BEM ESTAR SOCIAL

 

O Conselho Tutelar de Alhandra contou com todo apoio da Secretaria de Bem Estar Social para realizar o I Alegrart, nesta terça-feira (31), em frente a sua sede no Centro da cidade.

O evento teve o intuito de comemorar o mês da criança, oferecendo diversão, animadores, brincadeiras, lanches e distribuição de brinquedos.

“Foi mais uma grande festa oferecida para nossas crianças, através da Prefeitura Municipal de Alhandra, com apoio da Secretaria de Bem Estar Social. Parabenizo a todos que fazem o Conselho Tutelar pela grande ação realizada e agradecemos ao prefeito Renato Mendes por disponibilizar toda estrutura necessária para o sucesso do I Alegrart. Tenho certeza que é o primeiro de muitos que virão”, comentou a secretária Fabiana Lins.

O evento também teve o apoio do Centro de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, Creas, Cras, Bolsa Família, coordenações que forma a rede de proteção da Secretaria de Bem Estar.

 

 

Ascom

A semana de atividades especiais para as crianças e os adolescentes atendidos pelo Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) da Secretaria de Bem Estar Social de Alhandra, contou com um dia bastante especial. Cerca de 40 meninos e meninas acompanhados dos pais, participaram de um dia de lazer, nesta quarta-feira (11), no Parque Arruda Câmara (Bica), onde tiveram a oportunidade de brincar, passear, conhecer de perto os animais e ainda participar de um piquenique.

Acompanhados pelos profissionais dos Centros, eles conheceram a estrutura do local, fizeram passeios e realizaram atividades especiais com muita diversão. Jander Rocha, coordenador do SCFV que acompanhou o grupo, explicou que a ação é uma das formas de promoção à qualidade de vida e uma maneira dinâmica de trabalhar a interatividade fora do ambiente institucional.

“Nossos jovens dão exemplo de foco e dedicação todos os dias dentro dos Centros, quando conseguem trabalhar o diálogo e as atividades práticas em coletividade e não deixam nada a desejar. Só temos que agradecer ao nosso prefeito Renato Mendes, a secretária de Bem Estar Fabiana Lins, por proporcionar uma tarde maravilhosa e produtiva para nossas crianças e jovens”, destacou Jander.

 

Durante todo dia desta quarta-feira (27) o grupo de idosos assistido pelo Centro de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (CCFV) e pelo Centro de Referência e Assistência Social (Cras), órgãos ligado a Secretaria de Bem Estar Social de Alhandra, tiveram um dia de muito lazer, diversão e aprendizagem durante passeio turístico em João Pessoa.

A atividade que teve ainda o apoio do NASF e do Professor Cláudio marcou a culminância das ações realizadas na cidade durante a semana em comemorações alusivas ao idoso.

Na ocasião, 132 participantes do grupo de idoso realizaram caminhada e atividades físicas na Lagoa do Parque Sólon de Lucena, a visita ao local foi encerrada com um grande piquenique.

Em seguida o grupo realizou atividades na praia encerrou o passeio com uma visita na feirinha de Tambaú, onde se encantaram com o artesanato local.

O Coordenador do Centro de Convivência, Jander Rocha, acompanhou todo o passeio e falou do trabalho que a atual gestão do prefeito Renato Mendes vem realizando com os idosos do município, sempre com o total apoio da secretária de Bem Estar, Fabiana Lins. “Hoje os idosos tem toda assistência e atenção do Prefeito Renato Mendes, que através da secretaria de Bem Estar Social, com a secretária Fabiana Lins, não mede esforços para dar uma melhor qualidade de vida a quem procura nossos serviços. Esse passeio é mais uma forma de mostrar todo carinho e respeito da gestão para com eles”, disse Jander.

Poliana Rodrigues, coordenadora do CRAS, destacou que o objetivo da comemoração foi o de mostrar para os idosos o quanto eles são especiais para toda sociedade e merecem respeito, a fim de reforçar também o convívio deles no meio social.

