A Prefeitura Municipal de Alhandra, através da secretaria municipal de Agricultura Municipal, convida os criadores de gado local, para participarem de um dia de campo na comunidade Árvore Alta, na propriedade do senhor Duda Miquila, em frente a Casa da Farinha, no próximo dia 19 de abril, a partir das 14h.

O evento tem como objetivo orientar os criadores quanto a maneira correta de aplicação da vacina contra a Febre Aftosa no rebanho, evitando assim o surgimento de hematomas no animal.

O secretário de Agricultura do município, Fabiano Veloso, disse que os produtores precisam ficar atentos aos prazos e vacinar o rebanho, evitando deixar para o último momento. A secretaria de Agricultura de Alhandra prestará toda informação necessária.

Na ocasião, será realizado um bolão de vaquejada com vaqueiros da região.

Atendendo aos pedidos de agricultores e moradores, a Prefeitura Municipal de Alhandra (PMA), através da Secretaria de Agricultura, concluiu os serviços de terraplanagem nas localidades Jussara e Árvore Alta, localizadas na Zona Rural do município. Nesta semana, os trabalhos estão sendo realizados na comunidade Riacho.

O secretário de agricultura, Fabiano Veloso, disse que além da terraplanagem, a Prefeitura está realizando a recuperação de estradas, através de um cronograma para que todas as comunidades e localidades que necessitem desse serviço, sejam atendidas. “Esse trabalho de terraplanagem atenderá diversas comunidades e localidades, buscando melhorar a circulação de veículos agrícolas e o escoamento da produção rural”, destacou Fabiano.

Fabiano Veloso ainda pontuou que esse é mais um compromisso da gestão Renato Mendes, que volta sua atenção para os agricultores de Alhandra, que ficaram por quatro anos sem serem lembrados.

A Prefeitura Municipal de Alhandra (PMA), através da Secretaria Municipal da Agricultura, comandada pelo secretário Fabiano Veloso, confirmou implantação de gratuidade no Cadastro Rural Ambiental para os pequenos e médios produtores que se cadastrarem no sistema. A decisão foi comunicada durante reunião em Subauma, convocada pela gestão municipal, com os presidentes de Associações Rurais de Alhandra, para esclarecimento de todas as dúvidas sobre o Cadastro Rural Ambiental (CAR).

O secretário reafirmou o empenho do prefeito Renato Mendes (DEM) em fortalecer o estreitamento entre a atual gestão e os produtores rurais do município, priorizando ações voltadas para o produtor rural. Durante o encontro ocorrido na quarta-feira (22) foi informado que a Prefeitura Municipal prestará assessoria técnica aos pequenos e médios produtores rurais no procedimento do Cadastramento Ambiental Rural (CAR) de seus respectivos imóveis.

Essa ação busca ajudar aos agricultores do município nas regulamentações ambientais do seu imóvel conforme preconiza a Lei 12.651/12, sem nenhuma despesa para o agricultor. SOBRE O CAR O Cadastro Ambiental Rural (CAR) é um instrumento fundamental para auxiliar no processo de regularização ambiental de propriedades e posses rurais.

Ferramenta importante para auxiliar no planejamento do imóvel rural e na recuperação de áreas degradadas, o CAR fomenta a formação de corredores ecológicos e a conservação dos demais recursos naturais, contribuindo para a melhoria da qualidade ambiental, sendo atualmente utilizado pelos governos estaduais, municipais e federais. Ascom Alhandra