BEM ESTAR SOCIAL

A Prefeitura Municipal de Alhandra, através da Secretaria de Bem Estar Social, realizou nesta quinta-feira (27), a 3ª Conferência Municipal de Assistência Social com o tema “Garantia dos Direitos no Fortalecimento do SUAS (Sistema Único de Assistência Social)”. O evento, que aconteceu na casa de recepção Paradise, contou com a presença do prefeito Renato Mendes, de autoridades e sociedade civil.

A conferência de âmbito nacional é realizada no município a cada dois anos com o objetivo de avaliar a política da Assistência Social e discutir diretrizes para aperfeiçoar, implementar e consolidar o SUAS.

Para Fabiana Lins, secretária de Bem Estar Social de Alhandra, a Conferência é um espaço onde se efetiva a participação popular através do controle social, avaliando e propondo diretrizes para o aperfeiçoamento da Política de Assistência Social e do SUAS, em Alhandra.

“A Conferência teve como objetivo, analisar, propor e deliberar, com base na avaliação local, as diretrizes para gestão e financiamento do Sistema Único de Assistência Social. É um momento importante porque é através dela que discutimos a criação de novos projetos para que possamos garantir os direitos aos nossos usuários, assim também o fortalecimento dos serviços oferecidos pela Ação Social como o Cras, O CREAS, Centro de Convivência e o Criança feliz”, concluiu a secretária.

O prefeito Renato Mendes usou a palavra e destacou que suas gestões foram marcadas pela atenção especial dada ao social, e nesta gestão não será diferente. Renato afirmou que Ação Social não se limita a assistencialismo e que busca trazer políticas públicas para garantir um futuro melhor para nosso povo, e por isso foi criado o Programa Renda a Mais.

“Esse grande projeto da Prefeitura Municipal  vai beneficiar 1200 famílias inicialmente, já tramita na Câmara Municipal e será votado pelos vereadores no retorno do recesso parlamentar. Essa é uma forma de se fazer justiça distribuindo a renda do nosso município, cuidando dos que mais precisam. Essa terceira conferência conta com palestrante que irão preparar ainda melhor os nossos profissionais do Bem Estar Social, tenho certeza que as experiências trocadas no dia de hoje vai melhorar muito a qualidade dos serviços prestados e facilitar assim a vida do nosso povo. Só tenho que parabenizar a secretária de Bem Estar Social, Fabiana Lins, que tem feito um excelente trabalho a frente da pasta, ao lado de Fabiana estão excelentes profissionais que fazem a diferença na Assistência Social de nossa cidade.

 

 

 

Ascom Alhandra

 

A secretária do Bem Estar Social de Alhandra, Fabiana Lins, realizou um “Plantão Social” com 290 atendimentos nesta quinta-feira (6), solucionando, encaminhando e ouvindo as necessidades da população alhandrense.

O número de atendimentos em todas as áreas da Secretaria é expressivo e mostra que em Alhandra existe um trabalho intenso que visa a justiça social. A Secretaria também realiza um trabalho de resgate que busca capacitar as pessoas para que sejam autossuficientes, garantindo o apoio durante esse processo. Na atual gestão, os números de atendimentos e os serviços estão sendo ampliados e qualificados.

A secretária da pasta, Fabiana Lins, avaliou o saldo como positivo, pois diversos problemas dos moradores foram solucionados. “Contando com o total apoio do nosso prefeito Renato Mendes, conseguimos solucionar diversos problemas e atender todas as pessoas que nos procuraram. Não ficou uma sequer sem o devido atendimento. Esse foi um ano onde a Secretaria do Bem Estar Social implementou seus serviços, programas e projetos na Assistência Social tendo como foco da sua atenção a família e indivíduos, através da Proteção Social Básica e Especial. É importante salientar que as ações da Secretaria estão articuladas às demais políticas sociais. Houve investimentos na capacitação dos trabalhadores, buscando cada vez mais garantir melhor qualidade de atendimento aos usuários dos nossos serviços”, destacou.

Fabiana ainda acrescentou que o trabalho de assistência social, apesar de ser bastante árduo, quando há retorno positivo, proporciona uma satisfação enorme. “Em Alhandra, temos conseguido bons resultados nesse trabalho de resgate, que busca ajudar a pessoa não só num momento de dificuldade extrema, mas fazer com que ela nunca mais passe por isso e siga a vida com dignidade, garantindo todo o apoio necessário da prefeitura”, comenta a secretária.

