A equipe da Unidade Básica de Saúde (UBS) de Subauma, localizada no município de Alhandra em parceria com a equipe do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF), realizou na manhã desta quinta-feira (06) palestras de conscientização para combater a proliferação do Aedes Aegypti, na escola Antenor Ferreira da Silva.

O Programa Saúde na Escola, trabalha com o tema “Mosquito da Dengue” visando orientar as crianças, com peça de teatro para os riscos da doença e da proliferação dos mosquitos. As equipes de saúde promoveram essa peça teatral mostrando as causas, sintomas, tratamento e combate ao mosquito Aedes aegypti, causador da dengue.

A Secretaria de Saúde do município visa realizar mais palestras sobre diversos outros temas nas escolas municipais, orientando as crianças e os adolescentes a terem mais cautela e saibam como agir em determinadas situações, afirmou Secretária Albarina Kelly.

O município de Alhandra foi contemplado com o programa “Colgate – Juntos por uma saúde melhor na Paraíba” desenvolvido pela empresa multinacional de creme dental em parceria com o Ministério da Saúde.

A coordenadora de Saúde Bucal, Sonia Oliveira, enfatizou que o projeto, que será desenvolvido em 47 municípios da Paraíba, entre eles Alhandra, terá como objetivo o desenvolvimento de ações que incentivem a manutenção da saúde através da distribuição de kits de higiene bucal e pesquisa para levantamento epidemiológico.

“O projeto vai traçar um perfil de saúde bucal no município e a população será beneficiada com ações educativas e com distribuição de kits”, destacou.

A secretária da Saúde de Alhandra, Albarina Kelly, assinou um Termo de Compromisso e disse que a cidade foi contemplada graças ao empenho da atual gestão para a promoção de políticas públicas voltadas para a área da saúde.

“O programa conforme instituiu o Ministério da Saúde está voltado para a zona urbana, mas, também queremos estendê-lo para a zona rural e faremos o possível para que possamos alcançar também essa parcela da população que, no nosso caso, é bem maior que a urbana”, explicou Albarina Kelly.

As enfermeiras e digitadores da Atenção Básica da Saúde de Alhandra, no Litoral Sul do estado, passaram por um treinamento na manhã desta terça-feira (4) para utilização do novo sistema. A capacitação foi realizada entre uma parceria da Secretaria de Saúde do Município e Núcleo do Ministério da Saúde.

Segundo a secretária de Saúde, Albarina Kelly, essa capacitação contribui para identificação de fatores que caracterizam a gravidez de riscos, com o objetivo de promover a segurança da saúde da mãe e da criança.

“Sisprenatal é um instrumento de avaliação que permite o monitoramento da assistência pré-natal e puerperal fornecidas pelos serviços de saúde à mulher e ao recém-nascidos desde o primeiro atendimento na unidade de saúde até́ o atendimento hospitalar de alto risco”, explicou a secretária.

A coordenação de Atenção à Saúde de Alhandra vai desenvolver o funcionamento do instrumento na atenção à mulher grávida. “A assistência pré-natal visa a redução da morbidade e mortalidade materna e infantil, pela implementação de medidas e realização de procedimentos mínimos pelo PHPN”, explicou Albarina Kelly.

Sisprenatal

O Sisprenatal é o instrumento que foi criado para a obtenção de informações acerca da saúde durante o parto, pré-natal e puerpério, permitindo por monitoração do cumprimento dos procedimentos mínimos preconizados pelo PHPN, que haja a “implementação de repasse de verbas para os municípios a cada gestante que cumpra esses requisitos mínimos”. O sistema possibilita, por meio das informações geradas, o planejamento, a (re)organização dos serviços de saúde e a manutenção da assistência de qualidade à gestante.