As enfermeiras e digitadores da Atenção Básica da Saúde de Alhandra, no Litoral Sul do estado, passaram por um treinamento na manhã desta terça-feira (4) para utilização do novo sistema. A capacitação foi realizada entre uma parceria da Secretaria de Saúde do Município e Núcleo do Ministério da Saúde.

Segundo a secretária de Saúde, Albarina Kelly, essa capacitação contribui para identificação de fatores que caracterizam a gravidez de riscos, com o objetivo de promover a segurança da saúde da mãe e da criança.

“Sisprenatal é um instrumento de avaliação que permite o monitoramento da assistência pré-natal e puerperal fornecidas pelos serviços de saúde à mulher e ao recém-nascidos desde o primeiro atendimento na unidade de saúde até́ o atendimento hospitalar de alto risco”, explicou a secretária.

A coordenação de Atenção à Saúde de Alhandra vai desenvolver o funcionamento do instrumento na atenção à mulher grávida. “A assistência pré-natal visa a redução da morbidade e mortalidade materna e infantil, pela implementação de medidas e realização de procedimentos mínimos pelo PHPN”, explicou Albarina Kelly.

Sisprenatal

O Sisprenatal é o instrumento que foi criado para a obtenção de informações acerca da saúde durante o parto, pré-natal e puerpério, permitindo por monitoração do cumprimento dos procedimentos mínimos preconizados pelo PHPN, que haja a “implementação de repasse de verbas para os municípios a cada gestante que cumpra esses requisitos mínimos”. O sistema possibilita, por meio das informações geradas, o planejamento, a (re)organização dos serviços de saúde e a manutenção da assistência de qualidade à gestante.