 

Assessoria

Secretaria de Bem Estar Social de Alhandra, realizou nesta quarta-feira (24), um almoço de confraternização e comemoração para mães atendidas pelo Centro de Referência de Assistência Social (Cras) e pelo Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV).

O momento de socialização reuniu centenas de mães, no Salão de Eventos Paradise, além de idosos atendidos em Mata Redonda e Subauma.

A festividade foi recheada de música, dinâmicas, sorteio de brindes e um farto almoço para as mães que ficaram encantadas com o evento, e principalmente agradecidas pela atenção da Prefeitura Municipal.

A Secretária de Bem Estar Social, Fabiana Lins, parabenizou a organização do evento pelo Cras e Centro de Convivência.  “O Cras e o Centro de Convivência tem desenvolvido um grande trabalho junto à comunidade. Viemos aqui hoje para participar da homenagem ao Dia das Mães e dizer a todos as mães alhandrenses que elas têm o nosso carinho e respeito”, disse Fabiana.

Fabiana ainda destacou o excelente trabalho que a coordenadora do Cras, Polyana Targino e o coordenador do Centro de Convivência, Jander Rocha, desenvolvem com os usuários destes serviços. “A população de Alhandra está em boas mãos e este evento também é uma forma de mostrar toda nossa atenção e respeito por quem busca nossos serviços”, finalizou.

Secretários municipais, coordenadores e servidores também prestigiaram o evento.

Durante o evento, Gorete Mendes representou o seu esposo, Branco Mendes.

 

 

Ascom PMA

DSC_1107.JPGDSC_1078.JPGDSC_1064.JPGDSC_1101.JPGDSC_1128.JPGDSC_0979.JPGDSC_1105.JPG

 

Uma caminhada pelas ruas e avenidas de Alhandra, lembrou o Dia Nacional de Combate ao Abuso e a Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes, na manhã desta quarta-feira (18), com o objetivo de alertar e conscientizar à população da importância do combate à exploração e os meios para a realização da denuncia.

A semana de atividades realizada pelo Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), em todas as escolas municipais e estaduais da cidade, teve como marco essa caminhada de conscientização, que contou com a participação de centenas de pessoas, entre alunos, professores, secretários municipais, coordenadores, servidores, além do apoio do Conselho Tutelar, Cras, Centro de Convivência e Bolsa Família.

Todas as ações seguiram as orientações da campanha Faça Bonito – Proteja Nossas Crianças e Adolescentes, do Comitê Nacional de Enfrentamento à Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes, cujo mote é Esquecer é Permitir. Lembrar é Combater.

Segundo a secretária do Bem Estar Social, Fabiana Lins, a questão da violência contra crianças e adolescentes é um problema muito mais sério do que se pode imaginar. “É um problema grave e que acontece, muitas vezes, porque as pessoas que deveriam proteger as crianças e adolescentes são as que cometem abuso”, comentou, destacando a importância em se denunciar os casos de abuso às autoridades competentes.

O objetivo, segundo a coordenadora do CREAS, Joana Darc, é chamar a atenção da comunidade e conscientizar a população sobre a importância de denunciar os casos de violência e abuso sexual contra menores, proporcionando amparo e proteção às vítimas. Panfletos e informativos sobre o tema foram distribuídos ao longo do percurso da caminhada.

Não se cale, denuncie!

Para denunciar crimes envolvendo crianças e adolescentes, basta ligar para o Disque 100 ou Disque 181. Ou então entrar em contato com o Conselho Tutelar ou o Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) do município.

 

 

 

Ascom PMA

A Prefeitura de Alhandra, através da Secretaria de Bem Estar Social, realizou nesta sexta-feira (05) a entrega de kits de Enxoval aos grupos de gestantes atendidos pelo Centro de Referência de Assistência Social (CRAS). A entrega aconteceu na própria sede do CRAS, onde cerca de trinta grávidas foram beneficiadas. O kit recebido por elas conta com banheira, mamadeira, fraldas de tecidos, saboneteira, colônia, entre outros itens.

As gestantes beneficiadas participam de oficinas artesanais, além de receberem orientação social, com palestras sobre vacinação, amamentação e sobre o parto. Para participar do grupo, as futuras mamães devem estar em dia com o pré-natal e com todas as vacinas.

De acordo com a secretária de Bem Estar Social, Fabiana Lins, é mais uma ação realizada pela equipe do CRAS do município que oferece toda atenção necessária a quem busca assistência da Prefeitura Municipal.