O Dia do Idoso é comemorado em 1º de outubro, data que marca a promulgação do Estatuto do Idoso.

 

 

O Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) realizou nesta terça-feira (12), uma palestra sobre violência sexual para os Agentes Comunitários de Saúde (ACS).

O objetivo da palestra foi capacitar os ACS para identificar os sinais da violência sexual praticada contra criança, adolescentes, idosos, pessoas com deficiência, mulheres e público LGBT, problema que apresenta causas múltiplas e complexas e está relacionado com questões sociais, econômicas e culturais.

O agente é um personagem fundamental, pois é quem está mais próximo dos problemas que afetam a comunidade, é alguém que se destaca pela capacidade de se comunicar com as pessoas e pela liderança natural que exerce. Seu trabalho tem como principal objetivo contribuir para a qualidade de vida das pessoas e da comunidade.

A palestra sob a coordenação da Secretaria de Bem Estar Social, teve a colaboração da Secretaria de Saúde e também informou e orientou sobre os serviços oferecidos pelo Creas, Bolsa Família, Conselho Tutelar e sobre o novo Programa do Governo Municipal, o Renda a Mais, que irá beneficiar mais de mil famílias alhandrenses.

De acordo com a coordenadora do Creas, a psicóloga Joana Darc, no ambiente familiar a violência é mais difícil de ser detectada e consequentemente combatida. “Os agentes comunitários de saúde vivem o dia a dia da população, estão em contato direto com o povo, por isso, irão nos ajudar a romper com pacto do silêncio que encobre os sinais de violência e de uma questão crucial que é a denúncia. A notificação permite a elucidação desse crime e a responsabilização com a finalidade de atender a demanda de atualização cadastral dos beneficiários do benefício de prestação continuada (PCP), bem como fortalecer o trabalho em rede com as demais políticas sociais”, disse Joana.

A coordenadora do Bolsa Família, Rute Neri, também participou da reunião e destacou a condicionalidades da manutenção do beneficio federal , e esclareceu todas as dúvidas sobre o programa Renda a Mais que será implantado na ainda este ano, na gestão do prefeito Renato Mendes.

Também presente na reunião esteve a secretária de saúde, Albarina Kelly e a também psicóloga Pérola Cabral.

 

 

 

Ascom PMA

O aumento dos atendimentos realizados pela Secretaria de Bem Estar Social de Alhandra, vem agradando às famílias carentes da cidade. A secretária Fabiana Lins, promoveu nesta terça-feira (08) mais um “Plantão Social”, dessa vez no distrito de Mata Redonda, onde realizou 300 atendimentos, solucionando, encaminhando e ouvindo as necessidades da população.

A secretária Fabiana Lins, destacou o empenho de todos que fazem o Bem Estar Social em oferecer melhores serviços a quem busca solucionar seus problemas.

“Nós estamos ampliando o atendimento que é um pedido do prefeito Renato Mendes e com objetivo claro de atender cada vez mais e melhor a nossa comunidade. Pois a pessoa já chega aqui vulnerável então nada mais justo do que oferecer um atendimento de qualidade. Graças a Deus e ao empenho da nossa equipe, conseguimos solucionar diversos problemas e atender todas as pessoas que nos procuraram. É importante salientar que as ações da Secretaria estão articuladas às demais políticas sociais”, destacou Fabiana.

Fabiana ainda acrescentou que o trabalho de assistência social, apesar de ser bastante árduo, quando há retorno positivo, proporciona uma satisfação enorme. “Em Alhandra, temos conseguido bons resultados nesse trabalho de resgate, que busca ajudar a pessoa não só num momento de dificuldade extrema, mas fazer com que ela nunca mais passe por isso e siga a vida com dignidade”, finalizou a secretária.

 

 

 

Ascom Alhandra