uma ação realizada pela equipe do CRAS do município que oferece toda atenção necessária a quem busca assistência da Prefeitura Municipal.

 

Coordenadores responsáveis pelos projetos sociais do município de Alhandra, Litoral Sul da Paraíba, participaram do importante Encontro Regional de Gestores de Assistência Social do Nordeste, realizado nos dias 18 e 19 de abril em João Pessoa (PB), no Centro de Convenções.

Em discussão o tema O plano decenal de assistência social: compromisso na defesa dos direitos e a efetivação do Suas.

Durante o evento foi discutido o plano para os próximos 10 anos que se seguem da política nacional. Os participantes tiveram a oportunidade de tratar de vários assuntos, a exemplo de Proteção Social Básica, Proteção Social de Média e Alta Complexidade, Cadastro Único (programas de transferência de renda e bolsa família, participação popular e controle social), Execução Orçamentária e Financeira.

O Encontro teve como objetivo discutir formas de fortalecer e capacitar novos gestores, conselheiros municipais, pesquisadores, trabalhadores, na área da política de Assistência Social, sobretudo, de formação e articulação entre os participantes.

O Congemas é uma associação civil, sem fins lucrativos, com autonomia administrativa, financeira e patrimonial, de duração indeterminada. Um dos princípios é promover e incentivar a formação do gestor municipal a fim de que ele passe a contribuir decisivamente na consolidação da Assistência Social enquanto Política Pública.

Estiveram presentes representando a cidade de Alhandra, Fabiana Lins; secretária do Bem Estar Social, Joana D’arc; coordenadora do CREAS, Jander Rocha; coordenador do Serviço de Convivência, Polyana Targino; coordenadora do CRAS, Rute Neri; coordenadora do Bolsa Família, além das psicólogas Pérola Cabral, Maria do Socorro Guedes e Danielle Aparecida e Leônido Silva (assessor).

A secretária Fabiana Lins, disse que esse encontro veio para impulsionar a política nos municípios paraibanos. “É uma oportunidade de levarmos soluções para as dúvidas que são vividas no nosso cotidiano. Fico muito feliz em participar desse processo de construção, articulação política e mobilização dos 82% novos gestores. Esses encontros nos traz uma perspectiva para efetivar a proteção do Sistema Único de Assistência Social, comentou.

Segundo Jander Rocha, coordenado do Centro de Convivência, os encontros do Congemas são sempre muito importantes. “São espaços de fortalecimento para nós gestores, que, além de debater nossa prática cotidiana, nos encorajam enquanto profissionais. Estamos levando para o município inúmeras informações e renovações da política púbica de assistência social”, observou.

 

A Páscoa é um momento de reflexão, de sentimentos solidários, de unir as famílias, além de avigorar a fé. O ovo de Páscoa é apenas um detalhe para adoçar o dia. Aproveitando a data, a Secretaria de Bem Estar Social de Alhandra, com apoio do Serviço de Convivência e do CRAS, promoveu na tarde desta quarta-feira (12), uma grande festa no Centro de Convivência Municipal, onde foram entregues 120 ovos de Páscoa para crianças e adolescentes que participam das oficinas no local.

Coube a Secretária de Bem Estar, Fabiana Lins, em nome do Prefeito Renato Mendes desejar uma feliz Páscoa às famílias alhandrenses. “Entregamos os ovos de Páscoa neste dia especial e quero aproveitar para desejar às famílias uma Páscoa abençoada, cheia de esperanças e união. Há todo um trabalho de inclusão e resgate social por trás desse pequeno gesto. A Páscoa representa o renascimento. E é justamente esse o grande trabalho da Ação Social: promover um renascimento social daqueles que mais precisam", comentou Fabiana.

O coordenador do Centro de Convivência, Jander Rocha e sua equipe agradeceram a participação de todos desejando uma Feliz Páscoa. “Páscoa é um período de mudança. Desejamos, através de ações como esta, agregar benefícios na formação interior dessas pessoas que aqui frequentam, além de transmitir a importância de momentos de solidariedade, fé e amor ao próximo, para todos os integrantes dos nossos Programas Sociais”, finalizou Jander.

 

 

 

Ascom PMA